Audiência discute situação de professores da rede municipal

Na tarde desta terça-feira, 19, foi realizada audiência na 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Canoinhas com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre os problemas de falta de professores e sobre a contratação de professores por parte das Associações de Pais e Professores (APPs), questões levantadas pelo portal JMais. O secretário de Educação, Hamilton Wendt (foto), as diretoras Sandra Regina Cornelsen Ribas Pereira, da Escola Maria Lovatel Pires e a diretora da Escola Severo de Andrade, Sandra Rodrigues da Silva, participaram da audiência.

No encontro, que foi comandado pelo promotor de Justiça, Eder Cristiano Viana, a diretora da Escola Básica Municipal Maria Lovatel Pires, Sandra Regina Cornelsen Ribas Pereira, afirmou que não é verdade que a APP da unidade de ensino efetuou pagamento de salários aos professores, conforme foi relatado pelo JMais. Sandra lembrou que uma professora disponibilizou-se a dar um dia de aula, antes de ser lançada a portaria de nomeação ao cargo, mesmo a escola manifestando o interesse em efetuar o pagamento por esse dia trabalho, este fato não ocorreu.

A diretora da Escola Maria Lovatel Pires ainda afirmou que uma professora de matemática pediu demissão, mas a falta deste professor não tem relação com os procedimentos do concurso público, tampouco do Termo de Ajuste de Conduta (Tac) assinado pela prefeitura de Canoinhas. Sandra ainda contou que na escola há falta de professores de Ciências, Artes e História desde o dia 30 de abril, mas estão sendo utilizados outros professores da escola para ministrar aulas, com o objetivo de não deixar os alunos sem atividades acadêmicas, deixando claro que os alunos não ficaram sem aulas e nem sem notas. Sandra lembrou que um professor de Geografia foi remanejado para ministrar aulas de História, e finalizou lembrando que o secretário de Educação havia relatado no início do ano que haveria falta de professores em alguns casos.

Sandra também  afirmou que houve falta de professor de Matemática, também a partir do dia 30 de abril, e que a disciplina de Geografia foi ministrada pelos pedagogos da unidade de ensino.

Wendt, afirmou que os professores de Matemática e Geografia que a escola Severo de Andrade está em falta já foram chamados. O secretário afirmou ainda que não há dispensa de alunos para que eles voltem para suas casas, quando da ausência de professores.

Rolar para cima