Colombo inaugura pavimentação do principal acesso ao distrito de Santa Cruz do Timbó, em Porto União

O governador Raimundo Colombo inaugurou nesta quinta-feira, 21, a pavimentação asfáltica do trecho de 10 quilômetros da SC-478, do distrito de Santa Cruz do Timbó, em Porto União. Para realização da obra, o Governo do Estado, por meio do Programa Pacto por Santa Catarina, investiu R$ 11,7 milhões.

“É uma obra que valoriza Santa Catarina e nos orgulha em saber que mais um acesso está concluído e que o objetivo da comunidade foi atingido. Também o fato de honrar o compromisso do meu amigo e irmão Luiz Henrique, quem iniciou a pavimentação desse trecho e agora concluímos.”, disse Colombo.

A principal via de acesso ao distrito, conhecida como Estrada da Lança, recebeu terraplenagem, obras complementares, iluminação, sinalização e drenagem.

Secretário regional Ricardo Pereira Martin enfatizou em sua fala os altos investimentos feitos pelo governo de Colombo nos últimos cinco meses. “A região do Planalto Norte só tem a agradecer, foram mais de R$ 100 milhões aplicados pelo Governo do Estado aqui”. Martin se referiu aos investimentos feitos nas obras de pavimentação em Rio Negrinho, obras de esgotamento sanitário em Canoinhas, central de videomonitoramento em Mafra, inauguração da subestação de energia elétrica em Papanduva, e a pavimentação asfáltica do distrito de Santa Cruz do Timbó, em Porto União. “Toda região está sendo valorizada por nosso governador, prova de seu comprometimento e trabalho pelo nosso povo”, finalizou.

Deputado estadual Antônio Aguiar lembrou do trabalho iniciado pelo então governador Luiz Henrique para o início da pavimentação no Distrito. “Estive com o então governador da época, Luiz Henrique da Silveira, que em um papel anotou o pedido da comunidade, iniciou a obra, e hoje, Colombo também cumpre sua palavra, concluindo essa grnadiosa obra”, destacou.

“A cada obra entregue, saímos com a sensação de dever cumprido. O comprometimento com a comunidade tem que ser tratado com seriedade e respeito. A cada obrigado que recebemos é uma gota de satisfação”, destacou Ecker.

Como forma de homenagem, a estrada recebeu o nome de Alexandre Passos Puzzyna, que foi prefeito de Porto União por três vezes, deputado federal por duas vezes e responsável por revitalizar e alargar o trecho na década de 1973, mesmo sem asfalto. O político morreu em 1998, vítima de um acidente de carro.

“Moro há 40 anos aqui e com esse asfalto, meu restaurante e minha pousada tiveram um grande aumento no movimento. Chega a faltar mesa às vezes. Além disso, novas empresas e comércio que estão chegando por aqui”, comentou a comerciante, Amábile Maria Bruch.

Para o morador do distrito, Osmall Jung, o asfalto esperado por muitos anos possibilita um acesso mais fácil até o município de Porto União. “Esperamos esse asfalto por muitos anos e agora ficou mais rápido chegar até a cidade. É o progresso que vem junto com essa obra importante para nós, que moramos na rota do lambari e também para o turismo local”, disse o morador.

A região tem como principal atividade as culturas da soja, do milho, do feijão, além da extração de madeiras e de erva mate, que se mantém desde a década de 1930 até hoje.

O governador Raimundo Colombo esteve acompanhado no ato de inauguração, do secretário regional Ricardo Pereira Martin, do secretário de Estado da Infraestrutura, João Carlos Ecker, prefeito de Porto União, Anízio de Souza, e seu vice, Aloísio Salvatti, deputados estaduais Antônio Aguiar e Valdir Cobalchini, além de autoridades locais e comunidade que prestigiou o evento.

Rolar para cima