Acompanhe o debate entre os candidatos à Prefeitura Municipal de Canoinhas

Encontro deste domingo fecha a série de debates com candidatos a prefeito da Comarca de Canoinhas

 

 

22h45: Fim do debate.

 

22h42: Beto Passos: “Eu fiz com que o povo de Canoinhas se sentisse agraciado, amado. Quero agradecer cada abraço, cada aperto de mão. Não só na campanha. Somos todos iguais, alguns tiveram mais sorte, são milionários, alguns estão trabalhando como eu, como você. Quero pedir mais uma oportunidade a você”.

 

22h41: Ivan Krauss: “Faço parte de uma nova política, propositiva, sem ataque, sem fundo eleitoral. Tivemos o apoio de amigos, não tivemos contratação de pessoal. Fizemos uma política nova. Fomos recebidos bem por todos vocês. Vamos fazer história em Canoinhas”.

 

22h38: Norma:  “Preciso que você eleitor confie em mim. Tenho orgulho dos partidos que estão comigo, de confiar em uma mulher. Ouvimos todos vocês e fizemos um plano por região”

 

22h36: Norma: “O senhor prefeito já tentou estar também com o MDB. O senhor deve ter alguma coisa recolhida”.

 

22h34: Norma é a primeira a resumir suas propostas e pedir o voto do eleitor.

 

22h30: Fim do quarto bloco. No quinto e último bloco, cada candidato terá três minutos para as suas considerações finais, resumir suas propostas e pedir o voto do eleitor.

 

22h26: Passos: “Vamos continuar fazendo um trabalho sério.”

 

22h25: Ivan: “Essas perseguições também geraram multas para o município. Eu tenho capacidade para administrar e por isso me propus a disputar como candidato.”

 

Passos: “Fui humilhado nessa campanha, porque vim de família humilde, filho de empregada doméstica. Essas perseguições são políticas. Não tenho processo de improbidade administrativa. O governo do Leoberto deixou uma dívida de R$ 3 milhões e ficamos sem poder ter acesso a linhas de crédito. Tudo isso é fruto de perseguição política”.

 

22h22: Ivan questiona Beto sobre o que motivou várias denúncias de seu governo ao Ministério Público.

 

22h21: “Fizemos em Colombo, fiz com aquele que estava no meu grupo de trabalho, Joinville é uma filial. Vou restabelecer o ensino integral em toda a sua totalidade. Vocês sabem quem está mentindo e quem está falando a verdade.”

 

 

22h19: “Cerca de mil crianças estudam em período integral. As vagas não foram desmembradas. Temos no contraturno uma parceria com o Senai. É mentira. Nós tiramos a pessoa de uma fila humilhante, as pessoas tinham que acampar no dia anterior para conseguir uma vaga na creche. Vamos falar a verdade, vamos produzir algo a contento da população. Se preciso vou buscar a justiça para pedir pedido de resposta.

 

22h18: Norma questiona Beto Passos sobre as creches e tempo integral.

 

22h18: “Concordo com essa compra, mas ouvi no interior, que não atende totalmente”.

 

22h16: “A perda da especialidade de ortopedia não foi no nosso governo, foi no governo anterior, que está com a Norma Pereira. Compramos cinco novos veículos e vamos continuar renovando a frota”.

 

22h15: “Temos que atender e ter empatia pelos pacientes. Tem quantos que saem de madrugada para irem para Florianópolis. Quero desenvolver um estudo para atender e continuar levando os pacientes.”

 

22h14: Passos questiona Krauss sobre transporte para fora do município de pacientes.

 

22h13: Norma: “Se eu pudesse eu destinava esse valor para o hospital, mas eu não posso.”

 

22h12: Beto: “Ela vai embolsar R$ 190 mil do fundo eleitoral. Sem fazer alarde, eu e o Pike fizemos um acordo que não recebemos o fundo eleitoral. Você preferiu Colombo do que construir um novo hotel em Canoinhas”.

 

22h10: Norma: “Se eu pudesse destinar esse dinheiro para o hospital, eu destinaria. Mas esse dinheiro volta para o nacional. Aceitei para dar emprego para as pessoas que estão lá com a gente. Tudo custa. Com a pandemia todos estão sofrendo. Até eu sofri com a pandemia. Fechamos as portas por 3 meses e não demitimos ninguém. Aceitei esse dinheiro por isso. O senhor não fez nada para salvar as empresas.”

 

22h09: Beto questiona Norma sobre o fundo eleitoral.

 

22h08: Passos: “O prefeito Beto Passos nunca teve um processo de improbidade administrativa”.

 

22h07: Krauss: “Esse número já foi maior, mas tem de diminuir. O caminho é nós utilizar mais os concursados e diminuir o funcionalismo público”.

 

22h05: Passos: “Nós sempre estivemos entre 50 e alguma coisa. Nos últimos anos foi no MDB. Como a Norma vai colocar todo o pessoal do MDB denovo na prefeitura? Nós vamos fazer sim redução, não é o candidato Beto Passos que está falando, são os números. A mentira não vai vencer a verdade”.

 

22h04: Ivan questiona Beto Passos sobre aumento de cargos e salários na prefeitura. “O que o senhor vai fazer para reduzir?”

 

22h02: Norma: “Vamos estabelecer critérios para o fornecimento de cestas. Há alguns que recebem mais, não sabemos qual o critério. É preciso de um CRAS itinerante.

 

22h01: “Faço parte do Rotary Club e participo do Jeep Club. Canoinhas tem um deficit social que precisa ser atendido. Precisamos ir atrás das pessoas que sabem que tão precisando. Normalmente são as igrejas. Quero trazer as igrejas, para atender essas pessoas.”

 

22h00: Norma questiona Krauss sobre assistência social.

 

21h59: Norma: Para abrir uma CPI precisamos ter documentos que concluam

 

 

21h58: Krauss: “Eu escutei de muita gente que não teve uma oposição efetiva. Queremos fazer a mudança”.

 

 

21h55: Norma: De todas essas irregularidades, pedimos documentos. O vereador fiscaliza dessa forma. Não podemos acompanhar. Naquela casa não passaria nenhum processo de impeachment porque o prefeito tem a maioria na Câmara. O que pedimos foi a fiscalização das obras. Alguns requerimentos não foram reiterados, principalmente sobre horas máquinas. Fizemos uma lei para que as empresas tenham foto da faixada para dar mais segurança no processo”

 

21h55: Krauss questiona Norma. Quais foram os teus atos como vereadora.

 

21h54: Krauss: “Também estivemos naquele protesto. Eu sou contra.”

 

21h53: Norma: Eu fui contra. Se esse dinheiro tivesse sido investido nessa iluminação de led, seriamos favoráveis pelo reajuste. Mas não havia necessidade.

 

21h51: Krauss:Sou contra. Quem paga essa conta somos nós. Há empresários que me procuraram. Todos essas contas geradas não vi onde foi colocado. Existe projetos de âmbito federal, sem onerar você empresário.

 

21h51: Norma para Krauss: O que você acha sobre o aumento da Cosip? Você concorda ou compactua?

 

21h50: Kraus: Vejo que ficou bom, mas precisa mais. Precisa de espaços para shows para os artistas da cidade. Temos como divulgar e lugar para isso.

 

21h49: Passos para Krauss: “A praça Lauro Muller era um espaço sombrio. Fizemos uma revitalização é agora é gratificante e emocionante para mim, e vamos continuar investindo e continuar levando parquinhos para todos os bairros.

 

21h47: “Os espaços de lazer podem ser mais aproveitados. A gente pode desenvolver teatros, incentivando a música. Existe como fazer. É preciso chamar esse pessoal para ver. O esporte é bom para o município para a saúde.”

 

21h46: Beto Passos questiona Krauss. Qual seu projeto para espaços de Lazer?

 

21h44: Norma também pede direito de resposta. “Ele falou que vereadores não apoiaram. Aquele estatuto foi aprovado por unanimidade. Criou-se uma polêmica que não existe, que é mentira”.

 

21h43: Ivan Krauss pede direito de resposta. “Nossa única coligação é com o DC. Não fizemos qualquer tipo de conchavo, de reuniões”.

 

21h42: A réplica e tréplica serão automáticas, independentemente do candidato ter sido citado ou não pelo oponente.

 

21h40: Como nos outros blocos, a cada rodada haverá sorteio para definir a sequência de quem questiona.

 

 

21h36: Fim do terceiro bloco. No próximo bloco, as perguntas são de candidato para candidato. Cada candidato fará três perguntas para seu oponente, podendo escolher a quem destinar os questionamentos, podendo, inclusive, ser as três perguntas para o mesmo oponente. A pergunta terá o tempo de 30 segundos, a resposta será de 2 minutos e a réplica de 1 minuto.

 

 

21h34: Norma fala sobre internet e tecnologia. “A obrigação do poder público é de você se desenvolver onde você está. O sinal de internet será melhorado sim. Ele terá prioridade na nossa gestão sim.”

 

 

21h31: Ivan Krauss fala sobre a causa animal e uma construção de uma casa de passagens para animais. “Temos que fazer algo para implementar, com parcerias públicas e privadas. Há imóveis sem uso disponível. Podemos fazer um trabalho muito bonito e resolver de vez esse problema”.

 

 

21h29: Beto Passos fala sobre o funcionalismo público. “Governos anteriores roubaram o direito do triênio de vocês. A verdade é uma só: não tem mais de 100 cargos comissionados. O nosso governo colocou seis secretários efetivos. Os cargos que são comissionados é para atender a juventude, a assistência social. O assessor da juventude anterior, não fez nada pelo povo.”

 

21h26: Norma é questionada sobre saúde. “No nosso governo não teremos filas nos postos de saúde, nem virtualmente. A higiene é um caos. Não está se fazendo a higiene nos postos de saúde do interior. Pessoas com câncer chorando, pessoas esperando por exames. Tem que ter uma solução sim. Nós perdemos a autocomplexidade em ortopedia para Mafra. Temos que ter. Entre tantos outros problemas”.

 

21h20: Ivan Kraus fala sobre esporte. “O investimento começa dando apoio ao futebol do interior, não só no futebol, mas em várias modalidades. Temos muitos atletas de alto nível, que merecem o nosso apoio. O jovem que está no esporte é um jovem que não vai dar problema, que respeita seus pais, além de cuidar da saúde. Essa engrenagem é a saúde, é a educação”.

 

 

21h18: Beto Passos fala sobre cultura, sobre o projeto Novos Autores. “Estamos montando uma equipe para premiar os nossos autores. Estamos conversando com a secretária de Educação para inserir esses autores nas escolas.”

 

 

21h15: Ivan Krauss é questionado sobre a implantação de novas culturas, além do tabaco. “Esse trabalho é muito árduo, muito pesado. Nossos agricultores estão plantando, estão entregando, mas na hora de entregar baixa o valor”.

 

21h12: Beto Passos responde sobre agricultura, quais as ações para o setor do tabaco. “Essa atividade traz resultados importantes para o município. Temos na Secretaria de Agricultura um debate sobre essa questão. As fumageiras estão cometendo injustiças com quem trabalha nesse setor”.

 

 

21h09: Norma responde a primeira pergunta do público. A pergunta é sobre educação em período integral. “É uma necessidade de toda mãe que precisa trabalhar, de deixar seu filho em algum lugar. A criança que entra pequeninha na escola se desenvolve melhor do que aquela que entra mais tarde. Queremos ter a colônia de férias em janeiro. Com o recurso do Fundeb podemos contratar professores temporários”.

 

21h06: Cada candidato terá dois minutos para responder as perguntas. As perguntas foram selecionadas pela equipe da OAB.

 

 

21h04: No terceiro bloco, os candidatos responderão a perguntas feitas pelo público. Cada candidato responderá a três perguntas. A ordem de quem vai responder será feita novamente mediante sorteio.

 

 

20h59: Norma fala sobre a abertura do calçadão. “O gestor público precisa ouvir a população. Como vereadora, apresentei um projeto para ter um gasebo para as artesãs exporem seus trabalhos. As artesãs merecem um espaço. O calçadão foi uma discussão muito grande, mas venceu a maioria. Ficou bonito, ficou, mas precisa de um espaço para as artesãs”.

 

 

20h56: Beto Passos fala sobre a ação para conter o coronavírus. “O prefeito Beto Passos não fez o fechamento do comércio, isso é uma mentira. Nós acatamos o que diz o decreto. Enquanto muitos vereadores se esconderam, nós se reunimos para discutirmos e tratamos de cuidar da população. Não fechamos o comércio, não fechamos a indústria, foi o governador do Estado”.

 

 

20h53: Ivan Kraus fala sobre moradia, sobre o problema do Residencial Nossa Senhora Aparecida, no bairro Piedade. “Estive esse final de semana lá e senti o que o povo precisa. Falta um espaço de lazer para a comunidade, não tem um parquinho, uma área de lazer, um acesso fácil. O ônibus não entra nas casas mais altas. Isso tem que mudar. Tem que ter uma praça, espaços melhores. Quando fizer um novo, tem de se pensar nisso antes”.

 

 

20h51: Norma fala sobre a criação de um centro de eventos em Canoinhas. “Há necessidade de se restaurar vários espaços públicos. Há vários locais que poderiam ser transformados. Esse projeto deveria ser pela lei Rouanet. Temos que restabelecer os jogos da Primavera”

 

 

20h48: Beto Passos fala sobre proposta a Cooperativa de Reciclagem. “O Meio Ambiente é muito importante. Temos investindo bastante nessa área. Antes as pessoas que trabalhavam lá trabalhavam em condições subumanas. Agora recebem cerca de R$ 1,,2 mil.”

 

20h45: Ivan Krauss fala sobre Desenvolvimento Econômico. “Canoinhas geograficamente tem uma posição estratégica. Temos uma possibilidade até de abertura de um porto seco.”

 

20h42: Beto Passos responde sobre infraeestrutura, sobre as obras de pavimentação em atraso.

 

20h39: Norma fala sobre Finanças.

 

20h37: Ivan Krauss é questionado sobre a nota do Ideb de Canoinhas.”Para que se possa ter uma qualidade no ensino é preciso saber os motivos.”

 

20h36: Início do segundo bloco, com perguntas feitas pela produção do JMais.

 

20h35: Ivan Krauss sobre seu plano de governo: “A realidade de Canoinhas nós conhecemos. Sabemos a condição que está, vocês nos falaram dos seus anseios e essa vontade ficou em nosso coração. Queremos extinção do benefício de 30%, queremos reduzir pela metade os cargos comissionados e diminuir número de espaços alugados. Vamos acabar com a política na escolha de diretores das escolas”.

 

20h25: Norma: “Tenho andado muito pelo município e por onde tenho passado, tenho ouvido que todos querem um novo caminho para Canoinhas. Precisamos de uma gestão qualificada. Serei prefeita de todos. Vou cortar sim, os 30% dos cargos comissionados. Vou fazer sobrar nos cofres públicos.”

 

20h22: Norma apresenta seu plano de governo.

 

20h19: Beto Passos: “Sempre trabalhamos com muita lisura, com muita transparência. Avançamos muito na saúde, na infraestrutura, na educação. Levamos o que há de melhor aos nosso espaços públicos. Vamos continuar investindo para deixar Canoinhas cada vez mais feliz”.

 

20h16: Beto Passos é o primeiro a apresentar o seu plano de governo.

 

20h08: O JMais seguirá o protocolo regional, respeitando as normas de prevenção contra a covid-19, especialmente no tocante ao uso de máscaras e álcool em gel.

 

20h00: Começa o debate com os candidatos à prefeito de Canoinhas.

 

19h57: Acompanhe o debate também através do canal do Youtube.

 

19h56: O debate será dividido em cinco blocos. No primeiro bloco, o mediador do debate, jornalista Edinei Wassoaski, fará a leitura do currículo de cada candidato e de seu vice, enviados pelas suas respectivas assessorias. Em seguida, cada candidato terá quatro minutos para expor o seu plano de governo.

 

 

19h51: O debate será transmitido ao vivo, em vídeo, pela internet, através da página jmais.com.br, com transmissão também pelo Facebook  e seu canal no YouTube. O evento também poderá ser acompanhado através das rádios UnC FM  e Nativa FM.

 

 

19h50: Participam do debate, os seis candidatos a prefeito de Três Barras:

Gilberto dos Passos: Candidato pela Coligação “Canoinhas: Nossa Terra, Nossa Gente”, composta pelos partidos PP, PDT, PSL, PSC, PL e PSD.

Ivan Krauss: Candidato pela Coligação “Canoinhas Acima de Tudo, Deus Acima de Todos”, composta pelos partidos PRTB e DC.

Norma Pereira: Candidata pela Coligação “Um Novo Caminho”, composta pelos partidos PODE, PSDB, CIDADANIA, MDB e PSB.

 

 

19h48: Acompanhe ao vivo pelo link https://www.jmais.com.br/app/canoinhas

 

 

19h47: Boa noite! A partir das 20h você acompanha conosco o debate entre os candidatos à Prefeitura de Canoinhas. O evento será transmitido diretamente do estúdio do JMais.

Rolar para cima