Mais de 18 mil canoinhenses praticaram atividade física durante o Dia do Desafio, uma competição saudável que acontece anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio em diversos municípios, que competem entre si, tendo como vencedora a cidade que mobilizar maior parcela de sua população. Neste ano Canoinhas enfrentou o município peruano San Isidro e venceu a competição.
Conforme dados do Serviço Social do Comércio (Sesc), responsável pelo Dia do Desafio no Brasil, em Canoinhas 35,26% da população aceitou participar do evento, e em pelo menos 15 minutos praticou alguma atividade física. Já a concorrente, San Isidro, mobilizou 1.040 pessoas o que representa 1,78% de sua população.
O Dia do Desafio foi criado nos anos 1980, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição entre cidades. Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da The Association For International Sport for All (TAFISA), e conta com o apoio da International Sport and Culture Association (ISCA) e da UNESCO, sendo uma realização das Prefeituras Municipais.
OUTROS MUNICÍPIOS