Moradores do interior contestam secretário de Obras de Canoinhas

Moradores do interior de Canoinhas contestaram a resposta do secretário de Obras de Canoinhas, Bene Carvalho, em resposta à ação civil pública proposta pelo Ministério Público por causa da precariedade das estradas do interior do Município. Segundo Bene, em entrevista ao JMais, 90% dos problemas no interior estariam resolvidos.

As estradas sem receber melhorias são, de acordo com Bene, de Taquarizal, Campo dos Buenos, Campina dos Ribeiros e Campo dos Pontes. O secretário disse que empresas cujos caminhões trafegam diariamente por essas estradas carregando cargas de pinus se responsabilizaram por fazer a conservação. A prefeitura dará cargas de brita como contrapartida. “Estamos dando os últimos retoques no interior para poder cuidar do urbano. Nenhum agricultor deixou de escoar safra e o problema no transporte escolar foi apenas no começo do ano”, garantiu na semana passada em entrevista ao CN.
Segundo Adriano Figura, que mora no Rio dos Pardos, na estrada geral da localidade, quando chove não se tem meios de se sair de casa. “Temos procurado a Secretaria de Obras e, simplesmente, não somos atendidos.” Segundo ele, há cinco anos não se faz manutenção nas estradas. Ele cita, ainda, a estrada da Serra da Lagoa, que liga Canoinhas a Bela Vista do Toldo, que também está sem manutenção, segundo Figura.

A ironia é que na Serra das Mortes, bem próximo das duas estradas, há um britador da prefeitura. “Podemos dizer que é o falecido britador. Há três anos não funciona e quando funciona não atende a comunidade. Não se sabe para onde vão as pedras”, afirma. Ele conta que, recentemente, por causa da festa ocorrida no Rio dos Pardos, 50 metros de estrada foram patrolados e cascalhados. “Mas vá ver para dentro. Só uma maquiagem”, afirma.

 

MAIS PROBLEMAS

Moradores da localidade de Rio d’Areia do Meio também reclamam das condições da estrada geral. Segundo Alcione Machado, quando chove a rua fica intransitável. “É uma vergonha a falta de manutenção”, afirma, lembrando que a estrada dá acesso a várias localidades do interior.

No Parado, a situação também é complicada. Vanderlei Tromm diz que assim que chove a rua fica intransitável. Ônibus do Coletivo Santa Cruz chegou a encalhar com as chuvas da semana passada. Transitar com veículo pequeno fica ainda mais complicado.

 

CONTRAPONTO

Bene afirma que o britador da Serra das Mortes funcionou até o final do ano passado, mas teve problemas. “Queremos ver se ele volta a funcionar ainda neste mês”, garante.

Sobre as estradas citadas na reportagem, o secretário diz que um britador móvel está sendo levado para a estrada do Rio d’Areia do Meio para fazer um serviço emergencial.

Sobre o Rio dos Pardos e Serra da Lagoa ele afirma que irá verificar, especialmente porque a estrada do Rio dos Pardos não é totalmente municipal. Boa parte do trecho é estadual. Mesmo assim, ele afirma que uma patrola já está no local. “No Parado, trabalhamos bastante nesta semana. Durante a próxima semana vamos verificar outros pontos”, garante.

VEJA FOTOS ENCAMINHADAS POR INTERNAUTAS AO JMAIS:

ruas interior 4 ruas interior 5 ruas interior 1 ruas interior 2 ruas interior 3

Rolar para cima