Escola Almirante Barroso completa 80 anos

Equipe da Gered, diretor escola Almirante e equipe da Udesc
Equipe da Gered, diretor escola Almirante e equipe da Udesc

A Escola de Educação Básica Almirante Barroso, de Canoinhas, completou nesta quinta-feira, 11, seus 80 anos. A unidade escolar atende nos turnos matutino e vespertino nas segundas, terças e quinta-feiras, as turmas do Ensino Médio Inovador (EMI), possuindo instalações amplas e adequadas, sendo constituída de 19 salas de aula, uma biblioteca, um laboratório de ciências, duas sala de informática, cozinha, secretaria, direção, setor pedagógico, sala de professores, almoxarifado, refeitório, quadra de esportes coberta, sanitários masculinos e femininos, preparados para alunos especiais, bem como todas as instalações da escola, e sanitários para os professores.

São realizadas na unidade escolar, exposições dos trabalhos desenvolvidos onde são expostos trabalhos diversificados, desde a elaboração até a apresentação de projetos em todas as disciplinas do conhecimento e a apresentação destes é extensiva à comunidade.

A escola participa de diversos eventos, dentre eles: Jogos Escolares, Jogos Estaduais (Jesc), Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP), Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), Desafio do Conhecimento (Senai), Olimpíada de Língua Portuguesa, Programa Jovem Embaixador, Exame Nacional do Ensino Médio (Enem),Olimpíada de Química, Simulados de 1ª, 2ª e 3ª série anualmente.

No quadro pedagógico e administrativo a escola conta com 60 professores entre efetivos e contratados em caráter temporário 01 diretor e 02 assessores de direção, um supervisora escolar,  01 administradora escolar,  duas orientadoras educacionais, quatro assistentes técnicos pedagógicos, um assistente de educação, um analista técnico em gestão educacional e 10 serventes.

A escola possui entidades democráticas (Associação de Pais e Professores, Grêmio Estudantil e Conselho Deliberativo Escolar) que auxiliam nas questões pedagógicas, administrativas e financeiras. Oferece também oportunidade aos alunos de outras instituições na realização de estágios.

É desenvolvido também o Projeto do Ensino Médio Inovador (EMI) que atende duas 1ª séries, cinco 2ª séries e três 3ª séries  com aulas de empreendedorismo e robótica, os mesmos tendo aula 03 dias da semana do período integral. Também atende turmas de ensino regular sendo três 1ª séries, oito 2ª séries, e oito 3ª séries distribuídas no matutino, vespertino e noturno,  incluindo a extensão.

A Escola de Educação Básica Almirante Barroso tem como visão filosófica: “Estudar para saber interagir”. Atualmente a sua clientela é composta por 850 alunos de Ensino Médio, sendo 150 de uma extensão localizada no Rio D’ Areia do Meio.

A Extensão da EEB “Almirante Barroso” está localizada na EBM “ Maria Izabel de Lima Cubas” na localidade de Rio da Areia do Meio.

No ano de 2002, iniciou a primeira série do Ensino Médio com o objetivo de aprimorar e aprofundar a formação dos jovens do meio rural.

Hoje a Extensão tem um quadro de professores, um professor readaptado, uma assessora de direção e uma servente que é mantida pela APP do Almirante Barroso.

Na atualidade contamos com sete turmas de Ensino Médio, totalizando 150 alunos, vindos de diversas localidades.

Além de todo auxílio fornecido pelo Estado, a Prefeitura também colabora em muitos sentidos, pois desenvolve o Programa Interdisciplinar Educação no Campo, que entre outras coisas visa evitar o êxodo rural.

Atualmente estão na gestão escolar, o professor Pedro Penteado do Prado como diretor geral e os professores Gaspar Soares e Eliete Marko Machado como Assessores de Direção.

 

HISTÓRIA

 Este tradicional educandário, iniciou suas atividades no ano de 1935 dia 11 de junho no mesmo local onde se encontra hoje, à rua Curitibanos nº 655, no centro de Canoinhas, com o nome de Grupo Escolar “Professora Ana Cidade”.

Em 1938, por decreto, passou a denominar-se Grupo Escolar “Almirante Barroso” e em 1947 começou a funcionar em anexo o curso Normal Regional “Professor Silvio Pélico de Freitas Noronha“, transformando em Ginásio Normal Regional em 1964.

No ano de 1971, houve a fusão de dois cursos e passaram a compor a Escola Básica “Almirante Barroso” e em 1979 foi reconhecida como estabelecimento de ensino de 1º Grau e em 1988 foi criado o curso de educação pré- primária.

Com a implantação do curso de Educação Geral 2º Grau em 02 de março de 1990 passou a denominar-se Colégio Estadual “Almirante Barroso”.

Por ser um dos mais antigos educandários da cidade, O Colégio Estadual “Almirante Barroso” é alvo de muitos afetos, pois são tantos canoinhenses que vem nele um elo de ligação com o seu passado mais remoto ou recente.

Atualmente um sentimento inovador leva o colégio a buscar os caminhos para a educação transformadora e crítica embasada nos objetivos do bem comum.

Neste colégio há a competência para ensinar e a humildade para aprender, porque aqui parte-se do princípio de que cada ser humano tem a sua história portanto, o seu valor.

Rolar para cima