O Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado na semana passada e cujos dados regionais o JMais destaca neste fim de semana, mostra um dado curioso: com governo de continuidade, inclusive com o mesmo secretário de Administração, Canoinhas caiu consideravelmente em um ranking que liderou nos anos anteriores. O pulso firme de Leoberto Weinert (PMDB), justiça seja feita, escorado por Argos Burgardt, manteve as finanças com tal grau de austeridade que desde que a Firjan passou a divulgar os dados, em 2006 (segundo ano do primeiro mandato de Weinert), Canoinhas lidera o ranking na região. Só caiu em 2013, primeiro ano do mandato de Beto Faria (PMDB). Por quê?
A pergunta é intrigante, mas de resposta não tão difícil. A média de receita própria de Canoinhas sempre foi trágica (variou entre 0,30 e 0,35 nos últimos anos), portanto, baixa arrecadação não justifica a queda. Chama atenção, no entanto, a taxa de investimentos em 2012, ano eleitoral, quando atingiu o pico (1,00) da escala. Logo ocupamos a 99º posição no Estado no IFGF. Em 2011, com a arrecadação no mesmo nível, os investimentos ficaram em 0,73. Em 2013, minguado 0,41. Volto a frisar, com a arrecadação no mesmo patamar.
A conclusão revela uma velha prática política. Em ano sem eleição se economiza para se gastar em ano eleitoral. Faria não precisava de exposição em 2013, mas vai precisar chamar a atenção em 2016. Portanto, uma nuvem de investimentos se avizinha, salvo este colunista esteja redondamente enganado.
Por que Irineópolis?
Irineópolis teve o melhor desempenho fiscal da região em 2013, primeiro ano de mandato de Juliano Pereira (PSDB). Isso não surpreende, até porque o índice não está tão distante do que Wanderlei Lezan (PMDB) vinha aferindo. O que chama a atenção é que todos os Municípios da região despencaram no índice. A queda mais leve foi de Irineópolis (de 0,61 para 0,56), isso com uma receita própria caótica (0,19) e gastos com folha de pagamento quase estourando o limite (0,63). Em 2012, Lezan chegou ao pico da taxa de investimento (1,00), mas não se preocupou tanto quanto Pereira, em 2013, com o equilíbrio das contas, resumida pelos itens ‘liquidez’ e ‘custo da dívida’. Talvez, esteja aí a explicação para o bom desempenho.
Secretário regional Ricardo Pereira Martin e o deputado estadual Antonio Aguiar (PMDB) visitaram nesta semana a Fameplan, onde está sediada temporariamente a Escola Irmã Maria Felícitas. A sede da escola está sendo reformada e o prédio deve ser entregue aos 700 alunos no segundo semestre. O investimento é de R$ 1,6 milhão.
Nesta semana, Martin anunciou a criação de mais 10 salas de aula na Escola Almirante Barroso, incluindo, ainda, pintura externa e interna.
O Lions Clube Canoinhas Ouro Verde fundou na semana passada o Lions Clube UnC Campus Canoinhas. O ato inaugural contou com a presença de várias lideranças leonísticas como o governador do distrito, Elvio Matos, e do presidente da Divisão, Gildo Hoffmann.
Em tempo: Cacilda Riske Capanema conclui seu mandato como presidente do Lions Clube Ouro Verde na próxima quarta-feira, dia 1º. A ex-vereadora Norma Pereira assume o cargo.
Médicos e HSC
A taxa a qual a coluna se referiu na semana passada, que teria de ser paga por médicos para fazerem procedimentos particulares nas dependências do Hospital Santa Cruz, já é prática antiga e pacífica. O que vem gerando atrito entre médicos e administração do HSC é a tentativa de nivelar as remunerações para os plantonistas.
Questão de segurança
Falando em HSC, bombeiros têm alertado para a falta de segurança da ala antiga do hospital, desprovida de uma saída de emergência para o caso de incêndio. A direção do HSC reconhece a deficiência, mas lembra que a construção é antiga e o custo para a adaptação é alto. Mesmo assim, se compromete a buscar uma solução para o problema com apoio dos próprios bombeiros.
Importante lembrar: nem o Fórum de Canoinhas passa pelo crivo criterioso dos bombeiros. Aliás, a última Fesmate, como noticiou o CN, foi realizada sem alvará dos bombeiros.
Com tantos exemplos reprováveis, no entanto, não se justifica falta de itens de prevenção contra incêndios em um hospital, obviamente.
RÁPIDAS
ETE: Segunda-feira, 29, acontece a assinatura da ordem de serviço para construção da Estação de Tratamento de Esgoto de Canoinhas.
INVESTIMENTOS?: Secretário de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Chiodini esteve na sexta-feira, 26, participando de uma reunião na Associação Empresarial de Canoinhas.
CONFUSÃO: Depois de nota da coluna, Ricardo Pereira Martin teve de explicar para muitos desavisados que Hilário Damaso assumiu a coordenação regional do PMDB e não seu cargo de secretário regional de Estado.
EM BRASÍLIA: Elói Quege (PP) viajou com o presidente da Câmara, Gilson Nagano (PSD), na semana passada. Aposto meu fígado se não discutiram sucessão.
PERÍMETRO: Gil Baiano (PSDB) está pleiteando a extensão do perímetro urbano até o Alto da Pedra Branca.
COMANDO: Com a saída de Luis Rosa Peres, Deivid Mota assumiu a Delegacia de Três Barras. Leandro Vier comanda a Delegacia de Bela Vista do Toldo.
PODE, NÃO: Lobby de prefeitos tenta estender o atual mandato para 2018, facilitando a adequação à reforma política. Já há pareceres contrários.