Obras na BR-280 exigem atenção dos motoristas

Foto: Fila de veículos em trecho que está sendo recuperado/Edinei Wassoaski

Desde o começo de fevereiro, a Castellar tem intensificado as obras de recuperação da BR-280, trecho entre Canoinhas e Porto União.

Na semana passada, homens trabalhavam na recuperação de pelo menos três trechos da rodovia. A intenção é intensificar as obras nos próximos dias. Para tanto, é necessário cuidado redobrado dos motoristas, que precisam parar em diversos pontos da rodovia para permitir o trabalho dos operários. Há ainda o risco de acidentes à noite em trechos onde o asfalto novo ainda não recebeu pintura de faixas.

Vários trechos da rodovia foram refeitos, a maioria no território canoinhense. O asfalto danificado foi retirado e reperfilado. “Não adianta só jogar massa em cima, é jogar dinheiro fora”, afirma o engenheiro responsável pela recuperação, Elias Maracajá, numa referência involuntária a uma prática comum do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) quando se tratava de manter a rodovia.

A Castellar tem contrato de R$ 38 milhões com o Governo Federal. A empresa calcula que vai levar dois anos para cumprir a primeira etapa da recuperação total da rodovia. Para tanto instalou um escritório em Canoinhas.

Cabe à Castellar fazer o reperfilamento e substituição da camada asfáltica da rodovia, além de roçar os acostamentos. Segundo Maracajá, a empresa também vai pintar as faixas e instalar algumas placas de sinalização.

 

CUSTO

Embora essa primeira etapa da recuperação da rodovia custe R$ 38 milhões, a longo prazo estima-se que sejam necessários de R$ 200 milhões a R$ 300 milhões para adequar a rodovia ao padrão federal.

Para se adequar ao padrão da União, uma das exigências é que a rodovia seja alargada. Para tanto, será necessário negociar com quem ocupa as áreas que servirão para construção de terceiras pistas, trevos e acostamento. Essa prerrogativa caberá ao Estado, que terá prazo de um ano para concluir as negociações.

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