A palestra de introdução foi realizada pelo Pedagogo e Consultor do Sebrae José Luis de Oliveira, que explicou a realidade do empreendedorismo na região e enfatizou a importância da implantação do empreendedorismo nas escolas com o fim de fomentar na criança o espirito e o comportamento empreendedor independente. “Mesmo que esse jovem não queira ser um empreendedor, ele precisa ter consciência sobre organização, economia entre outros tópicos relacionados e por esta razão o Sebrae fornece capacitação aos professores, para que possam atuar junto às escolas e com essa fundamentação metodológica ser facilitadores no conhecimento empreendedor”, explicou o Consultor, que mencionou que o município de Três Barras foi contemplado com o programa porque participou com projetos juntamente com outros 50 municípios catarinenses, sendo apenas 25 deles contemplados.
“Três Barras foi escolhida por ter apresentado um projeto consistente e pela sua capacidade de contrapartida, além do Índice de Desenvolvimento Econômico. A pretensão do Sebrae não é criar uma disciplina a parte nas escolas, mas sim trabalhar com os professores de todas as áreas para que possam contribuir na didática de suas disciplinas formando também o aluno”, comentou.
O Consultou comentou que por meio dessas capacitações o cenário empresarial tem mudado muito no Brasil nos últimos anos. “A taxa de sobrevivência das empresas tem crescido, porque os empresários estão se instrumentalizando e se capacitando. Os conceitos de empreendedorismo estão sendo inseridos desde a infância, esta é a grande sacada do Sebrae em conjunto com o poder público”, finalizou o consultor José Luis de Oliveira.