Muitos políticos e secretários discordariam do título se soubessem que ele antecipa um texto sobre a economia dos Municípios vizinhos. Fato é que houve, sim, uma disputa entre as duas cidades por investimentos que, infelizmente, Mafra levou.
O primeiro foi a Master, empresa para a qual, convenhamos, Canoinhas deu certa esnobada. Em Mafra todos estão certos de que o frigorífico vai trazer desenvolvimento para a cidade. Aqui, acreditava-se que a Master não queria mais que criar porcos para serem transferidos para Videira, deixando somente ônus, com o mau cheiro das granjas.
Agora chega a notícia de que o atual prefeito de Mafra, Wellington Bielecki, acompanhou o vice-governador Eduardo Pinho Moreira em visita a digerentes da Kromberg & Schubert, na Alemanha. A empresa pretende instalar uma fábrica de chicotes automotivos no Planalto Norte. Estaria em dúvida entre Canoinhas e Mafra. Um doce para quem adivinhar o motivo de Bielecki ter acompanhado Moreira.
Nos moldes das CPIs, tão populares em Mafra, caberia uma investigação para saber porque Moreira não levou nenhum representante de Canoinhas. A alegação de que Bielecki dirigia, à época, o Badesc, é bastante conveniente, mas não totalmente convincente. Tanto que Mafra já dá como certo o investimento, assim como Bielecki tinha certeza de que botaria a mão na prefeitura de Mafra com a iminente queda de Roberto Scholze, quando embarcou para a Alemanha.
Dizer, nas palavras do ex-secretário de Desenvolvimento Econômico de Mafra, que as cidades são irmãs e que têm de trabalhar em conjunto, soa ingênuo. Dá a impressão de que para Mafra, enquanto a cidade estiver ganhando, Canoinhas é parceira. O reverso, no entanto, não deve interessar tanto. Mas isso, por enquanto, não saberemos, já que o que apareceu de investimento por aqui, Mafra papou.
Secretário CVC
Tem secretário de Canoinhas indignado com a postura de um colega de escalão. Enquanto a maioria pega junto, cumpre horário, faz horas extras e veste a camisa, o cidadão mal sabe quando é dia e quando é noite e raramente se vê perambulando pelos corredores da prefeitura.
Caos nas estradas
Beto Faria (PMDB) tem motivos para se preocupar com a pasta de Obras. Bene Carvalho é o secretário que mais dá a cara para bater, seja na mídia ou nas redes sociais. Trabalho que é bom, no entanto, não tem aparecido. Tanto moradores do interior quanto da área urbana têm reclamado da situação das ruas, agravada pela chuva e pelas obras de saneamento.
Se é que é possível, Roberto Scholze foi cassado pela terceira vez em menos de um mês na segunda-feira, 20. Desta vez por um sinistro sumiço de madeiras doadas pela Autopista à prefeitura. Scholze já estava cassado pela Câmara e pela Justiça em processos diferentes que investigam nepotismo na sua administração à frente da prefeitura de Mafra. Com apenas um voto contrário, os vereadores cassaram o mandato do prefeito pela terceira vez. O receio é que ele consiga reverter as outras duas cassações na Justiça.
Balança até que cai
Vereadores comemoram a queda de Edumar Ricardo Silva da direção do Cedup Vidal Ramos no começo da semana. Eles encaram como uma vitória do Legislativo contra alguém que desrespeitou a autoridade da Casa de Leis. Requerimento solicitado pelos nobres edis foi respondido de modo bastante ríspido pelo diretor que, além disso, deu apelidos e falou horrores dos vereadores para um grupo de alunos. Oficialmente, no entanto, Silva saiu porque está prestes a se aposentar.
Desenvolvimento
Na semana passada os prefeitos da região receberam cópia do projeto de viabilidade da duplicação da BR-116, importante corredor que corta o Planalto Norte e que, a partir dessa ação, pode ser um vetor importante para desenvolver a região. Escoar a produção com o máximo de eficácia, considerando a distância dos portos, é o grande desafio para atrair empresas para a região.
RÁPIDAS
VISITA: Secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, estará em Canoinhas nesta semana. A visita está agendada para dias 30 e 31.
NA BARRA MANSA: A Escola Municipal Evaldo Dranka ganhará novo prédio. Contrato de construção do prédio foi assinado na semana passada.
ABSURDO: O Ministério Público abriu um inquérito para investigar a proposta de centralização dos serviços do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) em Florianópolis.
ABSURDO 2: A grande queixa do Samu de Canoinhas é a centralização das ligações da região em Joinville. Hoje existem oito centrais. Com uma só, piora a situação.
SAMU: O correto seria criar uma central para cada equipe, por cidade.