Semana teve demissões em massa, acidentes e comunidade pedindo por mais segurança

Confira o que foi destaque no JMais:

acidente 27-7Acidente envolvendo um Corola, placas de Campos Novos, e um Ford EcoSport, placas de Papanduva, deixou uma pessoa morta na manhã desta segunda-feira, 27, no KM 15,7 da BR-116, em Mafra.

O Corola vinha de Mafra no sentido Papanduva quando o motorista, Anderson Kaiser, 38 anos, teria perdido a direção do veículo e batido frontalmente com a EcoSport, que vinha no sentido contrário. Na EcoSport estavam Geraldo Bodnar, 50 anos, e a passageira Ana Bodnar. O casal foi levado para o Pronto Atendimento de Mafra com lesões graves.

Kaiser morreu no local e foi encaminhado para o Instituto Geral de Perícias de Mafra.

 

 

 

acidente xuxu site (5) (1)Polícia Militar e Corpo de Bombeiros atenderam por volta das 20 horas desta segunda-feira, 27, um acidente na avenida Abrahão Mussi, em Três Barras, próximo ao Salão Tradição, envolvendo um Gol, conduzido por Joel Nizer, 48 anos,  e um Fiat Strada, conduzido por Edgar Ramalho de Oliveira, 46 anos de idade,. Os dois veículos colidiram frontalmente.

Quando os bombeiros chegaram no local, os motoristas ainda estavam dentro dos veículos. A guarnição do Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) fazia a segurança e organizava o trânsito. Após analisar a cena, os bombeiros de Três Barras iniciaram o atendimento. O motorista do Fiat Strada com placas de Três Barras, sangrava bastante. Oliveira apresentava escoriações pelo rosto e cabeça e relatava fortes dores abdominais. Ele foi imobilizado e conduzido para o Pronto Atendimento do Hospital de Três Barras para receber atendimento médico.

Já o motorista do Gol, com placas de Canoinhas, recebeu atendimento de uma equipe de bombeiros de Canoinhas. Nizer apresentava escoriações no rosto, cabeça e um corte na língua. Imobilizado, ele foi conduzido ao Pronto Atendimento de Canoinhas para receber atendimento médico.

Segundo apuração preliminar, o veículo Gol teria invadido a pista contrária, ocasionando a colisão frontal. Havia evidência de que o motorista do Gol estivesse sem cinto de segurança e embriagado. A Polícia Militar vai fazer o levantamento das causas do acidente.

Na noite de quarta-feira, 29, equipes da Polícia Militar de Canoinhas foram chamadas na rua Alvino Voigt, no distrito do Campo d’Água Verde, onde uma mulher com 43 anos de idade relatou que dois homens, armados com um revólver e encapuzados, invadiram sua casa e renderam ela e seu filho, de 17 anos de idade. Ameaçando o adolescente de morte, eles teriam perguntado sobre o dinheiro que as vítimas tinham em casa. Pressionado, o rapaz indicou o local onde estavam R$ 9 mil em espécie.

Com o dinheiro em mãos, os bandidos trancaram as vítimas em um dos quartos e fugiram.

As equipes da PM realizaram buscas, mas não localizaram nenhum suspeito. A Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) foram acionados e compareceram no local.

 

casaUm rapaz foi baleado na coxa da perna esquerda na manhã desta sexta-feira, 31, no distrito do Campo d`Água Verde, em Canoinhas.

Segundo a Polícia Militar, dois homens teriam brigado na rua, quando um deles foi baleado. Amigos da vítima, em retaliação, dispararam pelo menos seis tiros contra a casa do atirador. A vítima foi atendida pelos bombeiros e está no Pronto Atendimento Municipal.

Policiais civis ainda não localizaram o atirador.

 

 

acidenteNa tarde desta sexta-feira, 31, próximo a entrada de Felipe Schimidt, na BR-280, um veículo Renalt Sandero saiu da pista e bateu em algumas árvores na lateral da rodovia, caindo em uma ribanceira de pelo menos cinco metros.

Além da motorista havia mais cinco ocupantes no veículo. Apenas uma jovem sofreu ferimentos mais graves, mas não corre risco de morte.

O carro seguia de Porto União a Canoinhas e tinha saído de Francisco Beltrão, no Paraná, com destino a cidade de Joinville.

Segundo o carona José Rivadal relatou ao site betopassos.com.br, a condutora perdeu o controle do carro e não conseguiu voltar para a rodovia.

Todas as vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e Serviço Móvel de Urgência (Samu) e levadas ao Pronto Atendimento Médico de Canoinhas. Uma cachorrinha pincher que viajava com a família foi resgatada sem ferimentos.

 

jamis 2Na noite desta sexta-feira, 31, o Conselho de Segurança do Campo d’Água Verde (Consecamp), se reuniu com autoridades locais para tratar da onda de roubos, furtos, violência e trânsito do distrito.

Aproximadamente 70 pessoas da comunidade participaram da reunião, que teve ainda a presença de vereadores, secretários municipais, comandante do 3º BPM tenente coronel Mario Renato Erzinger, delegado regional Wagner Meireles, e imprensa.

Pessoas da comunidade relataram os principais problemas do distrito, como tráfico de drogas, comércio de armas, roubos/furtos e até um suposto pedágio que vem sendo cobrado em determinadas ruas do distrito. Por fim, cobraram ações por parte da Polícia Militar e Polícia Civil.

Erzinger relatou a situação do efetivo local e pontuou alguns problemas que enfrenta à frente da instituição. Em determinados momentos deixou a emoção tomar conta da sua fala, relatando que em 33 anos de serviço que tem nunca viu preso cantar e debochar dos seus policias como, segundo ele, vem acontecendo nos últimos dias em Canoinhas. Ainda falou que a vontade dele em acabar com a criminalidade na região é grande também, porém, acrescentou que não é só a polícia que faz a segurança. “São vários outros fatores que começam na estrutura familiar, por exemplo”. Ao finalizar, informou que a partir daquele momento seria desencadeada a “Operação Sufocação”, com um emprego ainda maior de viaturas e forças militares no bairro para tentar acabar com os problemas pontuais.
O delegado regional fez questão de mostrar em números a realidade à comunidade. Sobre o efetivo, disse que “quando aqui cheguei na cidade encontrei 33 policiais, hoje estou com 26 e desses, 12 estão requerendo a aposentadoria e isso para atender a mais ou menos 85mil habitantes em toda a minha área de abrangência”. Meireles explicou que a Polícia Civil hoje trabalha com algumas prioridades como o roubo e casos de homicídio, crimes de maior impacto para a população. “Tentamos dar uma resposta mais rápida”,frisou o delegado.  Ele fez menção a uma grande ação conjunta que aconteceu no distrito do São Cristóvão, em Três Barras, que desarticulou vários pontos de vendas de drogas e a prisão de alguns traficantes. “Trabalho esse que leva de seis meses a mais para investigar, levantar provas e apresentar estas provas para a conclusão do trabalho que é o mandado de prisão expedido pela Justiça”, explicou.

pai-e-filho2Em decisão proferida no mês de julho na Vara da Família da Comarca de União da Vitória, um menino de sete anos teve reconhecido o direito de ver constar em seu registro de nascimento, além do nome da mãe, o de dois pais, assim como dos respectivos avós paternos.

Segundo o assessor jurídico do Fórum, bacharel André Luan Domingues, trata-se de sentença proferida em processo de reconhecimento de paternidade iniciado por aquele que fora reconhecido como sendo o genitor biológico do menino, que inicialmente buscava o direito de conviver com seu filho, bem como a retirada de seus documentos do nome do pai que o havia registrado.

Todavia, após profunda avaliação do caso constatou-se que existia entre o menino e seu pai registral relação de afeto construída ao longo de toda sua infância, em razão de vasto e diário convívio. Como o genitor que registrou a criança é casado com sua mãe, desde o nascimento sempre conviveram de forma harmoniosa, criando laços fortes como pais e filho.

E há cerca de três anos o pai biológico, ao tomar conhecimento da possibilidade da paternidade, além de buscar por meio de exame sua confirmação, passou a encontrar com o menino, sendo que atualmente a criança possui convívio rotineiro com ambos, reconhecendo os dois como “pai”, o que se constatou nas avaliações psicológicas realizadas pelo Fórum.

professoraO coordenador executivo de Negociação e Relações Funcionais, Decio Vargas, apresentou ao Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte) na tarde desta sexta-feira, 24, o novo desenho do plano de carreira do magistério público estadual. O documento contempla as sugestões feitas pelo Sinte nas rodadas anteriores e o aprimoramento da proposta do Governo do Estado apresentada este ano.

O plano prevê a descompactação da tabela salarial a partir do nível II (licenciatura curta); permanência do nível médio e licenciatura curta na tabela salarial; manutenção da vinculação do salário do professor ACT à tabela salarial; amplitude horizontal de 50% para o nível III (licenciatura plena); diferença de 50% entre os níveis de licenciatura plena e médio (professor estável); ampliação das possibilidades de avanço na carreira com a criação de duas referências (H e I); gratificação de 15% para professor que atua nas séries iniciais e educação especial e ingresso na última referência com 24 anos.

“Para a implementação do novo Plano de Carreira é imprescindível fazer algumas ações como a incorporação das gratificações de regência de classe e de atividade especializada de magistério no percentual de 25%. Apresentamos a tabela de onde queremos chegar e que garante ganhos entre 15 e 54% a todos os professores do magistério catarinense”, afirma Vargas.

A instabilidade do cenário econômico nacional e os limites de comprometimento da receita corrente líquida (RCL) com despesas de pessoal estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal são fatores que diminuem a possibilidade de implementação do plano ainda em 2015. De acordo com Vargas, outro ponto preocupante por parte do Governo do Estado é a incerteza quanto aos reajustes futuros do piso nacional do magistério. “Precisamos trabalhar com previsões possíveis de serem cumpridas até o final do atual mandato, já que o governador Raimundo Colombo não quer deixar pendências para o próximo governo. Nosso objetivo é promover o necessário ajuste da carreira do magistério público catarinense por meio da descompactação da tabela salarial na medida do possível”, explica.

compA crise começa a dar seus sinais na região. Atuando no mercado há 22 anos, a Macasil Compensados fechou suas portas nesta quinta-feira, 30.

A empresa produzia compensados para o mercado nacional e internacional. Funcionando na estrutura arrendada da antiga Dissenha SA – Formacomp e Tecpine, no bairro Rocio, a empresa possuía mais de 400 funcionários, que segundo o jornal O Iguassu, receberam na entrada do turno a notícia que a empresa estava parando suas atividades e que todos estavam dispensados do trabalho a partir daquele momento.

O funcionário Gerson Peters, que trabalhava na portaria da empresa há dois anos, disse ao jornal que “todos foram pegos de surpresa. Sabíamos que a empresa estava enfrentando dificuldades, mas ninguém esperava por isso.”

A crise que vem se abatendo em diversos setores da economia brasileira foi um dos principais motivos para que a empresa decidisse por encerrar a operação, confirmou um dos diretores que não quis se identificar, ainda de acordo com O Iguassu. Ao mesmo tempo ele garantiu que os funcionários terão todos os direitos trabalhistas resguardados e as rescisões serão feitas com o acompanhamento do sindicato dos trabalhadores do setor.

dybaA 20ª Festa Estadual da Erva-mate (Fesmate) inicia no dia 11 de setembro com programação voltada para toda a família. Logo após a abertura dos portões do Parque de Exposições Ouro Verde a banda Piston de Ouro inicia seu show, às 18h30, animando o público.

A abertura da Fesmate fica por conta do canoinhense Danilo Dyba (foto), que faz a festa com o sertanejo universitário. Bastante conhecido no sul do Brasil, Danilo vem ganhando espaço em todo o território nacional com músicas que encantam e fazem a alegria do público.

Outra atração principal da sexta-feira, 11, é a dupla Alan e Alladin, que promete um show especial para os canoinhenses trazendo grandes sucessos como: ‘Liguei para dizer que te amo’, ‘Dois Passarinhos’, entre outras canções. Com mais de 25 anos de estrada, a dupla já vendeu mais de 1 milhão de CDs, demonstrando a força da autentica música sertaneja. Em Canoinhas, além do “modão sertanejo”, a dupla também trará as novidades do mundo sertanejo, levando muita alegria e diversão para todos aqueles que vão assistir sua apresentação.

Alan e Aladin sobem ao palco principal da Fesmate às 23h30. Entre o show de Danilo Dyba e Alan e Alladin, o também canoinhense Tiago Faria faz a festa do público com belas músicas sertanejas que devem embalar toda a família.

A noite de 12 de setembro será de pop rock e música eletrônica na 20ª Fesmate. Às 19h sobe ao palco principal da festa a banda curitibana Banks, que traz em seu repertório elementos de Indie e Hard Rock. Mistura a agressividade das guitarras com a sutileza e simplicidade da levada solta de violões e pianos. Em seu trabalho cover, Banks apresenta os clássicos do rock internacional dos anos 60 aos 2000, sob forte influência do Brit, Indie e Punk Rock.

Ainda na noite de 12 de setembro, às 20h40, é a vez da banda Bidê ou Balde embalar o público com sucessos como Mesmo que mude e Melissa. Formada em meados de 1998, em Porto Alegre (RS), a banda composta por Carlinhos Carneiro (vocal), Vivi Peçaibes (vocal/teclado), Leandro Sá (guitarra) e Rodrigo Pilla (guitarra) coleciona elogios e prêmios da imprensa, dos fãs e da crítica especializada.

Com a experiência de quem acumula 15 anos de estrada e sete álbuns de estúdio, o grupo porto-alegrense Cachorro Grande,formado por Beto Bruno (vocal), Marcelo Gross (guitarra), Rodolfo Krieger (baixo), Pedro Pelotas (teclados) e Gabriel Azambuja (bateria), realiza seu show às 22h no palco principal da 20ª Fesmate.

Em 12 de setembro, às 23h45, o DJ Thiago Fuc apresenta seu set na 20ª Fesmate, voltado para o exigente público da cena underground, estilo este, que desde 2009 o tornou residente da festa PRIVATE VIBE. Em dezembro de 2011 o artista realizou sua primeira turnê internacional, pelos Emirados Árabes, realizando sua principal apresentação no Dubai Creek Golf arrancando aplausos por sua sonoridade e mixagens impecáveis, em um set que variou entre deep e tech house. Depois de Thiago Fuc sobem ao palco Elemental Groove e banda Os Ceppos.

Domingo tem música gauchesca e sertaneja na 20ª Fesmate. Com os sucessos “Gauchão do Facebook”, e “O tal de ZAP ZAP”, o grupo Portal Gaúcho inicia seu show às 16h45 no Parque de Exposições Ouro Verde. A banda é conhecida por todo o sul do país através de seu estilo de música fandangueira, sendo a primeira banda catarinense a participar da gravação do DVD Festchê.

Diego e Danimar encerram a festa às 21h30 de domingo.

 

 

 

Rolar para cima