Semana teve prefeito escapando de investigação, divulgação do Enem e Operação Sufocação

Confira o que foi destaque no JMais:

Reunião aconteceu em FlorianópolisO governador Raimundo Colombo reuniu em Florianópolis na sexta-feira, 31 de julho, os 36 secretários regionais para anunciar o repasse de R$ 10 milhões para operação de melhorias nas rodovias em todas as regiões catarinenses. Os recursos serão divididos de acordo com as necessidades de cada local. As regionais, que passam a ser as responsáveis pelas obras, já podem começar os processos licitatórios.

“Estamos fazendo um trabalho em todas as secretarias regionais de eficiência administrativa e com alguns focos, e um deles é essa operação. As chuvas intensas, prolongadas causaram muitos estragos, e isso não pode ser deixado de lado. O dinheiro já está disponível”, disse Colombo. Secretário regional Ricardo Pereira Martin, que participou da reunião, já está reunindo equipe técnica da SDR Canoinhas nessa semana para dar agilidade ao processo licitatório.

 

 

 

camara tb 2015 2Por sete votos a três os vereadores de Três Barras rejeitaram nesta segunda-feira, 3, a abertura de investigação a partir da denúncia que levou ao afastamento do prefeito Elói Quege (PP). Se a maioria simples aceitasse a denúncia, seria constituída uma comissão processante para julgar Quege. O grupo seria formado por três vereadores escolhidos por sorteio.

Abraão Mussi (PT), Laudecir Gonçalves (PR) e Mara Schimoguiri (PTB) votaram favoráveis à denúncia. Dionice Mercês Guimarães (PP), Ernani Wogeinaki Junior (PSB), Fabiano José Mendes (PR), João Francisco Canani (PP), Joel da Cruz (DEM), Renilce de Oliveira (PSD) e Siomara Muhlmann Correa (PP) foram contrários.

A comissão seria responsável por investigar possíveis irregularidades cometidas por Quege. Baseados nas conclusões dessa investigação, a comissão poderia indicar a abertura de um processo de cassação do mandato.

Na semana passada, Quege se reuniu com os vereadores para fazer uma defesa prévia, argumentando que estava baseado na Lei quando fez as contratações que, para a Justiça, foram irregulares.

Mais de 300 pessoas, a maioria funcionários públicos, assistiram a sessão.

apoioNesta segunda-feira, 3, a Polícia Militar de Canoinhas desencadeou o Operação Sufocação, resposta a reclamações de moradores do distrito do Campo d’Água Verde, que se disseram inseguros em reunião realizada na sexta-feira, 31.

Segundo a PM, o objetivo da operação é de “proporcionar segurança ao cidadão, preservando a ordem pública, focando medidas preventivas e repressivas na redução das ocorrências de roubo e furto”.

Foram realizadas diversas abordagens a pedestres, motoristas, motociclistas e bares.

Entre os abordados estava um jovem com 21 anos de idade com quem foram encontradas três buchas de maconha. Os policiais militares fizeram boletim termo circunstanciado e apreenderam a substância.

violencia_femenina_0Preso há pouco mais de um ano no Presídio Regional de Mafra, o homem acusado de abusar sexualmente das duas filhas por mais de 20 anos no interior de Rio Negrinho, além de ter tido dois filhos com elas, foi condenado nesta terça-feira, 4, a 76 anos de prisão. Ele deve cumprir a pena, inicialmente, no mesmo Presídio.

Segundo a juíza Monike Silva Pôvoas, da 2ª Vara Criminal, responsável por julgar o caso, o homem foi condenado por dois crimes de estupro (um contra cada filha),tortura praticada contra a esposa, que foi impedida de denunciar o marido às autoridades, e três crimes de coação no curso do processo, quando ele obrigou as filhas e a esposa a mentirem em investigação policial em 2008 e 2013.

A defesa do acusado não sinalizou se pretende recorrer da sentença.

 

fiat furtadoO proprietário de uma revenda de veículos usados que fica na rua Caetano Costa, centro de Canoinhas, levou uma surpresa na manhã desta quarta-feira, 5, quando se deu conta de que sua revenda havia sido arrombada. Ao contar os veículos, deu por falta de um Fiat Uno vermelho, placa ITI – 0481, de Canoinhas.

O comerciante chamou a Polícia que iniciou rondas.

Na madrugada desta quinta-feira, 6, o carro foi localizado com dois ocupantes. Ao ser abordado pela PM, o motorista tentou fugir, abandonando o carro e se embrenhando em um matagal e em meio a casas na localidade do Parado. Um dos rapazes, em determinado momento, sacou de um revólver e teria atirado contra os policiais, que revidaram efetuando disparos contra os dois, porém ninguém foi atingido.

Um dos rapazes foi preso na troca de tiros e o que teria atirado contra os PMs, minutos mais tarde, também foi preso. A arma foi jogada no mato e até o momento não localizada. Os dois acusados foram encaminhados para a Delegacia assim como o veículo recuperado.

pinheiroUm homem morreu na manhã desta quinta-feira, 6, ao ser atingido por um pinheiro no momento em que cortava a madeira na comunidade de Coxilhão Santa Rosa, interior de São João do Triunfo.

Leonel Kapp (foto), 37 anos, trabalhava no corte de madeiras, quando um pinheiro acabou atingindo o trabalhador. Alguns amigos que estavam com ele no momento do acidente, rapidamente transportaram o homem para o Pronto Socorro do Municipal, mas ele não resistiu aos ferimentos e acabou falecendo.

As Polícias Militar e Civil foram acionados para atender a ocorrência. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Ponta Grossa.

 

 

acidente 6-8Um acidente envolvendo uma motocicleta e um trator resultou na morte do motociclista Geraldo Kovalco, 35 anos, na noite desta quinta-feira, 6, na  PR 281, em frente a Máster Grãos, próximo a cidade de Antônio Olinto.

Segundo informações dos bombeiros, Kovalco seguia sentido cidade quando perdeu o controle e bateu na traseira do trator. Kovalco era morador da localidade de Linha São João. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A Polícia Rodoviária atendeu a ocorrência e recebeu o apoio da Polícia Militar do destacamento de Antônio Olinto.

 

 

 

 

caminhonete smsA Polícia registrou um assalto a mão armada em São Mateus do Sul na noite desta quinta-feira, 6.

Segundo informações da Polícia, um homem de estatura baixa, moreno, usando calça jeans e blusa com touca, entrou na casa do empresário Jorge Ehlke Junior, na rua Luiz Dámaso Santos Lima, e com um revólver em punho deu voz de assalto.

O ladrão questionou onde estava o dinheiro, então trancou o empresário em um cômodo e começou a revirar toda a casa em busca de dinheiro. Logo após ele fugiu com uma caminhonete L200 Triton vermelha, placas ONL 6262, sentido borracharia do Brutus.

A Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil, PRE E PRF fizeram patrulhamentos na tentativa de encontrar o assaltante.

Além da caminhonete, o ladrão levou uma quantia em dinheiro e celulares.

Já na manhã desta sexta-feira, 7, a caminhonete foi encontrada abandonada na rua Vitorio Biancolini, na Vila Buaski, em São Mateus do Sul.

BombeirosNa noite desta quinta-feira, 6, o Corpo de Bombeiros de Canoinhas atendeu um incêndio de grandes proporções na Ervateira Artner e Cia, na localidade de Rio da Areia do Meio, interior de Canoinhas.

Devido a gravidade da ocorrência, os bombeiros de Canoinhas solicitaram apoio da guarnição de Três Barras.

Pelo menos 120 m² do barracão de madeira e alvenaria e 12 toneladas de erva-mate foram queimados. Os bombeiros utilizaram para extinção do incêndio aproximadamente 10 mil litros de água das viaturas de Três Barras e Canoinhas.

 

armaNa tarde deste sábado, 8, um confronto entre bandidos e policiais militares resultou na morte do policial militar da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone), soldado Abrão Kanclarovicz, e de dois bandidos

Durante a abordagem da Polícia Militar a uma caminhonete Hilux, placas AXV-3137, na BR-153, na cidade de Mallet, policiais foram surpreendidos por um Honda Civic, cujo ocupante disparou contra os dois policiais que realizavam a operação. Um deles teve ferimentos na perna e o soldado Abrão não resistiu e morreu no local.

Os bandidos seguiram pela BR 153, em direção a Irati. No trecho entre Rio Azul e Rebouças, nas proximidades da Pedreira, a Polícia Militar encontrou os ocupantes da  Hilux e houve um novo confronto, no qual os dois suspeitos foram mortos.

Um deles, identificado como Douglas Feitosa Wenoski, é suspeito de fazer parte da quadrilha que explodia caixas eletrônicos em agências bancárias de todo Paraná.

Segundo a Polícia, os suspeitos estavam fortemente armados com  fuzil,  metralhadora e pistolas.

Os ocupantes do Honda Civic fugiram por estradas de terra em direção a Araucária. Equipes da Polícia Militar de Irati e região estão em busca dos fugitivos.

Enem-001A Escola de Educação Básica Tempo Feliz obteve melhor média de Canoinhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014. As notas por escola foram divulgadas nesta quarta-feira, 5. O Colégio Realização, da Universidade do Contestado (UnC) vem em segundo lugar, seguida  da Escola Almirante Barroso, Cedup Vidal Ramos e EEB Julia Baleoli Zaniolo. As duas primeiras colocadas são escolas particulares.

Ao todo, 15.640 instituições de ensino tiveram os dados divulgados, nas quais 1.295.954 estudantes fizeram o Enem.

A Escola Estadual de Educação Profissional Padre João Bosco de Lima, de Mauriti, no Ceará, está no topo do ranking. Segundo o Inep, são escolas de grande porte – com mais de 90 alunos – que tem indicador de permanência alto, onde mais de 80% dos alunos cursaram todo o ensino médio, e têm alunos de nível socioeconômico baixo ou muito baixo.

 

 

reuniaosintegovernoCumprindo o acordo feito entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), o coordenador de Negociações do Governo, Décio Vargas, entregou na tarde desta terça-feira, 4, o novo Plano de Carreira do Magistério da Rede Pública Estadual. O documento é o resultado das mesas de negociação realizadas nos últimos meses e reúne as sugestões tanto do Governo como do Sinte.

A primeira etapa do processo está concluída com a apresentação do novo plano de carreira. O próximo passo é a proposta financeira que está em fase de finalização na Secretaria da Administração. “Avançamos na descompactação da carreira do magistério e com esta proposta cumprimos com o nosso objetivo: dar ganhos maiores para quem ganhou menos nos últimos meses, ou seja, os professores com mais tempo de carreira”, destaca Vargas.

A proposta apresentada conta com seis níveis e nove referências. A diferença entre os níveis médio e de graduação que hoje é de 0% passa a ser de 50% e entre os níveis médio e mestrado que é de 27,3% passa a ser de 85%. A progressão horizontal segue o cronograma atual, com avanço a cada 3 anos, sendo o próximo ano de progressão 2017. Os critérios são: ter concluído o estágio probatório, apresentar certificados que totalizem 120 horas de curso de aperfeiçoamento e não possuir mais do que 5 faltas injustificadas no período. A progressão vertical será a qualquer tempo, mediante apresentação de nova habilitação, após a conclusão do estágio probatório.

Em assembleia na tarde desta quarta-feira, 5, os professores estaduais de Santa Catarina decidiram suspender a greve da categoria novamente, desta vez até outubro. Enquanto isso, o sindicato segue negociando com o governo do estado.

carteira de trabalhoA crise que afeta os principais setores da economia brasileira começa a mostrar seus efeitos no mercado de trabalho da região. No primeiro semestre do ano, o Planalto Norte, que vinha apresentando bons índices na geração de postos de trabalho e baixas taxas de desocupação, registrou queda no número de novas vagas. Levantamento realizado pelo JMais com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostra que de dez municípios da região, somente Canoinhas, Mafra e Porto União tiveram mais admissões que demissões. A queda no emprego com carteira assinada é mais acentuado nos pequenos municípios. Bela Vista do Toldo, por exemplo, apresentou 58,4% de demissões ante 41,5% de admissões no semestre, um dos piores índices de emprego da região. Para o prefeito de Bela Vista do Toldo e presidente da Associação dos Municípios do Planalto Norte (Amplanorte), Gilberto Damaso da Silveira (PMDB), o resultado surpreende. “Não temos visto muitas demissões no Município. Pelo contrário, há gente sendo admitida”, afirma.

Para Damaso, a preservação dos empregos passa pelos investimentos. “O País deu uma freada. Pessoas que queriam investir estão esperando. Não é falta de dinheiro, é medo. O susto faz segurar os investimentos. Os próprios prefeitos estão segurando as contas, cortando gastos”, avalia. Sem investimentos, na visão de Damaso, o emprego estabiliza e muita gente que está pronta para ingressar no mercado de trabalho não encontra uma oportunidade.

Nem mesmo Três Barras, que concentra grandes empresas como a RockTeen e a Mili, alcançou saldo positivo.

 

 

Rolar para cima