A melhor logística para a coleta e distribuição de sangue, com maior agilidade para o atendimento da rede hospitalar em todas as regiões foi tema central da reunião da diretora-geral do Hemosc, Denise Gerent, e da gerente técnica Patrícia Carsten com o deputado Antônio Aguiar. O parlamentar já encaminhou à Secretaria de Saúde pedido para aquisição de um novo ônibus adaptado para a coleta de sangue, equipamento considerado fundamental ao planejamento de atendimento às demandas crescentes no Estado. Segundo a direção do Hemosc, não são necessários novos hemocentros, mas a melhoria na coleta e o funcionamento eficiente de postos de distribuição regional.
“Somos parceiros do trabalho realizado com competência técnica”, justificou Aguiar, que reforçou o peso político do pedido da nova unidade de coleta móvel de sangue ao acompanhar a diretora do Hemosc até o gabinete do presidente da Alesc, Gelson Merísio, também parceiro do pleito.
A reunião serviu para esclarecer que análises de compatibilidade para doadores de medula seguem protocolos complexos orientados pelo Ministério da Saúde e são feitos apenas no laboratório central do Hemosc. Já a distribuição envolve decisões de logística, como a que trata a escolha da nova central regional a ser definida para o Planalto Norte, cujo objetivo é acelerar a distribuição de sangue aos hospitais locais, sem necessitar do deslocamento de bolsas de sangue desde Joinville.