Único faixa preta de Canoinhas fala sobre muay thai

Fotos: Graduação de Faixa Preta do Deiwese/Divulgação
 
Deiwese, você é faixa-preta de Muay Thai e professor em nossa cidade, você poderia nos contar quando começou a praticar essa Arte Marcial?

Sim, sou único faixa preta! Comecei a treinar muay thai em Curitiba na academia Thai Boxe com o mestre Osmar Dias em 2003 e me formei faixa preta em 2013 com o mestre Pedro Paulo ‘Peu’, criador da equipe Boxe-thai. Há 6 anos represento a academia Boxe Thai em Canoinhas e cidades vizinhas, como Rio Negro, Mafra, Papanduva.

 

Quais foram os maiores aprendizados que você adquiriu com a prática do Muay Thai?

São muitos, desde a forma física, coordenação motora e agilidade, mas destacam-se disciplina e respeito.

Projeto Aluno Nota 10/Divulgação
Projeto Aluno Nota 10/Divulgação

Em Marcílio Dias você supervisiona um projeto de ensino de Muay Thai. Quantos praticantes existem nesse projeto? Quais os pré-requisitos para ser aluno deste projeto?

O projeto “Aluno nota 10” teve início em fevereiro de 2012. O objetivo desse projeto é melhorar a qualidade de vida das crianças da comunidade para que eles tenham boa convivência na sociedade, além de socializar crianças e adolescentes através do muay thai, formando caráter disciplinado e estimulando uma vida saudável, estimulando a prática de atividades físicas, o trabalho em grupo, a convivência comunitária entre tantos outros objetivos. O projeto teve início com 12 alunos de 7 a 12 anos e hoje conta com 35 dos quais já estão graduados em diferentes níveis da categoria.  As aulas são ministradas voluntariamente pelo instrutor Paulo Sidnei Alves dos Anjos sob meu acompanhamento em parceria com a academia Boxe-thai Florianópolis.

O projeto tem sido levado adiante em conjunto com os colaboradores que acreditam no trabalho que vem sendo realizado, dentre eles pode se destacar a empresa Mili S/A na pessoa do senhor Valdemar Lissoni, vereador Renato Pike, Ari Guesser, Lojas Juliana, Clube Atlético Marcílio Dias na pessoa do presidente Milton Raben e demais componentes a empresa Proengel engenharia elétrica, e a empresa Mistig montagens industriais.

Para fazer parte do projeto a criança deve ser de uma família com baixa renda, estar estudando e apresentar boas notas na escola, além de ter uma boa conduta disciplinar tanto na escola quanto na rua.

 

Sabemos que assim como existem os bons professores, existem aqueles que tentam se aproveitar da popularidade da arte marcial. Como uma pessoa que deseja praticar Muay Thai deve se informar para evitar picaretas. Quais as organizações e federações oficiais desta arte marcial?

Primeiro a pessoa deve se informar se o professor e a equipe ou a academia são registrados nas seguintes federações e confederações: Em Santa Catarina as principais federações oficiais são a Federação Catarinense de muay thai (FCMT), Confederação Brasileira de muay thai (CBMT) ou Confederação de muay thai do Brasil (CMTB).

Lembrando que aqui em Canoinhas sou o único faixa preta registrado nos órgão máximo da modalidade, incluindo Federação Mundial de Muay Thai (WMF)

 

Além de ser professor você continua atuando como atleta. E também pratica Jiu-Jitsu. Quais são suas futuras competições, e como você divide a carreira de atleta com a carreira de professor?

Atualmente estou apenas treinando atletas para competição, pois a rotina de professor em mais de uma cidade dificulta os treinamentos para luta profissional, mas pretendo sim fazer mais lutas tanto no muay thai como no MMA e jiu jitsu. Agora estou me aprimorando nos treinos de jiu jitsu, pois firmamos a parceria com a ‘Gracie Barra’ maior escola de jiu jitsu do mundo,aulas essas sendo ministradas pelo faixa marrom 4grau Ricardo Alage Pereira, que por sua vez é um competidor nato que está sempre trazendo vários títulos para a cidade.

 

 

Rolar para cima