A Universidade do Contestado (UnC) é a segunda Instituição de Ensino catarinense a conquistar autorização para ter um Ramo do Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos (IEEE).
A entidade americana sem fins lucrativos está presente somente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a UnC passa agora a contar com o Ramo Estudantil Student Branch IEEE- UnC, aprovado no dia 30 de julho. A notícia está sendo comemorada por professores e alunos dos cursos da área das engenharias pela relevância acadêmica para a UnC. O professor Luiz Eduardo Palomino Bolívar explica que no mundo a IEEE está dividida em cinco regiões e o Brasil encontra-se na região 09, a qual está dividida em 17 seções. Santa Catarina está na Seção Sul, reunindo ainda os estados de SP, PR e RS. “No total, são 25 ramos, em Santa Catarina somente a UFSC e a UnC possuem Ramo Estudantil da IEEE”, observa.
Uma das missões do Ramo da IEEE é apoiar as atividades acadêmicas e sociais da UnC com assuntos relacionados à tecnologia. Palestras, semanas acadêmicas, concursos e outros eventos formarão parte do planejamento anual do Ramo. “Um dos eventos que serão promovidos agora é o Sumô de Robôs IEEE-UnC que estará em sua 7ª edição”.
Segundo o acadêmico Felipe José Viega Maurício, a existência de uma entidade estudantil com o novo ramo Student Branch IEEE – UnC é extremamente vantajosa para a formação dos estudantes de cursos de graduação em engenharia elétrica e áreas afins. “A criação e a manutenção de atividades de ramos deveriam ser amplamente incentivadas por professores e departamentos de importância do ramo estudantil, pois são várias as vantagens”, destaca.
O professor Palomino afirma ainda que o apoio da Reitora foi fundamental para que a Universidade fosse aceita pelo Instituto. “A Reitora Solange acreditou nesse projeto e autorizou o envio do requerimento para os EUA. Felizmente, o retorno foi positivo, pois passamos por uma análise criteriosa da IEEE, que consulta a seriedade e tradição da Universidade antes de conceder a autorização”, explica.
SAIBA MAIS
O Institute of Electric and Electronics Engineers foi fundado em 1963 na unificação das sociedades, a AIEE (1884) e a IRE (1912), nos Estados Unidos.
Para a aprovação foi necessário contar com 14 alunos inscritos, um deles como presidente interino, três professores, sendo um deles o Conselheiro do Ramo e apoio da Reitoria. Após aprovação, foram convocadas eleições no dia 10 de agosto, no Laboratório de Eletricidade no Campus de Canoinhas, Unidade de Marcilio Dias para a escolha da Diretoria.
Diretoria 2015-2016:
Alunos:
Presidente – Felipe José Viega Mauricio
Vice- presidente – Rodrigo Scheuer
Tesoureiro – Guilherme Serpe Muniz
Secretário – Adilson Buttelbrun
Professor:
Conselheiro – Luis Eduardo Palomino Bolívar
Interessados podem entrar em contato como Felipe ([email protected]) ou pelo site da IEEE www.ieee.org