Morre desembargador que atuou como juiz em Canoinhas

O velório do desembargador José Volpato de Souza, falecido nesta quinta-feira, 13, no hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP), onde estava internado desde sábado, 3, está sendo realizado no auditório do Tribunal de Justiça nesta sexta-feira, 14. O sepultamento está previsto para acontecer às 17 horas, no Jardim da Paz, em Florianópolis.

José Volpato de Souza era natural de Braço do Norte (SC) e tinha 64 anos, completados nesta quarta-feira (12/3). Ingressou na magistratura catarinense em 1979, quando foi nomeado juiz substituto da comarca de Tijucas. Promovido a juiz de direito, atuou nas comarcas de Taió, Itaiópolis, Canoinhas e Joinville. Foi promovido, por antiguidade, ao cargo de desembargador e empossado no dia 28 de janeiro de 2002.
Volpato esteve em Canoinhas no ano passado por ocasião das comemorações pelos 100 anos da comarca.

Era membro efetivo do Tribunal Pleno e do Órgão Especial do Tribunal de Justiça, bem como integrante da 4ª Câmara de Direito Público. No último dia 24 de fevereiro, o desembargador José Volpato de Souza foi eleito vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. A posse estava prevista para a última quarta-feira.

O desembargador deixa viúva, dona Sônia, e os filhos Marcelo e Solange. Marcelo seguiu a carreira do pai – é juiz de direito, titular do Juizado Especial Criminal e de Violência Doméstica da comarca de Chapecó. Solange é professora.

Rolar para cima