Quatro meses depois de encaminhar requerimento à municipalidade, no qual sugeriu a abertura de novo acesso ao bairro Piedade visando, com isso, desafogar o intenso fluxo pela Rua Reinoldo Hubner a partir do trevo da BR-280, vereador Osmar Oleskovicz (PSD) voltou a demonstrar preocupação com a segurança dos transeuntes.
Dessa vez, o vereador ocupou expediente, na Câmara, para reclamar da falta de fluidez no trânsito e o risco de acidentes para quem precisa realizar a travessia pelo trevo, independente dela acontecer a partir da Rua Reinoldo Hubner ou da Estrada Dona Francisca. “Filas de carros se formam em diversos horários”, informou.
Para o vereador, o problema tende a se agravar já que em breve o município fará a entrega de 400 novas unidades habitacionais no bairro, aumentando assim a população e também o número de veículos circulando pelo local.
Com o objetivo de buscar soluções para a mobilidade urbana no local é que o Oleskovicz está sugerindo a realização de audiência pública.
Requerimento de sua autoria está sendo direcionado ao presidente da Câmara, vereador Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), no qual reivindica a promoção do evento que deverá contar com as presenças de representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal, do Ministério dos Transportes, do Dnit, da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, da Polícia Rodoviária Federal, dos deputados estaduais e federais eleitos pela região, da associação de moradores do bairro Piedade e demais entidades representativas da comunidade.
Quando de sua presença na Câmara, em novembro do ano passado, o supervisor da Superintendência Regional do Departamento de Infraestrutura e Transportes (Dnit), em Mafra, engenheiro civil Jeferson Bittencourt, classificou como “problemático” o trevo de acesso ao bairro Piedade e disse que só a construção de um viaduto traria maior fluidez no trânsito e segurança às pessoas.
Na ocasião o engenheiro alertou para o elevado custo da obra. Ainda pediu intervenção da Câmara, da prefeitura e das entidades da sociedade civil organizada junto a Superintendência Nacional do Dnit visando à elaboração de projeto e destinação de recursos, já que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) não custeava esse tipo de construção e nem de pontes. “Precisa haver mobilização política”, garantiu a época.
Como o Governo Federal lançou novo programa de concessão das rodovias federais à iniciativa privada, na qual está incluída a BR-280, Oleskovicz acredita que as discussões sobre as melhorias devem ser iniciadas o mais breve possível. “Só se resolve através de pressão, até porque não sabemos quando efetivamente esse programa de fato vai acontecer”, finalizou.