Acabamos com a história de Canoinhas, dizem estudantes depois de tirar cruz de capela

Foto: Até a tarde desta quarta-feira, 9, cruz permanecia no chão/Fatima Santos

Um áudio atribuído a dois estudantes que teriam retirado a cruz centenária da capela Santa Cruz de Canoinhas na madrugada desta quarta-feira, 9, chegou ao JMais por meio de internautas nesta quinta-feira, 10.

OUÇA AQUI:

A cruz histórica que resistiu ao incêndio que consumiu a primeira capela de Canoinhas em 1945 foi retirada durante a madrugada desta quarta-feira, 9, de dentro da capela e colocada na entrada do Colégio Santa Cruz. De acordo com o historiador Fernando Tokarski, a cruz foi instalada na capela em 1895.

Segundo o diretor da escola, Djalma Caldas, ao deixar o colégio na noite desta terça-feira, 8, a cruz não estava em frente à escola. Ele acredita que a cruz foi retirada durante a madrugada, supostamente por vândalos. A cruz foi recolacada no local por funcionários do Colégio, que acionaram a Prefeitura  para instalar a cruz novamente na parede da capela.

A cruz foi recolocada na parede da capela no final da tarde desta quarta-feira, 9. Na Delegacia de Canoinhas, ninguém prestou queixa até o momento contra os estudantes que retiraram a cruz do local. Caso eles sejam denunciados, podem ser indiciados por dano ao patrimônio público.

 

LEIA MAIS:

A cruz abandonada e a decadência cultural

Rolar para cima