Perdeu algo? Confira o que foi destaque nesta semana no JMais
PACTO LENTO

Das 14 ações para o Planalto Norte inclusas no Pacto por Santa Catarina, anunciado com estardalhaço pelo governador Raimundo Colombo em 2012, apenas uma foi concluída – a compra de um carro para a Assistência Social de Major Vieira.
Duas estão em andamento – a construção de um Centro de Educação Profissionalizante e a implementação do sistema de esgoto sanitário, ambas em Mafra.
As outras 11 ações seguem no papel. Cinco estão licitadas e devem começar nos próximos dias. Outras quatro estão em processo de licitação e duas nem o projeto foi concluído.
Segundo o secretário regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, a lentidão se deve a burocracia, mas ele garante que, salvo as prefeituras não tenham pendências, este é o ano de as coisas acontecerem. Ele garante que o período eleitoral (de julho a outubro) não vai impedir a celebração dos convênios, mas admite que a maioria das obras não fica pronta neste ano. “Vamos conseguir licitar todas as obras antes do período eleitoral. Nenhuma vai ficar pendente”, afirma.

PROFESSORES DISPENSADOS
Dezenas de professores da rede municipal de ensino, aprovados por meio de teste seletivo para trabalhar em projetos dentro das escolas como o Cante e Dance e AABB Comunidade, desenvolvidos desde o governo passado, foram dispensados do trabalho nesta terça-feira, 11, um dia depois de terem começado a trabalhar. A justificativa é contenção de gastos.
Segundo professores ouvidos pela reportagem, um email que circulou entre os diretores de escola, determinava a dispensa temporária dos professores. A princípio, eles devem ser chamados novamente em abril.
Ainda de acordo com os professores, os contratos foram assinados na semana passada e o trabalho começou nesta segunda-feira, 10. No dia seguinte, todos foram dispensados.
A situação provocou a indignação de toda a categoria. O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais avalia entrar com mandado de segurança para garantir a contratação dos professores. O que agrava a situação é a lei que garante aos professores titulares, 20% da carga horária como hora/atividade, espaço dedicado a preparo das aulas. Esse tempo era preenchido com as aulas dos projetos ministradas pelos que foram dispensados nesta terça-feira.
Na manhã desta quarta-feira, 12, uma comissão de professores esteve reunida com o prefeito Beto Faria (PMDB), que pediu que eles aguardem até sexta-feira, 14, quando ele e o secretário de Educação Hamilton Wendt devem se reunir com os diretores para tomar um posicionamento sobre a questão.
Wendt garantiu que até abril os professores admitidos em caráter temporário (ACTs) para trabalhar nos projetos devem ser chamados até abril. “A possibilidade disso ocorrer é total”, garantiu.
Ele afirmou que, embora os contratos tenham sido assinados, eles não têm validade enquanto não saírem as portarias, o que não ocorreu ainda.
Secretário de Administração, Argos Burgardt, disse que as contratações foram suspensas por causa do comprometimento financeiro do Município. Segundo Burgardt, o Município ultrapassou os 50% do orçamento com folha de pagamento. O limite prudencial é de 51,3%. “Os professores serão chamados, mas a partir de abril. Precisamos fechar a folha deste mês para ver se é possível contratar”, garante.

R$ 1 MILHÃO PARA O HSC
Foi assinado na manhã desta segunda-feira, 10, na sala de reuniões do Hospital Santa Cruz de Canoinhas, convênios para liberação de R$ 1 milhão para investimentos na área da saúde de Canoinhas. O recurso foi liberado através de pleito do deputado estadual Antônio Aguiar ao vice-governador Eduardo Pinho Moreira.
O recurso será aplicado para compra de equipamentos para o Hospital Santa Cruz e para a nova Policlínica Municipal. “São recursos muito importantes não só para comunidade de Canoinhas, pois este hospital atende todos os municípios de nossa região”, destacou o secretário regional Ricardo Pereira Martin.
Para o Hospital Santa Cruz serão comprados diversos equipamentos. Entre eles, seis respiradores para UTI, aspirador cirúrgico elétrico, foco cirúrgico Led, entre outros materiais. Para nova Policlínica Municipal, serão adquiridos carro de emergência adulto, kit colecistectomia; cadeiras de rodas, material de escritório, entre outros.
MORTE NA 280
Edevino de Paula Pinto, de 53 anos, morreu em um acidente na noite deste domingo, 9, na rodovia BR-280, trecho logo após a ponte sobre o rio São João, em Mafra, próximo da divisa com Três Barras.
Segundo o Corpo de Bombeiros de Três Barras, Edevino estava em uma motocicleta Factor 125, placa de Canoinhas, quando colidiu frontalmente contra um caminhão Ford 1722, placas de São Lourenço do Oeste, conduzido por Gelson Bossa, de 22 anos, que nada sofreu.
Edevino morreu no momento da colisão. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e foi velado nesta segunda-feira, 10.

ASSALTANTE PRESO
A Polícia Civil de Canoinhas prendeu na manhã desta quarta-feira, 12, Sandro Diego Bueno, mais conhecido como “Dieguinho”, e Gracindo Faria Neto, mais conhecido como “Negão”.
Dieguinho vinha sendo investigado há meses pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Canoinhas, por envolvimento com o tráfico de drogas no distrito de São Cristóvão, em Três Barras.
No dia 13 de fevereiro deste ano, depois de uma ação da DIC no São Cristóvão, que resultou na prisão em flagrante de Maicon José Barbosa e Edilon Bruno Simões Mendes, Dieguinho escapou do flagrante, mas as investigações continuaram, resultado em mandado de prisão contra ele.
Já Negão é bem conhecido no meio policial. No dia 14 de fevereiro deste ano, em Bela Vista do Toldo, ele, em companhia de um menor, assaltou a mão armada uma família, mantendo o casal, a filha deles de 13 anos e um bebê de dois anos amarrados. A mulher está grávida e ficou tão traumatizada que decidiu mudar de cidade junto com a família depois do assalto.
Os bandidos roubaram quantia considerável em dinheiro fugiram levando, além do dinheiro, o carro da família e diversos objetos eletrônicos.
Negão havia deixado a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas no dia 12 de dezembro do ano passado, onde cumpria pena por assalto.
A ação policial foi coordenada pelo delegado regional Rui Orestes Kuchnir. Em ambos os casos a ação foi rápida e não houve tempo dos detidos reagirem. Ambos foram recambiados para UPA de Canoinhas onde permanecem à disposição da Justiça.

EXTORSÃO
A Divisão de Investigação Criminal (DIC) da Polícia Civil de Canoinhas prendeu Lucas Diego Farias, 18 anos (foto), em flagrante na tarde desta quarta-feira, 12.
As investigações começaram a partir de um Boletim de Ocorrência registrado por um empresário da cidade, informando que vinha sofrendo extorsão e ameaças por parte de Lucas, inclusive contra sua família, caso não entregasse certo quantia em dinheiro.
Orientado pelos agentes da DIC como deveria proceder caso o acusado voltasse a insistir na extorsão, a vítima comunicou na tarde desta quarta que novamente recebeu mensagens de ameaça exigindo dinheiro. A equipe da DIC orientou o empresário a marcar um local para entregar o dinheiro e ficou à espreita.
No local, os policiais abordaram três homens, que foram conduzidos para a Delegacia.
Na Delegacia de Polícia, o delegado coordenador da DIC, Rui Orestes Kuchnir, ouviu todos os conduzidos, liberando dois e autuando Lucas pelo crime previsto no art. 158 do Código Penal Brasileiro, que configura a extorsão.
Lucas foi conduzido à Unidade Prisional Avançada de Canoinhas para aguardar manifestação do Judiciário da Comarca.

FRENTISTAS PRESOS
Na madrugada desta quinta-feira, 13, a Divisão de Investigação da Polícia Civil (DIC) de Canoinhas autuou em flagrante delito por crime tipificado de furto, dois frentistas de um posto de combustíveis de Canoinhas.
Semanas atrás, o proprietário do posto havia registrado Boletim de Ocorrência dando conta de suposto crime de furto, praticado por dois de seus funcionários que trabalhavam no estabelecimento, um no período noturno e outro durante o dia. Diante do registro, policiais da DIC passaram a monitorar os frentistas.
A investigação apurou que durante a madrugada os frentistas de posse de cópias das chaves dos tanques, faziam uso de uma bomba do tipo manual, que sugava o combustível e descarregava em galões, para posterior revenda a terceiros. Os homens investigados chegaram a furtar, em média, 500 litros de combustível por noite, totalizando desde o mês de dezembro de 2013 cerca de 7 mil litros.
Na madrugada desta quinta-feira, 13, quando o fato se repetia, os policiais que permaneciam em campana, abordaram em flagrante delito os dois suspeitos – de 29 e 30 anos -, e, ainda, uma mulher de 23 anos. Apenas um dos frentistas suspeitos estava de serviço na madrugada mas o outro suspeito, embora de folga, estava no posto em companhia de sua namorada. Assim que eles abasteceram os galões que estavam nos veículos de ambos os envolvidos, estrategicamente estacionados no pátio do estabelecimento, os policiais entraram em ação e deram voz de prisão aos três.
Na Delegacia, os três foram autuados pelo delegado Rui Orestes Kuchnir pelo crime de furto qualificado. Todos foram encaminhados à Unidade Prisional Avançada de Canoinhas, para aguardarem manifestação judicial.

FORMATURA NO CÁRCERE
Josué Gomes de Almeida tem um sonho. Assim que deixar a Unidade Prisional Avançada (UPA) de Canoinhas, daqui a quatro meses, vai ingressar seriamente na carreira de pedreiro. Conhecimento para isso ele já tem. Josué é um dos 25 detentos que concluíram na manhã desta terça-feira, 11, o curso de qualificação de pedreiro de alvenaria estrutural do Senai, ministrado dentro da UPA. “Um curso desses é muito difícil de fazer. Mostra que tem gente que vê que a gente é humano, que não é bicho. Quando sair daqui quero erguer a cabeça e trabalhar”, afirmou.
O que diz Josué é reflexo do que pensam as entidades envolvidas no curso. “É sempre bom lembrar que a pena não é só punição, mas sim, uma reflexão para que o preso possa voltar à sociedade vivendo de forma lícita, honesta e digna”, afirma o juiz criminal João Carlos Franco. Além do judiciário, o Conselho da Comunidade, o Senai e a direção da UPA são parceiros na aplicação do curso que teve 100% de aproveitamento. Dos 25 detentos que começaram o curso, todos foram até o final. Quatro não receberam o certificado na cerimônia desta terça porque dois progrediram de regime e dois foram transferidos de unidade. Mesmo assim, eles concluíram o curso.
A diretora do Senai Canoinhas/Mafra, Maria Rosane Palhano Tormena, comemora o resultado da parceria. “Os concluintes vão trabalhar dentro da própria unidade,construindo um novo barracão”, revela. O curso foi ministrado por meio do Pronatec, programa do Governo Federal que busca capacitar mão de obra.
A parceria continua. Nos próximos dias deve começar um curso de eletricista de automóveis. Podem participar do curso detentos que estão no regime semiaberto.

SAGRADO À VENDA
As irmãs franciscanas que administram o prédio onde funciona a Escola de Educação Básica Sagrado Coração de Jesus colocaram o prédio à venda nesta quinta-feira, 13. A informação foi oficializada durante uma reunião da Associação de Pais e Professores (APP) da escola. As freiras frisaram que há anos negociam com o Estado sem chegar a um consenso. Elas pedem R$ 13 milhões pelo prédio e o Estado chegou a oferecer R$ 6 milhões, porém, jamais oficializou essa proposta.
Há dois meses o secretário regional de Canoinhas, Ricardo Pereira Martin, disse ao JMais que o Estado desistiu da compra. Acerto com o prefeito Beto Faria (PMDB) prevê a doação de um terreno do Município ao Estado, que se compromete em construir o prédio que abrigará a escola.
Atualmente, o Estado paga aluguel às irmãs.
O anúncio provocou mobilização nas redes sociais. Muitos cobram ação das autoridades políticas para que o patrimônio histórico seja preservado. Temor maior é que o comprador do prédio decida por demoli-lo para dar lugar a uma nova construção.
Ao longo de anos, nas primeiras décadas do século 20, as irmãs receberam doações de filantropos brasileiros e estrangeiros para construir o prédio. O terreno foi doado pelo Município.
DUAS MORTES EM ACIDENTES
Em 12 horas, cinco pessoas morreram no trânsito em Santa Catarina. Todos os acidentes aconteceram em rodovias federais, entre a meia-noite e o meio-dia deste sábado: dois deles na BR-116, em Monte Castelo e Papanduva. Os outros dois na BR-282 no Meio-Oeste catarinense, com poucos quilômetros de distância entre si.
No primeiro acidente da noite, à meia-noite, uma colisão frontal entre um carro e uma carreta deixou uma vítima fatal em Papanduva. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Golf conduzido por Cérgio Olinto de Souza, 42 anos, teria invadido a pista contrária na altura do km 47,5 da 116, e colidido de frente com um caminhão Iveco Ectector. Cérgio morreu no local. O condutor da carreta, André Lucas dos Santos Alves, 22 anos, sofreu lesões graves e foi encaminhado ao Hospital de Mafra. Já a passageira Mariana Farias Azeredo, 20 anos, machucou apenas o dedo.
Dez minutos depois, a 37 quilômetros de distância do acidente anterior, outra pessoa perdeu a vida, desta vez em Monte Castelo. Belmiro de Moura Bueno Neto, 48 anos, caminhava pela BR-116 quando foi atingido por uma carreta, na altura do km 84,8. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

VOLTA DO SEBRAE
Depois de algum tempo sem prestar atendimento, o Sebrae/SC terá novamente um posto de atendimento em Canoinhas. A novidade é resultado de esforços da Associação Empresarial de Canoinhas (Acic).
No final de fevereiro foi assinado contrato de convênio entre as entidades envolvidas, que prevê a abertura do“Centro de Atendimento Sebrae ao Empreendedor”, com o objetivo expandir presencialmente o atendimento do Sebrae/SC, agilizando e fomentando o desenvolvimento das micro e pequenas empresas e futuros empreendedores.
Para Gilson Pedrassani, presidente da Acic, esta parceria “vem fomentar o desenvolvimento e atrair novos investimentos, orientar empreendedores, conduzir pesquisas com fins específicos de prospecção de mercados ou nichos de mercado, capacitar e treinar investidores/empreendedores.”
Já o prefeito Beto Faria identifica a importância das parcerias com a comunidade, neste caso, ” oportunizando o retorno de tão importante entidade que dará subsídios ao novo empreendedor e também colaborar com o desenvolvimento dos que já estão instalados.”
A data de abertura será divulgada nos próximos dias.
A Acic vai comprar uma sala no Centro Empresarial para sediar o Sebrae. Como contrapartida, o Município vai contratar um funcionário para cuidar do escritório.