A Polícia Militar de Canoinhas divulgou nesta quinta-feira, 17, nota em que mostra a reação da entidade a série de furtos ocorridos na região de Canoinhas nos últimos dias. Conforme a nota, “preocupada com o número de furtos à residência e estabelecimentos comerciais que vêm ocorrendo, que não são alarmantes, mas que merecem nossa atenção e providências, a Polícia Militar, através do 3º BPM, desencadeou a Operação Contestado. Para tanto, uma série de ações foram desencadeadas para minimizar os furtos, com ações preventivas, mobilização da comunidade e ações para prender em flagrante os autores destas ocorrências e para oferecer informações para que sejam presos aqueles que cometem o crime de receptação, que é ficar com os produtos furtados, para uso próprio ou de terceiros.”
A nota lista uma série de detenções feitas somente nesta semana. No domingo, 13, a PM recuperou uma TV 42 polegadas, marca Semp Toshiba que havia sido furtada de uma loja. Uma testemunha viu o ladrão e acionou a PM, que prendeu o rapaz em flagrante. No mesmo dia ocorreu o arrombamento de uma casa no distrito do Campo d’Água Verde, onde foram furtados um notebook marca Asus e uma pistola marca Taurus calibre 380, sendo que o notebook foi localizado em uma casa próxima. Não foi localizado o autor do crime.
Na segunda-feira, 14, um jovem com 21 anos mais conhecido como Bacura, foi detido por populares no interior de uma casa, sendo que ele e seu comparsa haviam entrado por uma janela frontal, quebrando o vidro. O rapaz foi preso em flagrante, mas seu comparsa conseguiu fugir. Com Bacura foi encontrada uma máquina fotográfica marca Samsung.
Com apoio da comunidade, através de denúncia, no sábado, 12, foi recuperado um veículo VW/Gol que se encontrava abandonado em lugar deserto. Também no sábado, uma motocicleta furtada foi recuperada em Major Vieira. O condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), nem permissão para dirigir. Após consulta ao banco de dados de veículos foi constatado que a placa era fria e consulta pelo número do chassi mostrou que veículo apresentava registro de furto em 2010.
Por fim, na madrugada de terça-feira, 15, policiais militares realizavam ações de polícia ostensiva pela área central do município de Canoinhas, quando na rua Frei Menandro Kamps avistaram um homem que se portou de maneira suspeita. Com o rapaz de 18 anos foi encontrada uma faca e duas mochilas. Ele confessou que as mochilas havia furtado da sede da Associação dos Diabéticos de Canoinhas, sendo que no momento da abordagem ele estava procurando outro local para cometer furtos. Ele ainda confessou, segundo a Polícia Militar, o furto de um motor de popa e uma motocicleta Honda, um botijão de gás do Colégio Sagrado Coração de Jesus, dois computadores, dois monitores, dois estabilizadores, duas TVs 40 polegadas, um projetor Sony da Associação dos Diabéticos, quatro baterias e um pino da HWill Case. Todos esses produtos foram recuperados na casa do rapaz, que foi levado para a Delegacia de Polícia Civil.
De todos os produtos furtados, apenas a motocicleta e duas baterias não foram recuperadas, porque foram vendidas pelo ladrão. A Polícia trabalha na identificação dos compradores que, segundo ele, moram em Pinheiros.
O crime de furto, conforme as Polícias Militar e Civil de Canoinhas têm analisado, demonstram que geralmente está vinculado ao tráfico de drogas e à impossibilidade ou falta de vontade dos infratores de uma ressocialização adequada. “Destacamos que as ações e a Operação decorrem de um trabalho permanente de prevenção e que a solução e resultado desses eventos decorrem da prática pró-ativa dos policiais militares que 24 horas por dia labutam em nossa região. A Polícia Militar informa que continuará empenhada nas operações, buscando proporcionar a melhoria na Ordem Pública da comunidade de Canoinhas e região”, conclui a nota.