Pelo menos dez famílias foram retiradas da rua Etelvina Pires, no distrito do São Cristóvão, em Três Barras, nesta sexta-feira, 16, por causa da cheia do rio Canoinhas. Há expectativa de que mais famílias tenham de ser retiradas de casa no fim de semana. O nível do rio Canoinhas está subindo cerca de um centímetro a cada três horas, chegando a 6,74m na noite desta sexta.
Na bacia do rio Iguaçú a situação hidrológica encontra-se em emergência nas cidades de Mafra e Porto União, e em condição de alerta nos municípios de Rio Negrinho e Irineópolis. Segundo o Monitoramento da Companhia Paranaense de Energia (Copel) na tarde desta sexta, 16, a leitura da régua na cidade de União da Vitória era de 5,73 m e no município de Mafra de 6,84 m.
Ouça entrevista com o coordenador regional da Defesa Civil, Edson Antocheski, falando sobre a situação dos municípios e previsão do tempo para toda região. Edson fala sobre níveis dos rios e dá orientações as famílias ribeirinhas e que moram em regiões com situação de risco.
Antocheski, alertou que ainda há previsão de chuva, com 50mm para esta sexta-feira, 16, na região do Planalto Norte. Ele comentou ainda que “pela influência do El Niño, a tendência é ter níveis de chuva acima da média até janeiro de 2016”.
Segundo o Ciram Epagri, essa onda de instabilidade deve persistir até terça-feira, 20.