PT e PMDB fazem reuniões em Canoinhas de olho nas eleições

Foto: Mariani e Vignatti não descartam dobradinha/Arquivo

 

O Partido dos Trabalhadores de Santa Catarina (PT) encerra nesta semana a rodada de reuniões microrregionais, que iniciou em fevereiro com 33 encontros. Nesta semana haverá reuniões em Campos Novos, Anita Garibaldi, Mafra e Canoinhas.

“Através desta metodologia está sendo compartilhado o  planejamento do partido, é uma oportunidade para dialogar com a base, eleger a coordenação das microrregiões e preparar o encontro Eleitoral do PT marcado para o dia 22 de março em Florianópolis”, explica o presidente Estadual do PT/SC, Claudio Vignatti. Os coordenadores também devem ter função de coordenação no período eleitoral.

A reunião em Canoinhas acontece nesta quarta-feira, 19, às 19h, no Restaurante Lafayette.

HOMOLOGAÇÃO

A militância do partido está sendo convidada para participar do Encontro Estadual de Tática Eleitoral, que será realizado neste sábado, 22, no clube 1º de junho em São José. Na oportunidade será homologada a pré-candidatura a governador e da chapa de pré-candidatos a deputados Estadual, Federal e ao Senado. Também haverá definição da política de alianças. Entre os nomes cogitados para compor na chapa majoritária está o do presidente Estadual do PT, Claudio Vignatti, da ministra da Secretaria de Relações Institucionais Ideli Salvatti, deputado Federal Décio Lima e do deputado Estadual Jailson Lima.

A programação respeita o calendário nacional do partido e precede o Encontro Nacional que ocorrerá em São Paulo nos dias 2, 3 e 4 de maio, onde será homologada também a candidatura a presidente da República. O presidente do PT/SC, observa que este encontro irá selar a construção de um projeto alternativo no Estado, processo que passou pelo diálogo com a base. Com este intuito foram realizadas as reuniões macrorregionais e os 33 encontros microrregionais que encerram na próxima semana. “Além de organizar a base partidária, também estamos ampliando o diálogo com a direção nacional do PT e com os partidos no Estado para viabilizarmos um grande projeto de desenvolvimento para o nosso Estado”, pontua Vignatti.

Segundo o presidente, o Encontro de Tática Eleitoral do PT irá concluir a primeira etapa de pré-campanha do partido e encaminhará um segundo momento de mobilização em torno do Programa de Governo, “iremos aprofundar o diálogo na construção das alianças para viabilizar a vitória da presidenta Dilma em Santa Catarina, junto com o candidato a governador que o PT irá definir”, explica o presidente do PT.

ALIANÇAS

No processo de articulação das alianças, o partido intensifica as tratativas com as siglas da base do governo Dilma, “a exceção neste processo é o PSD, que apoia a reeleição da presidenta, mas em Santa Catarina representa a continuidade das velhas oligarquias que governam o Estado a quase um século”, afirma.

Vignatti garante que o partido está preparado para governar o Estado. “Depois de 11 anos no governo Federal e de ter administrado as principais cidades do Estado de Santa Catarina, o PT está preparado para ser governo Estadual e é o único partido que pode se apresentar como alternativa de poder aos grandes conchavos políticos, que tem mantido nosso Estado afastado das necessidades do povo e comprometido apenas com os acordos partidários, que não representa mais os setores ativos da sociedade”, destaca.

O processo eleitoral também já conta com um Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) coordenado pelo vice-presidente Milton Mendes, o prefeito de Brusque, Paulo Eccel, é o coordenador do Programa de Governo.

 

PMDB FAZ REUNIÃO NA SEXTA

Liderada pelo deputado federal Mauro Mariani, a ala do partido que prega candidatura própria vai estar em  peso em Canoinhas na sexta-feira, 21. O encontro acontece no pavilhão da Igreja São Francisco. Ouça a entrevista concedida pelo deputado Mariani à Band FM sobre a reunião e a possibilidade de o partido sair com candidatura própria nas eleições deste ano.

Rolar para cima