Embora não tenha qualquer registro de desabastecimento, a Casan está pedindo a colaboração da população de Canoinhas para que evite o desperdício de água nos próximos dias. Isso porque, depois da bomba titular da Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) do Sistema de Abastecimento apresentar problemas no funcionamento, a bomba reserva que a substituiu passou a operar apenas com 70% da vazão esperada, provavelmente por causa do grande volume de sedimentos no rio Canoinhas registrado devido às chuvas.
As equipes da Agência da Casan estão monitorando o Sistema, executando manobras para manter todas as regiões abastecidas. Também em função do tempo chuvoso e frio, o consumo está baixo. Os técnicos também já estão trabalhando no conserto da bomba titular, e a instalação do equipamento deve ser feita no final de semana.
Para evitar qualquer transtorno até a normalização completa do Sistema, a Casan espera a colaboração dos usuários, no sentido de limitar o consumo de água ao essencial nos próximos dias.
A Casan esclarece ainda que o desabastecimento ocorrido nesta terça-feira, 20, na localidade de Marcílio Dias, aconteceu em decorrência de rompimento da adutora que passa dentro do município de Três Barras, sem relação com o problema ocorrido na Erab. O conserto foi realizado pela empresa responsável pelo abastecimento daquele município.