O chefe do Instituto Geral de Perícias (IGP), Marco Antonio Bubniak (foto), disse em entrevista à Band FM Canoinhas nesta quarta-feira, 28, que já começou a dispensar estagiários porque expiraram os contratos firmados entre a Universidade do Contestado (UnC) , a CIA Canoinhas de Papel e o programa Novos Valores, do Governo do Estado.
OUÇA ENTREVISTA:
CONTRAPONTO
A UnC encaminhou a seguinte nota ao jornal Correio do Norte, que abordou a polêmica no fim de semana:
A Reitora da Universidade do Contestado, Solange Sprandel da Silva, diante das manifestações do Funcionário do Instituto Geral de Perícias (IGP) de Canoinhas informa que causa estranheza a afirmação de que a UnC é a responsável pelo Setor de Identidade do IGP. Primeiro, por se tratar de um órgão estadual cujo compromisso é do Governo pela estrutura de pessoal e de infraestrutura no IGP. Segundo, porque a função de estagiário não é de suprir ausência de funcionário, mas a de aprendiz de conhecimento prático das funções profissionais com as matérias teóricas que lhes são passadas em sala de aula. Terceiro, o funcionário não detém legitimidade para questionar Termos de Estágios firmados pela UnC por não fazer parte da Instituição conveniada.
A UnC mantém convênio de estágio com a Cia Canoinhas de Papel para a disponibilização de 11 estagiários para o desenvolvimento do “Projeto Desenvolvimento Jurídico e Cidadania”, entre parceiros do projeto: Delegacia de Polícia Civil, 3º BPM, 6ª Cia/Batalhão de Policia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros de Canoinhas, Consecamp e IGP.
As instituições parceiras da Cia Canoinhas de Papel são os responsáveis pela seleção e indicação dos estagiários para a UnC, pelo controle de frequência e avaliação dos estagiários com encaminhamento de relatório. Logo, deverá ser seguido a tramitação estabelecida no Termo de Convênio.
A Reitora Solange informa que não conhece o funcionário do IGP, não recebeu e-mail e tampouco falou com o mesmo por telefone e, que as tratativas da FUnC são realizadas com a Cia Canoinhas de Papel. O Compromisso é com os estagiários e estes deverão exercer a função de aprendiz em qualquer órgão conveniado com a UnC.
O Custo da UnC para manter o respectivo termo de estágio é no valor de R$ 20.118,44. Segundo o Setor de Recursos Humanos, os estagiários em fase de contratação são Stefani Leticia da Silveira em substituição ao desligamento de outra estagiária em data de 10/10/2015 (IGP); Fernanda Gazoni Liebgott (PM). A Consecamp e a Delegacia de Polícia Civil ainda não encaminharam o currículo de candidatos.