Com muita emoção e alegria a tarde desta quinta- feira, 29, foi especial para aproximadamente 400 famílias que foram pré-selecionadas para receberem casas no Residencial Nossa Senhora Aparecida. Durante encontro organizado pela Prefeitura de Canoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, os futuros moradores do residencial puderam conhecer um pouco dos serviços públicos e programas que estão à disposição da população do bairro Piedade, onde está localizado o conjunto habitacional. A reunião foi realizada no Pavilhão da Igreja Matriz Cristo Rei e contou com a presença de diversas autoridades locais.
O secretário de Educação, Hamilton Wendt, comentou que um novo Centro de Educação Infantil (CEI) será construído no Piedade para atender também os filhos dos novos moradores. O projeto para o novo CEI já foi desenvolvido pela equipe da secretaria municipal de Planejamento, sendo orçado em R$800 mil, que devem ser custeados com recursos próprios da prefeitura de Canoinhas. Conforme o secretário, em breve deve acontecer a licitação para a realização desta obra, que inicialmente deve atender 140 crianças com idade entre quatro meses e seis anos.
Ao fazer suas considerações, a secretária de Saúde, Telma Regina Bley, falou sobre as ações da secretaria no bairro Piedade, lembrando que há uma equipe do programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) que já atua na Unidade Básica de Saúde Jair Corte, que atualmente conta com atendimento médico, odontológico, de enfermagem, entre outros. A secretária destacou ainda que os serviços de saúde serão ampliados naquele bairro e disse aos futuros moradores que profissionais que compõem a equipe técnica da saúde auxiliarão a comunidade, prestando orientações diversas que contribuam para a melhor qualidade de vida da população. A secretária de Assistência Social, Ângela Soares, também apresentou os serviços que sua equipe desenvolve no Piedade, reforçando a importância do Centro de Referência da Assistência Social (Cras III) que desenvolve diversas ações no Piedade e conta com uma equipe multiprofissional.
A idealização do Residencial Nossa Senhora Aparecida é resultado da parceria entre os governos municipal e federal, por meio da Caixa Econômica Federal e programa Minha Casa, Minha Vida. São investidos R$24 milhões na construção das quase 400 casas, com 42 metros quadrados cada e que contam com sala, copa e cozinha conjugadas, dois quartos e um banheiro. Bastante emocionado, o secretário de Habitação, Célio Galeski, agradeceu a todos que de alguma forma contribuíram para a realização deste sonho de tantas famílias, que é a conquista da casa própria. “ Que a casa que cada família receberá seja uma bênção e que o amor existente nesta família transborde para fora da casa e atinja os vizinhos. Agradeço a Deus todos os dias pelo amigo e prefeito Beto Faria ter me proporcionado a oportunidade de ter participado desta vitória, desta conquista”, disse Galeski. O secretário também fez um relato das atividades realizadas pela equipe da secretaria de Habitação, lembrando de outras casas que já foram entregues, das ações de regularização fundiária e dos diversos atendimentos realizados diariamente.
“O nosso prefeito Beto Faria está dia a dia, hora a hora, minuto a minuto pensando em Canoinhas. Um projeto não nasce do dia para a noite, um bom projeto requer honestidade trabalho e competência. Pensávamos em entregar 100, talvez 200 casas e estamos chegando às 500 moradias entregues”, disse o vice-prefeito, Wilson Pereira, que falou do compromisso de toda equipe da prefeitura em cuidar bem dos recursos públicos para proporcionar melhorias na qualidade de vida da população. Pereira também enalteceu as diversas ações que acontecem no município, destacando que Canoinhas está um verdadeiro canteiro de obras.
Com entusiasmo e alegria, o prefeito Beto Faria falou da satisfação em participar de um momento tão importante para o município e tão especial para as famílias selecionadas para receber as novas moradias. Lembrando do processo de criação da secretaria de Habitação, que contou com apoio da Câmara de Vereadores do município, o prefeito também elogiou a dedicação de sua equipe, que trabalha muito em prol da comunidade canoinhense. O programa Minha Casa, Minha Vida também foi elogiado pelo prefeito, que também desejou às famílias muita felicidade nas novas moradias. “Tudo está sendo preparado para vocês, desde o asfalto para a chegada ao conjunto habitacional, a construção de um CEI para atender as crianças, e na área da saúde também estamos trabalhando muito para melhor atender nossa comunidade. Podem ter a certeza de que estamos muito felizes por essa conquista de cada um de vocês. Que junto com a nova casa, vocês tenham uma nova vida, cheia de alegrias e realizações. Que a casa de vocês seja um lar de amor e um ambiente para vocês cuidarem de seus filhos e de seus netos”, disse Faria.
Durante a reunião, o representante da Caixa Econômica Federal prestou informações diversas às famílias, além de esclarecer dúvidas sobre o programa Minha Casa, Minha Vida. O encontro com as famílias selecionadas para receber as casas no residencial Nossa Senhora Aparecida contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Martins, além dos vereadores, Chiquinho da Silva, João Grein, Neuzo Borges, Laudecir Maciel, Renato Pike e da vereadora Cris Arrabar. O assessor parlamentar, representante do deputado estadual Antônio Aguiar, Paulo Eduardo Rocha Faria Junior; o secretário municipal de Planejamento, Gilson Guimarães; o ex-secretário de Habitação e ouvidor da Prefeitura de Canoinhas, João Ary Krautchychyn; o coordenador municipal da Defesa Civil, Nelson dos Reis; o gerente regional da Casan, Herbert Grosskopf Junior e os ex-prefeitos, Paulo Eduardo Rocha Faria e Alenir Pereira também prestigiaram a reunião.