PT reúne a militância em Canoinhas em torno da candidatura de Vignatti

Foto: Vignatti com Beto Passos durante o encontro do PT/Divulgação

Aconteceu na noite desta quarta-feira, 19, em Canoinhas, encontro da militância do PT.

O encontro encerra a rodada de reuniões microrregionais, que iniciou em fevereiro com 33 encontros. “Através desta metodologia está sendo compartilhado o  planejamento do partido, é uma oportunidade para dialogar com a base, eleger a coordenação das microrregiões e preparar o encontro Eleitoral do PT marcado para o dia 22 de março em Florianópolis”, explica o presidente Estadual do PT/SC, Claudio Vignatti. Os coordenadores também devem ter função de coordenação no período eleitoral.

Neste sábado, 22, acontece  o Encontro Estadual de Tática Eleitoral, que será realizado no clube 1º de junho em São José. Na oportunidade será homologada a pré-candidatura a governador e da chapa de pré-candidatos a deputados Estadual, Federal e ao Senado. Também haverá definição da política de alianças. Entre os nomes cogitados para compor na chapa majoritária está o do presidente Estadual do PT, Claudio Vignatti, da ministra da Secretaria de Relações Institucionais Ideli Salvatti, deputado Federal Décio Lima e do deputado Estadual Jailson Lima.

 

Osmar Oleskovicz/Rodrigo Melo/Divulgação
Osmar Oleskovicz/Rodrigo Melo/Divulgação

CRITÉRIO DOS CEIs

Depois que famílias lhe procuraram para reclamar da falta de vagas em alguns Centros de Educação Infantil (CEI’s) da cidade de Canoinhas, vereador Osmar Oleskovicz (PSD) apresentou, na sessão ordinária de terça-feira, 18, requerimento solicitando informações à secretaria municipal de Educação.

No documento, o vereador pede explicações detalhadas sobre o número de vagas já preenchidas e que estão em abertas em cada um dos CEI’s, bem como, a faixa de idade atendida por cada unidade e também o número de pessoas que estão na fila de espera pelo atendimento. Ele também pergunta, no requerimento, os critérios utilizados para que sejam feitas as matrículas.

Para Oleskovicz, o maior problema vem sendo registrado no CEI Vinicius de Morais, situado no centro, onde mais de 60 famílias aguardam por uma vaga para seus filhos. O local, que deveria atender somente alunos da região central e dos bairros Alto das Palmeiras e Boa Vista, hoje conta com crianças de diversos pontos da cidade. “Enquanto isso, sabemos que em outras unidades existem vagas em aberto, como é o caso do CEI Carlos Drumond de Andrade, no Campo da Água Verde”, disse.

O problema, segundo ele, está relacionado à falta de uma política pública que estabeleça o zoneamento nos atendimentos. “Afinal, aquelas pessoas com melhores condições financeiras, que possuem automóvel para levar e buscar as crianças, acabam escolhendo o CEI e deixando, muitas vezes, as unidades próximas as suas casas em detrimento de outras”, afirmou.

Ao mesmo tempo em que questionou os atuais requisitos utilizados para as matrículas das crianças, o vereador se colocou à disposição da pasta de Educação. “Gostaria de ajudar a criar leis, a legitimar e respeitar o zoneamento. Afinal, hoje são mais de 200 famílias na fila de espera e sofrendo com este problema”, salientou.

 

INDICAÇÕES

Esta semana, na Câmara, vereador Osmar Oleskovicz (PSD) apresentou cinco indicações, sendo que três delas direcionadas à secretaria municipal de Obras. Em uma delas está solicitando o patrolamento da Rua Alóis Stueber, entre a Rua Cidade de Jaú e a BR-280. Em outra, que também recebe a assinatura do vereador Paulo Glinski (PSD), ele está pleiteando a pavimentação asfáltica ou o calçamento da Rua João Sabatke, trecho entre as Ruas Marechal Rondon e Duque de Caxias. Também ao setor de Obras, Oleskovicz está pedindo a realização de reparos na Rua Virgilio Trevisani, extensão entre as Ruas Bernardo Olsen e Emílio Scholtz.

Já ao Departamento de Trânsito de Canoinhas (Detracan), o vereador está cobrando a pintura da faixa de pedestre na Rua Jacob Scheuer, em frente a E.E.B. Júlia Baleoli Zaniolo, no distrito do Campo da Água Verde e também a instalação de uma lombada na Avenida dos Expedicionários, nas proximidades da Indústria Fumageira Philip Morris. Esta indicação também tem a autoria do vereador Wilmar Sudoski (PSD).

 

Gil Baiano//Rodrigo Melo/Divulgação
Gil Baiano//Rodrigo Melo/Divulgação

QUALIDADE DOS ASFALTOS

Ao ocupar expediente, na sessão ordinária de terça-feira, 18, vereador Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB) colocou em xeque a qualidade das pavimentações asfálticas realizadas no centro e bairros de Canoinhas, nos últimos tempos.

Conforme Baiano é inadmissível que ruas asfaltadas recentemente já apresentem rachaduras, desnivelamento de pista e até buracos. “E o povo está pagando a contribuição de melhoria destas obras, que tem durabilidade duvidosa”, repudiou.

Problemas, segundo o vereador, também vêm ocorrendo em ruas quem nem tiveram suas obras concluídas pelas empreiteiras. Na ocasião, Gil Baiano questionou a fiscalização feita pela prefeitura e também afirmou que algumas empresas agem de má fé quando realizam obras públicas.

Por este motivo, o vereador apresentou requerimento onde cobra explicações do governo municipal. No documento endereçado ao prefeito Beto Faria (PMDB), ele está solicitando as seguintes informações: qual o tempo de garantia dos asfaltamentos realizados recentemente?; qual setor fiscaliza as obras antes do recebimento e se isso vem sendo feito?; se alguma empresa já foi notificada pela deterioração dos pavimentos e quais medidas de cobrança vem sendo tomadas? e se a prefeitura ainda tem pagamentos a fazer para empresas com obras inacabadas. “Já que as pessoas estão pagando, as obras precisam ter qualidade”, defendeu Baiano.

O requerimento também leva a assinatura dos vereadores João Grein (PT) e Renato Pike (PR).

 

Neno Pangratz/Rodrigo Melo/Divulgação
Neno Pangratz/Rodrigo Melo/Divulgação

COHAB 4

Após ser procurado por moradores e conferir in loco a precariedade das ruas da Cohab 4, o presidente da Câmara, vereador Neno Pangratz (PP), apresentou indicação solicitando que a secretaria municipal de Obras mande executar reparos urgentes.

Segundo ele, praticamente todas as ruas estão apresentando problemas e ocasionando transtornos para motoristas e pedestres. “Pude verificar que existem valetas fundas sobre quase todas as vias, o que pode gerar prejuízos, inclusive, nos veículos que por lá transitam”, afirmou.

Por este motivo, Neno está pedindo que o setor de Obras realize o patrolamento e a colocação de cascalho nos pontos mais critico das vias. Também está solicitando, no documento, a limpeza das valetas laterais as ruas e o desentupimento de bueiros e outros serviços necessários. “Com meio dia de trabalho dá para fazer tudo”, garantiu o vereador.

Rolar para cima