Confira o que foi destaque no JMais:
Primeira mulher a assumir a presidência da Câmara de Canoinhas em 104 anos de história do município, Cris Arrabar (PT) ocupou parte de seu discurso para citar e enaltecer a importância das seis vereadoras que ocuparam cadeira titular e lhe antecederam em outras legislaturas. “Divido com elas a minha alegria”, frisou.
A posse oficial aconteceu durante a primeira sessão ordinária do mês de novembro, realizada na noite de terça-feira, 03. Prefeito Beto Faria (PMDB), vice-prefeito Wilson Pereira (PMDB) e o vereador licenciado e atual secretário de Habitação Célio Galeski prestigiaram a troca de comando.
Apesar de permanecer no cargo por apenas dois meses, a vereadora classificou o momento como sendo histórico. “Não é uma conquista pessoal, mas sim de todas as mulheres”, observou.
Primeira secretária da mesa diretora, Cris chegou à presidência após Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), ter renunciado ao mandato ainda na semana passada. Decisão semelhante foi tomada na tribuna da Câmara pelo vereador Renato Pike (PR), atual vice-presidente da Casa.
Depois de muito debate, o plenário da Câmara de Canoinhas aprovou em primeiro turno, na noite de terça-feira, 3, o projeto de lei complementar nᵒ003/2015, que altera o parágrafo 2º do artigo 50 da Lei Complementar nᵒ038, de 14/11/2011.
Na prática, a matéria visa incorporar ao Plano de Cargos e Salários do Magistério canoinhense, gratificações como regência de classe e triênios para efeito de aposentadoria.
Autor do projeto, vereador Osmar Oleskovicz (PSD) explicou que apesar do desconto mensal na folha do servidor ser de 11% sobre o vencimento mais os adicionais, a atual legislação não permite que a aposentadoria seja calculada de acordo com essa soma. “Ou seja, o funcionário contribui 30 ou 35 anos sobre um referido valor, mas ao se aposentar vai receber apenas sobre o salário base”, reclamou.
Para ele, a adequação do Plano de Cargos e Salários do Magistério é também uma forma de dar legitimidade às alterações que estão sendo propostas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Canoinhas (Sispuc), ao projeto de lei que institui o Regime de Previdência Municipal. “Para não entrar em desacordo, pois o sindicato também é favorável à inclusão das gratificações para efeito de aposentadoria”, garantiu.
O cabo Edilson, da Polícia Militar de Canoinhas, estava de folga, almoçando em um restaurante de Canoinhas no sábado, 31, quando uma mãe, desesperada, correu até ele pedindo por socorro. Seu filho de oito meses já estava roxo, depois de ter se engasgado. Com técnicas adequadas, o cabo conseguiu desobstruir as vias aéreas do menino, que voltou a respirar. Por precaução, o menino foi levado para o Pronto Atendimento Municipal e passa bem.
Policiais militares de Porto União apreenderam 380 maços de cigarros contrabandeados do Paraguai na manhã desta quarta-feira, 4. Os maços estavam em um Gol conduzido por um homem de 54 anos.
O material foi apreendido e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas.
Já na noite desta quarta-feira, uma van foi abordada na região do bairro São Pedro. Dentro do furgão havia 1,5 mil quilos de camarão sem nota fiscal ou documentação de origem.
O motorista de 24 anos disse que trazia a carga de Barracão (SC), que o produto seria da Argentina e o destino seria a cidade de Itajaí.
A Polícia Ambiental lavrou Termo de Infração Ambiental e realizou o Termo de Apreensão em depósito.
Antonio Pires de Liz, 77 anos, morreu em um acidente na BR-280, em Mafra, na manhã desta quinta-feira, 5. Ele guiava um veículo gol, placas de Mafra, quando tentou atravessar a rodovia no Km 167, obstruindo a pista contrária por onde vinha um caminhão Mercedez-Benz de Camboriu. Com a colisão lateral, Liz sofreu diversos ferimentos e foi internado no Hospital São Vicente, de Mafra, onde morreu ainda na manhã desta quinta.
O motorista do caminhão não se feriu.
Um homem cego de um olho foi detido dirigindo um veículo Dogde Dakota em zigue zague pela BR-280, em Canoinhas, na madrugada desta sexta-feira, 6. Quando os policiais o flagraram, ele disse que dirigia daquela forma justamente por ser cego de um olho.
Contudo, a Polícia atestou que ele não tinha carteira de habilitação e, ainda, portava 25 gramas de maconha.
Ele vai responder a boletim termo circunstanciado por dirigir causando perigo de dano, posse de maconha e porte de arma branca, já que uma faca também foi localizada no veículo.
Blitz no começo da noite desta sexta-feira, 6, apreendeu 196 pedras de crack prontas para o consumo e maconha na rua Guilherme Prust, distrito do Campo d’Água Verde, em Canoinhas. Segundo a Polícia, um rapaz com 22 anos e outro de 17 anos, ambos moradores de Três Barras, estavam em um Chevette no qual foram localizadas as pedras de crack. O menino de 17 anos portava maconha escondida dentro da cueca.
Ambos não esboçaram reação. Eles foram conduzidos para a Delegacia de Polícia Civil de Canoinhas e devem responder por tráfico de drogas.
Ana Carolina Guimarães, que no dia 25 de agosto sofreu um grave acidente na SC-477, disse que vai processar o Estado, a quem responsabiliza pela causa de seu acidente. A SC-477 liga Canoinhas a Major Vieira. No dia 25 de agosto, Ana retornava de Papanduva quando colidiu o Uno que dirigia contra um Gol conduzido por João Antonio Cubas. Fotos comprovam que Ana Carolina freou bruscamente depois de ter caído dentro de um buraco na rodovia, que contabiliza 394 buracos, segundo conta feita por moradores recentemente. Pelas fotos é possível perceber que a marca de frenagem mostra que a roda dianteira acertou o buraco, quebrando a barra de direção do veículo e, na sequência, a motorista perdeu o controle invadindo a pista contrária vindo a se chocar contra o Gol, cujo motorista não conseguiu evitar a colisão.
As fotos serão usadas como provas no processo que Ana pretende mover contra o Estado. “Espero que sirva de exemplo para que mais acidentes não aconteçam”, disse Ana em entrevista ao Jornal da Band desta quarta-feira, 4.
Ana ficou inconsciente e passou 16 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São José, de Jaraguá do Sul. Quando acordou não lembrava de nada. Um enfermeiro contou para ela que ela teria sofrido um acidente em Porto União.
Mais de dois meses depois do acidente, Ana ainda se recupera. Ela sofreu uma grave fratura na clavícula e tem dificuldades em falar. João Antonio Cubas também teve sequelas do acidente, principalmente na boca. Mesmo com cinto de segurança ele foi projetado com o banco contra o pára-brisas do veículo, o que causou os ferimentos graves em sua boca.
A Polícia Civil de Porto União emitiu nota nesta quinta-feira, 5, relacionada à morte de Shayane Carla Santos (foto). A jovem foi socorrida por amigos e levada para casa, depois de se sentir mal numa balada de Porto União na madrugada de segunda-feira, 2. Familiares levaram a adolescente para o Hospital São Braz, onde foi internada e medicada. Já na madrugada de terça-feira, 3, Shayane morreu. As primeiras informações levantaram suspeitas de que a jovem, natural de Curitibanos, havia consumido alguma substância psicotrópica como Ecstasy ou LSD.
Na nota, o delegado Nilson Luis de Oliveira Cezar não descarta nenhuma hipótese para a morte da jovem:
A Polícia Civil de Porto União esclarece que a DPCAMI (Delegacia de Proteção a Criança, Adolescente, Mulher e Idoso) de Porto União instaurou Inquérito Policial para apurar as causas e as circunstâncias da morte da jovem Shayane Carla Santos.
No Inquérito Policial todas as pessoas próximas que estiveram com ela naquela noite serão ouvidas para apuração dos fatos.
Além disso, a Polícia Civil aguarda o laudo cadavérico e demais exames realizados, para confirmar a causa da morte.
Inicialmente, a Polícia Civil trata o caso como uma morte de causa suspeita.
Vale observar que as causas jurídicas da morte podem ser: a) Natural (quando a morte ocorre devido à doenças, pelo processo de envelhecimento); b) Não Naturais (resultam de fatores externos não relacionados com a curva vital). c) Suspeita (verifica-se o aspecto inesperado e súbito da morte que poderá dificultar o real conhecimento da causa, devendo ser realizada a necropsia para se saber a real causa da morte).
Assim sendo, somente o médico legista, através da realização do exame cadavérico e demais exames, pode atestar a exata causa da morte.
Conforme legislação em vigor, a Polícia Civil tem o prazo de 30 (trinta) dias para encerrar o Inquérito Policial.
A família e amigos lamentam a morte da jovem estudante Shayane Carla Santos e a Polícia Civil de Porto União, de maneira técnica, buscará apurar e esclarecer as causas e as circunstâncias da morte.
A Divisão de Investigação criminal/DIC, informa que estará auxiliando a DPCAMI nas investigações.
Petroleiros de São Mateus do Sul aderiram à greve nacional da categoria contra o desmonte da Petrobrás. O movimento iniciou oficialmente a zero hora da segunda-feira, 2, mas na manhã desta terça-feira, 3, é que os trabalhadores, durante a troca de turno, aderiram à paralisação. Os trabalhadores da Usina do Xisto, em São Mateus do Sul, cortaram a rendição do turno e estão mobilizados no entorno da indústria. Segundo dados do Sindipetro PR e SC, 70% da categoria está parada.
A luta dos trabalhadores foi motivada pela revisão do Plano de Negócios e Gestão (PNG) 2015 – 2019, no qual estão previstos desinvestimentos e vendas de ativos que juntos somam aproximadamente US$ 140 bilhões. A categoria exige a manutenção da Petrobrás como uma empresa integrada e indutora do desenvolvimento social e econômico do país.
A presidenta Dilma Rousseff sancionou, com vetos, a lei que cria uma alternativa ao Fator Previdenciário. A partir de agora, fica valendo a regra 85/95, que permite ao trabalhador se aposentar sem a redução aplicada pelo fator previdenciário sobre os proventos. Para isso, a soma da idade e do tempo de contribuição deverá ser de 85 para mulheres e 95 para homens. As novas regras estão publicadas na edição desta quinta-feira, 5, do Diário Oficial da União.
A lei ainda prevê uma progressividade. Aumenta em um ponto o resultado a cada dois anos, a partir de 2018 até 2026, ficando então em 90 pontos para mulheres e 100 para homens. Além disso, mantém como tempo mínimo de contribuição 35 anos para homens e 30 anos para mulheres.
Dilma vetou o ponto da lei que trata da desaposentação, que é a possibilidade de o aposentado que continua a trabalhando recalcular o benefício, atualizando as contribuições feitas à Previdência e o valor do benefício. Essa desaposentação foi incluída no texto original por meio de uma emenda feita na Câmara dos Deputados. Ao vetar a proposta, Dilma alegou que ela contraria os pilares do sistema previdenciário brasileiro e que a proposta permitiria a cumulação de aposentadoria com outros benefícios de forma injustificada.
Foram três dias de muita emoção e mais de 180 coreografias e 500 bailarinos de diversos lugares subindo ao palco, e dando o melhor de si. Assim foi a 24ª edição do Dance Joaçaba, um dos maiores festivais de dança de Santa Catarina.
O Grupo Urban Style, de Canoinhas, participou do festival, competindo com grandes nomes da dança, e se classificando com 7 premiações. “O nível do Dance Joaçaba é fortíssimo, e foi a primeira vez que participamos. Sempre dá um medo, mas todos do grupo se dedicaram muito durante o ano nos ensaios, e o resultado foi muito melhor que o esperado”, destaca o professor e coreógrafo Sérgio Teixeira da Silva. “Na categoria danças urbanas grupo avançado, competimos contra uma equipe coreografada pelo professor da Millenium, equipe reconhecida nacionalmente, e mesmo assim atingimos a média final de 8,3 e nos classificamos em 2º lugar”. “Isso mostra que estamos melhorando a cada ano e podemos ir muito longe ainda”, finaliza.