Ao participarem de agenda com o comandante geral da Polícia Militar catarinense, coronel Paulo Henrique Hemm, vereadores canoinhenses voltaram a solicitar a liberação de recursos visando à reforma do prédio que sedia o 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Durante o encontro realizado na tarde de quarta-feira, 18, em Florianópolis, vereadores Renato Pike (PR), Osmar Oleskovicz (PSD), Neno Pangratz (PP) e Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB), informaram que a construção é de 1948, precisando urgentemente de adequações em sua estrutura, principalmente, aquelas relacionadas aos padrões atuais de arquitetura e segurança.
Há dez anos a sede do batalhão recebeu a primeira etapa da reforma, com obras que contemplaram apenas o piso térreo e o telhado.
Desta vez, no entanto, os parlamentares defendem a remodelação do segundo andar do prédio, com a restauração total de paredes, forros e janelas, dos sanitários, sistema elétrico e hidráulico e do cabeamento de informática e de telefonia. “Reforçamos aquilo que estamos pedindo desde o início da atual legislatura e que também foi compromisso assumido pelo governador Raimundo Colombo, quando de sua visita às instalações da corporação, há dois anos”, explicou Pike.
Prefeito Beto Faria (PMDB), que acompanhou a comitiva à reunião, endossou a solicitação dos vereadores.
EFETIVO
Pelo fato de muitos dos praças com atuação em Canoinhas e cidades vizinhas já terem migrado para a reserva remunerada nos últimos meses, é que os vereadores também pediram o incremento do efetivo policial nos municípios sob a jurisdição do 3º BPM.
Segundo eles, ainda existe a expectativa de que outros policiais se aposentem nos próximos meses, o que deixará a corporação desfalcada apesar da demanda de atendimentos que cresce a cada dia.
COMANDO REGIONAL
Por considerarem o 3º BPM uma importante instituição para a garantia da ordem e segurança pública, de combate à criminalidade e de cunho social, é que os vereadores também pleitearam a instalação de um comando regional da PM em Canoinhas, onde fica a sede da corporação.
Atualmente, o batalhão está sob a jurisdição da PM de Lages, que fica a mais de 200 quilômetros de Canoinhas. Para os parlamentares, o comando regional no município traria mais representatividade e autonomia à instituição.
Comandante Paulo Henrique Hemm prometeu analisar todas as reivindicações apresentadas pela comitiva canoinhense.