Alunos de Canoinhas participam do “Parlamento Jovem Catarinense”

Foto: Representantes de Canoinhas com o deputado Antonio Aguiar/Divulgação

Alunos da Escola Júlia Baleoli Zaniolo, de Canoinhas, apresentaram ao deputado Antônio Aguiar (PMDB) as reivindicações que o “Partido do Contestado” levou à 20ª edição do Parlamento Jovem, realização anual da Escola do Legislativo, que procura aproximar estudantes da atividade parlamentar. São representantes da escola do bairro Campo da Água Verde, selecionados para o evento que reúne estudantes de oito instituições públicas da rede estadual. As escolas foram sorteadas para o Parlamento Jovem e definiram seus jovens deputados, que desde o início da semana participam de atividades na sede da Assembleia Legislativa. Eles aprendem como funciona o processo de formulação de leis e outras proposições, participam de comissões técnicas nos moldes de funcionamento do parlamento. O encerramento de atividades, nesta quinta-feira, 26, ocorre com votações no Plenário Osni Régis, local de deliberações dos deputados catarinenses.

Aguiar ouviu atentamente as sugestões dos alunos de Canoinhas apresentadas na condição de deputados do Parlamento Jovem. E determinou a sua assessoria a incorporação imediata da proposta de criação do Dia Estadual do Assistente Técnico Pedagógico, que deverá tramitar na Assembleia. Também tomou conhecimento da indicação para recuperação da SC-477, no trecho entre Canoinhas e Papanduva, apresentou cópias várias solicitações que ele formulou desde 2007 pedindo a manutenção da rodovia, e informou que no orçamento para 2016, em tramitação na Assembleia, R$ 20 milhões estão destinados à recuperação do trecho. A terceira reivindicação do Partido Jovem do Contestado é a solicitação para construção de um novo ginásio de esportes para a escola, que Aguiar também se comprometeu a levar adiante. O deputado ainda fez um relato de ações que vem resultando em investimentos em Canoinhas e região do Planalto Norte. “Sou comprometido com minha região”, ele afirmou.

A representação formada por alunos do segundo e terceiro ano do ensino médio conta com Jéssica Zucco, Micael Bonfim, Marlon Pereira, Rogiê Vieira de Lima e Tamara Ribeiro, além da assistente pedagógica Lilian Friederich e do professor Antônio Roberto Robles. A estrutura do programa prevê que cada escola se organize em um partido com cinco alunos, que formam uma “bancada” no Parlamento Jovem, sendo auxiliados pelos professores coordenadores. O Parlamento Jovem, criado em 2005, é realizado pelo Núcleo de Educação para a Cidadania, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, e desde seu início já contou com a participação de 795 estudantes.

 

O PROGRAMA

O Parlamento Jovem é realizado pelo Núcleo de Educação para a Cidadania, da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e foi criado em 2005, por intermédio da Resolução 003/2005 da deputada Ana Paula Lima (PT) e normatizada pelo Ato da Mesa 147/2008. Desde seu início, já contou com a participação de 795 estudantes em dez anos. Seu objetivo é a vivência, pelos jovens, das principais atividades do Parlamento catarinense.

 

 

Rolar para cima