Do betopassos.com.br
A praça Oswaldo de Oliveira foi o palco do 1° Mamaço em Canoinhas, intitulado “Amamentar: Ato de Amor” . O evento ocorreu na tarde deste sábado, 6, e reuniu muitas mães que amamentaram seus filhos durante o encontro.
O objetivo da organização foi de informar as mães de que todas podem e devem amamentar seus bebês em todos os locais. Alertaram ainda que o leite materno é o mais rico alimento para as crianças.
Algumas participantes narraram que já sofreram “atos de preconceitos” por terem que amamentar seus filhos em ambientes públicos.
Cerca de 50 mães participaram do manifesto. Além de amamentar os bebês na praça, as mamães também fizeram fotos nas escadarias da Igreja Matriz Cristo Rei para marcar o evento.
Carta divulgada pelas mães participantes do mamaço:
Com aproximadamente 50 pessoas incluindo mães, pais, familiares e simpatizantes em prol do ato de amamentar, nosso movimento no sábado (6) se tornou uma reunião com muita troca de informações. É com imensa gratidão que, nós administradoras do grupo ‘Mamães do Bem’ (Jéssica Artner Karvat, Meguy Corrêa e Veridiana Trindade) deixamos nossos sinceros agradecimentos a cada um que estava lá prestando apoio a esta causa tão nobre que é amamentar livremente, não esquecendo dos que por algum motivo não puderam estar presente. Tivemos pouco tempo para colocar em prática o que estava no papel, mas fizemos nosso melhor para cada pessoa que chegou e contribuiu para que nosso ‘Mamaço’ se fizesse especial.
O apoio das enfermeiras Katia Oliskowski e Camila Soares, que enriqueceram o movimento com informações, acompanhamento e material, foi imprescindível para formalizar todo o ato. Foram comprometidas conosco e estendemos a elas também nosso muito obrigado por toda a ajuda que nos foi dada.
Assim, desejamos que a sociedade passe a olhar para todas as mães com solidariedade, repassem todos os infinitos benefícios do aleitamento que expomos e ainda, pensem em vida e amor quando encontrarem alguém amamentando.
Texto: Jéssica Artner Karvat / Almaterne