Através de ofício protocolado junto ao Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, vereadores canoinhenses Renato Pike (PR), Célio Galeski (PSD), Gilmar Martins, o Gil Baiano (PSDB) e a vereadora Cris Arrabar (PT) estão solicitando o reforço do efetivo para a sede do 3º Batalhão de Polícia Militar e para os destacamentos de Três Barras, Major Vieira e Bela Vista do Toldo.
O documento, que também leva a assinatura dos deputados estaduais Antônio Aguiar (PMDB) e Darci de Matos (PSD), foi entregue ao comandante geral da PM, coronel Paulo Henrique Hemm, durante reunião na última quinta-feira, 25. Prefeito Beto Faria (PMDB) também se fez presente.
Os parlamentares explicaram que a corporação teve baixas no último ano, principalmente, com a aposentadoria de policiais militares por tempo de serviço. “E ainda não houve essa reposição”, argumentou Pike.
Outra justificativa apresentada pelos vereadores ao comandante geral é com relação ao número de ocorrências, que tem aumentado nos últimos meses.
Para eles, a vinda de novos policiais incrementaria ainda mais o trabalho da corporação, que já é reconhecidamente importante por sua atuação em ações de combate aos delinquentes nos mais diversos tipos de delito. “Esses praças viriam para somar e, por consequência, trazer ainda mais segurança e tranquilidade à população”, acrescentou Galeski, que preside a Câmara.
Considerando que policiais nascidos na região de Canoinhas estão atuando em outras corporações do Estado, é que os vereadores estão sugerindo que o Comando Geral da PM, no caso de efetivação de transferências, priorize aqueles que têm interesse em retornar aos seus locais de origem. “Pois já têm identificação com as cidades e com as comunidades locais”, finalizou Pike.
O encontro foi intermediado pelo coronel Mário Renato Erzinger, ex-comandante do 3º BPM e atual chefe de gabinete do Comando Geral da PM de Santa Catarina.