Mesa redonda realizada sábado, 29, no anfiteatro Francisco Goebel – UnC – Canoinhas, organizada pelo Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACS) e a coordenação do curso, debateu o Programa de saúde “Mais Médicos” e seus desdobramentos no Planalto Norte Catarinense.
Participaram das atividades a professora Drª Itaira Susko, pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Contestado e demais autoridades da instituição, professores de diversas áreas e cursos da Universidade, acadêmicos de graduação dos campus de Canoinhas e Mafra, mestrandos do programa de Desenvolvimento Regional, sociedade civil, secretários de saúde da região, médicos estrangeiros e o prefeito de Mafra, Roberto Agenor Scholze.
Com foco no programa governamental “Mais Médicos” e seus desdobramentos na dinâmica do Planalto Norte Catarinense, as discussões foram inicializadas por Scholze, secretária de Saúde de Mafra, Jaqueline Previatti Veiga e os médicos estrangeiros do município, Dr. Julio Sergio Lima e Dr José Luiz Garcia Diegues. Sob outro viés foram feitas abordagens pelo secretário de Saúde do município de Monte Castelo, Oscar Ribeiro Fernandes e o médico cubano, Dr. Roniel Riveiro Rúbio.
O debate oportunizou esclarecimentos a comunidade, auxiliados pelas desmistificações do programa, problemáticas do senso comum ou lobby criados por interesses de classes. Questões fundamentais no entendimento do paradigma da sociedade que se constitui.
A atividade aproximou às políticas governamentais as reflexões acadêmicas, fortalecendo a interdisciplinaridade e a função social da Universidade, juntamente com o estreitar dos caminhos com a comunidade, o que permite almejarmos e disseminarmos elevados graus de desenvolvimento cientifico, político, econômico e cultural.