Na tarde de sexta-feira,11, ocorreu no Campus da Universidade do Contestado (UnC) em Canoinhas, o cerimonial de lançamento do livro “Revelando o Contestado”, as fotografias na história do centenário da guerra. O livro é resultado de parceria de diversas instituições culturais de ensino.
A Guerra do Contestado se transformou num marco da historiografia catarinense e brasileira, sendo motivo de muitos livros, teses, dissertações e artigos. É também tema de músicas, poesias, peças de teatro, documentários e filmes. Buscando refletir sobre esse momento histórico, foi lançado em 2011, o Projeto “Contestado: desvendando os 100 anos da guerra”. O projeto é dividido em 12 subprojetos.
Dentro dos 12 subprojetos, a fotografia foi um dos temas escolhidos para revelar as memórias deste conflito.O fotógrafo canoinhense Johnatan Fuska Leoncio, colaborador do JMais, venceu um concurso realizado para definir as fotos que fariam parte do livro. Três fotos feitas por ele estão no livro.
A obra tem distribuição gratuita para instituições de ensino e a versão digital será disponibilizada gratuitamente no site da Editora Argos.
VEJA AS IMAGENS DE FUSKA SELECIONADAS PARA O LIVRO: