Com alerta máximo para covid, Canoinhas estuda obrigar máscaras em escolas

Decreto está sendo analisado pela equipe de governo

Um em cada quatro municípios catarinenses está no nível alto da Matriz de Alerta Epidemiológico da covid-19. Ao todo, são 78 cidades nesta situação, incluindo Canoinhas.

Os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram divulgados nesta segunda-feira, 6. Em uma semana, houve aumento de 11,42% no número de municípios incluídos no pior índice da matriz. 

Por causa dessa situação, o prefeito em exercício, Willian Godoy (PSD), se reúne nesta terça-feira, 7, com a equipe da Saúde e da Educação para analisar a possibilidade de decretar a obrigatoriedade do uso de máscaras nas escolas. “Estou analisando a possibilidade, pedi para a equipe da Saúde e Educação se reunir para discutir sobre isso, pois eles têm me trazido que a maioria dos casos de sintomas gripais nos postos são de crianças e têm muitos professores de atestado. No Hospital Santa Cruz também os internamentos têm aumentado. Foi solicitado por eles isso também, então estamos analisando como faremos”, disse Godoy logo pela manhã.

O JMais teve acesso a minuta do decreto. “Fica obrigatório o uso de máscaras em todas as unidades escolares das redes públicas e privadas de ensino municipal e estadual, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico, ensino superior, escolas de idiomas, escolas de musicas e outros cursos livres e transporte escolar ou de passageiros existentes no município”, diz o primeiro artigo.

O mesmo decreto deve obrigar o uso de máscara em todas as repartições públicas do Município, assim como, também, o uso de álcool em gel.

O documento, se for publicado, vai recomendar aos estabelecimentos comerciais, bares e restaurantes ou locais com eventos sociais, com circulação ou aglomeração de público, a utilização de álcool em gel e o uso de máscara e distanciamento social.

Até o fim da tarde desta terça o Município não havia sinalizado se publicaria o documento. Havia grande resistência por parte de direção de escolas com relação ao decreto. Ouvidos reservadamente pela reportagem, eles falam que deveria se intensificar as campanhas de vacinação e recomendar o uso de máscara, não impor. Questionam também a falta de álcool em gel nas escolas e como cobrar de famílias que são contra a volta do uso da máscara.


ALTO

Para calcular a situação da doença na região, a Matriz de Risco divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde avalia quatro critérios: incidência (taxa de contaminados por covid a cada 100 mil habitantes), incidência SRAG (taxa de incidência de pessoas com síndrome respiratória aguda grave hospitalizadas), esquema primário e dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos. Em cada uma é atribuída uma nota de um a três, sendo três o pior índice. 

Na Matriz dessa semana, que avalia cada um dos Municípios catarinenses, o município que teve o pior desempenho foi Água Doce, no Meio-Oeste catarinense. A cidade teve três dos quatro quesitos com nota 3, tendo uma pontuação final de 2,75. Canoinhas, Mafra e Monte Castelo tiveram nota 2,00.

A única cidade em nível baixo de contaminação na região é Três Barras. Todas as demais estão no nível médio.

Rolar para cima