Definido, traçado da Ferrovia do Frango não passa pela região

Foto: Mapa divulgado no site da Valec mostra ferrovia que cortará o Estado passando ao Sul do Vale do Itajaí/Reprodução / Valec.gov.br

Já há um traçado ideal da ferrovia que vai ligar o Oeste ao Litoral de Santa Catarina, também chamada de Ferrovia do Frango. O esboço está no mapa do site da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias, empresa do governo federal que tem como missão planejar e executar a expansão dos trens pelo país. A informação foi dada pelo colunista do jornal Diário Catarinense, Pancho.

Surpreendentemente, a ferrovia ideal, segundo o Estudo de Viabilidade para o Corredor Ferroviário de Santa Catarina, não passa pelo Norte e nem pelo Vale do Itajaí, as regiões que inicialmente mais lutavam pelo que seria um diferencial competitivo. No mapa publicado é possível ver que a Ferrovia da Integração viria do Oeste, passando por Herval do Oeste e seguindo em direção à região de Anitápolis, onde haveria uma bifurcação, levando o trem para os portos de Imbituba e Itajaí.

O Norte não teria sido contemplado por já possuir uma ferrovia, argumento contraditório, considerando que boa parte da Ferrovia do Contestado, que passa por Canoinhas, Porto União e Mafra, está desativada.

Uma das missões da Valec é levar o modal de transporte para onde ele não existe. Pelo Vale, a estrutura seria mais cara devido aos obstáculos impostos pela geografia e pela alta densidade demográfica, deixando subentendido que o objetivo da ferrovia seria o de transporte de carga e não o de passageiros. O traçado do mapa teria a melhor relação custo/benefício, tornando o investimento atraente para uma futura concessão.

 

PRÓXIMOS PASSOS

O próximo passo é mostrar o resultado parcial do estudo para a comunidade. Nas próximas semanas a Valec deve agendar no Estado algumas audiências públicas, segundo o Diário Catarinense. O Movimento Pró-Ferrovia, do qual fazem parte associações empresariais do Vale do Itajaí, trabalha para trazer um desses encontros para Blumenau.

Segundo o secretário executivo da Associação Empresarial de Rio do Sul (Acirs), Cleber Stassun, as lideranças empresariais da região já têm o entendimento de que o traçado apresentado é a melhor solução. Agora, em vez de lutar pela ferrovia na região, lutam para que o processo evolua o mais rapidamente possível.

Cleber acompanha de perto todo o processo e explicou ao Diário Catarinense que depois das audiências, que devem sacramentar o traçado apontado pelo estudo, será feito o levantamento aerofotogramétrico das regiões por onde passará a ferrovia para depois detalhar e finalizar o projeto.

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