Nubank lança plataforma SOS Nu para lidar com emergências

A companhia criou um canal com dicas sobre o que fazer em caso de golpe, roubo e furto

O Nubank acaba de lançar uma página chamada SOS Nu, uma central de informações sobre segurança digital, com dicas para proteger seus clientes de golpes e com instruções claras sobre como agir caso passe por uma situação de emergência – como um roubo do celular ou cartão ou uma fraude bancária, por exemplo.

O Brasil é um dos países com maior número de ataques de phishing (principal tática dos golpes online), segundo a empresa de segurança Kaspersky. Apenas em 2022, houve um aumento em 50% do número de tentativas de golpes financeiros pelo celular, de acordo com a PSafe.

O número de roubos também é expressivo no país: aproximadamente 97 celulares são furtados ou roubados por hora, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

“Queremos que nossos clientes possam se proteger e ter fácil acesso ao que precisam saber nessa hora difícil. Nós trabalhamos sempre para manter nossos clientes mais seguros, não só com nossos produtos e serviços, mas também com conteúdo informativo e educacional.”, comenta Cristina Junqueira, co-fundadora e CEO do Nubank no Brasil.

SOS Nu

Na página SOS Nu os clientes do banco encontram um passo a passo com muitas informações necessárias, como enviar um Boletim de Ocorrência e outras etapas para proteger a conta no Nubank. Também se explica como funciona o processo caso os clientes tenham tido valores desviados.

Na sessão “golpes” constam os seguintes temas:

Entreguei o meu cartão e/ou senha para outra pessoa

Paguei um boleto falso pensando que era a fatura do cartão

Clonaram meu cartão de crédito

Fiz uma compra com o cartão de crédito e descobri que era fraude

Meu app do Nubank foi invadido

Fiz um pagamento para o FGTS / INSS / Receita Federal e descobri que era golpe

Transferi dinheiro em um leilão e descobri que era golpe

Caí num esquema de pirâmide envolvendo investimentos

Comprei um produto e descobri que a loja era falsa

Caí no golpe do Bug do Pix em dobro

Caí no golpe do falso sequestro e transferi dinheiro

Recebi uma ligação falsa do banco e transferi dinheiro

Recebi um link por SMS ou e-mail, paguei e descobri que era golpe

Caí em um golpe do WhatsApp e transferi dinheiro.

Já a seção sobre furto ou coerção fornece orientações sobre o que o cliente deve fazer se for vítima de um sequestro relâmpago ou tiver o seu cartão roubado, entre outros:

Furto e/ou coação

Fui vítima de um sequestro ou sequestro relâmpago

Roubaram meu celular desbloqueado

Me obrigaram a transferir dinheiro ou usar o cartão

Meu cartão do Nubank foi roubado

Meu celular foi roubado

A página pode ser acessada clicando aqui.

É importante saber que o SOS Nu não substitui o atendimento do banco. Sendo assim, para os clientes que necessitam de atendimento o número de telefone do Nubank é o 0800-608-6236. Ele atende em todo o Brasil, 24 horas, todos os dias da semana. Se preferir outros canais como e-mail ou chat, esta página do site ABRI explica todos os passos para acessar o atendimento do Nubank.

Rolar para cima