Curso do IFSC Canoinhas garante conceito 4 no Enade

Graduação de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas foi destaque

O curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) obteve nota 4 de conceito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2021. Na escala que vai de 1 a 5, o conceito 4 indica que o curso tem um rendimento superior à média esperada.
O resultado foi divulgado na semana passada pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), junto com os resultados individuais do Enade aplicado em 2021, que mede o desempenho dos estudantes.
“Precisamos realizar avaliações para entendermos o que tem e o que não tem funcionado. Neste sentido, o Enade é uma das mais importantes provas pelas quais passamos, já que ela avalia diretamente a formação dos nossos alunos – nossa principal atividade-fim”, explica o coordenador do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Lucas Bueno.
O professor lembra que, por conta da pandemia, os alunos avaliados cursaram aproximadamente a metade do curso no formato não presencial. “Então, entendo também que a obtenção de um ótimo resultado nesta edição tem um significado extra: indica que conseguimos, com muito esforço e dedicação de todos os envolvidos, superar algumas das barreiras impostas por este difícil momento”, enfatiza.
Com base nos relatórios do exame, o curso tem um diagnóstico dos aspectos positivos e pontos a serem melhorados. “Vamos reforçar o que parece estarmos acertando e trabalhar dobrado no que precisamos melhorar”, garante o coordenador do curso de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
Iniciado em 2016, o curso superior de tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem duração de seis semestres, com aulas no período noturno. O curso é gratuito e oferta quarenta vagas por ano. O ingresso é no primeiro semestre, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Rolar para cima