Produtores de tabaco poderão devolver embalagens vazias de agrotóxicos

Produtores do litoral sul catarinense são os beneficiados por atual fase do programa de recolhimento, que deve ser realizado em todo o estado

 

As equipes do Programa de Recebimento de Embalagens Vazias de Agrotóxicos do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (Sinditabaco), vão percorrer 39 municípios do Litoral Sul de Santa Catarina, em roteiro que vai de 16 de maio a 13 de junho.  Os produtores rurais devem levar as embalagens já tríplice-lavadas até o ponto de coleta mais próximo, conforme os convites/avisos entregues pelos orientadores agrícolas da região ligados às empresas associadas ao SindiTabaco e à Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra). Próximas fases do programa devem ser realizadas em outras regiões do estado.

Com 16 anos de atuação, o programa é exemplo de logística reversa. Com ele, os produtores integrados de tabaco têm dia, hora e local marcados para se desfazerem das embalagens vazias de agrotóxicos, inclusive aquelas de produtos usados em outras culturas. A ação é permanente e itinerante e já possibilitou o recebimento de mais de 12,3 milhões de embalagens desde o ano 2000. O programa abrange 563 municípios do Rio Grande o Sul e de Santa Catarina, com 2,3 mil pontos de coleta, favorecendo mais de 130 mil produtores de tabaco.

Rolar para cima