Sindicato do Produtor Rural de Major Vieira inicia projeto inédito

Foto: Arquivo/CPT

Treze produtores rurais do município de Major Vieira concluíram, recentemente, o primeiro curso de Inseminação Artificial em Bovinos na região do planalto norte catarinense. A iniciativa foi coordenada pelo Sindicato do Produtor Rural, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), em parceria com a Secretaria de Agricultura do município, Casa Familiar Rural e o produtor Donizete Strack.

Na capacitação com 40 horas/aula, o prestador de serviço em instrutoria Dr. Milton Demeneck trabalhou todos os aspectos do processo de inseminação artificial e reprodução animal.

Para o presidente do Sindicato do Produtor Rural de Major Vieira e vice-presidente da Faesc, João Francisco de Mattos, o desenvolvimento da pecuária bovina, seja leite ou corte, passa necessariamente pelo melhoramento genético, aliado as boas práticas de manejo na alimentação por meio de pastagens e cuidados com a sanidade.

“Com o fechamento das unidades da Cidasc, nas quais os produtores realizam os cursos de inseminação, foi necessário que as organizações dos produtores buscassem solução para não ficarem alijados das modernas práticas criatórias”, justificou o líder sindical. Coube ao Senar/SC dar o suporte a estas iniciativas como forma de proporcionar retorno aos produtores dos descontos realizados no ato da comercialização da produção, principalmente o leite.

Mattos ponderou que com a nova linha de pensamento anunciada pelo Senar/SC, será possível desenvolver programas que venham acrescentar ao meio rural o desenvolvimento integrado de vocações regionais com aumento de renda aos produtores rurais.

O secretário da agricultura do município, Maurício Sobzack, mostrou-se entusiasmado com a parceria, considerando que iniciativas desta ordem enriquecerão a qualidade genética dos animais e produzirão mais riqueza no município. Este programa deve continuar abrangendo produtores de outros municípios, preparando para o Programa Planorte Leite que está sendo elaborado na região.

 

Rolar para cima