Serrana Engenharia conta com 40 funcionários, sendo coletadas 27 toneladas diárias de lixo doméstico
Desde 19 de maio a coleta de resíduos domiciliares mudou, com objetivo de melhor atender a população de Canoinhas.
A empresa Serrana Engenharia, há 15 anos responsável pela coleta e há dois anos trabalhando também na coleta seletiva, teve de mudar alguns horários e dias devido a demanda ter aumentado nos últimos meses.
Agora, nas segundas e quintas-feiras a coleta é realizada no período da manhã no Campo d’Água Verde, iniciando pela rua Júlio Budant Neto (para cima) até a BR 280; Salto d’Água Verde e Cohab 2. No período vespertino são coletados resíduos no Alto das Palmeiras.

Às terças e sextas-feiras, são atendidos no período da manhã o Alto da Tijuca, até a rua Alfredo Bach e Marcílio Dias. No período da tarde a coleta acontece nos bairros Jardim Esperança, Boa Vista, Loteamento Santa Cruz e Alto do Frigorífico.
Nas quartas-feiras e sábados a coleta é realizada no período da manhã no Campo d’Água Verde, da rua Júlio Budant Neto (para baixo) até a rua Vereador Guilherme Prust. No período vespertino a coleta acontece no Tricolin, Sossego, Cristo Rei e Campo d’Água Verde. A coleta no centro continua seguindo o mesmo itinerário, de segunda a sábado.
Hoje a Serrana conta com 40 funcionários, sendo coletadas 27 toneladas diárias de lixo doméstico. O supervisor de resíduos Joel Alves garante que é difícil ocorrer falhas no serviço já que tem um monitoramento dos caminhões enquanto estão realizando a coleta. “O motorista aciona o sistema chamado de passo a passo ao sair da garagem com o caminhão, nós e a nossa central ficamos acompanhando o roteiro, as ruas que ele deve seguir, se ele pular/falhar uma rua já acusa no nosso computador e ao término do seu expediente ele encerra o roteiro no sistema”, explica Alves.
A Empresa Serrana trabalha com dois turnos e duas equipes.
ITINERÁRIO
Turno Um compreende das 5 às 14 horas
Segundas e quintas-feiras: Rua Julio Budant Neto para cima, até a BR 280, imediações da CIA Canoinhas de Papel, mais Salto d’Água Verde, Bairro Água Verde, Cohab 2 e São Marcos.
Terças e sextas-feiras: Distrito de Marcílio Dias, Alto da Tijuca, parcial do Jardim da Esperança que compreende Rotatória da UnC até a rua Alfredo Back.
Quartas-feiras e sábados: parcial do Campo d’Água Verde, rua Julio Budant Neto até a rua Guilherme Prust (Rádio Clube) e imediações do supermercado Bruda (Campo) e Bazzi Shop.
Turno Dois compreende das 15 às 23h45
Segundas e quintas-feiras: parcial Centro, compreendendo rua Getúlio Vargas e imediações do Hospital.
Terças e sextas-feiras: Bairro Boa Vista, Subestação da Celesc, Bairro Piedade, imediações do Cemitério e atrás do Supermercado Steidel (Alto das Palmeiras).
Quartas-feiras e sábados: Morro da Fumaça, Tricolin e Bairro Sossego, sendo que no sábado a coleta inicia às 10 horas se estendendo até as 14 horas. Aos sábados inicia às 10 horas e segue até 14 horas.
Segundas e quinta-feiras: imediações do Hospital, Rede Feminina, Caixa d’Água, proximidade do Supermercado Peruci, imediações da escola Irmã Maria Felícitas.
Terças e sextas-feiras: parcial do Jardim Esperança compreendendo rua Alfredo Back, Cohab 4 e 1, imediações da Fricasa e Alto do Frigorífico.
Quartas-feiras e sábados: Campo d’Água Verde, da rua Adolfo Bading até a rua Julio Budant Neto. Aos sábados inicia às 10h30 e segue até 14 horas.
Centro: Segunda a sábado, a partir das 18 horas o recolhimento é feito na área central, compreendendo ruas Frei Menandro Kamps, em frente a Igreja Matriz até a rua 3 de Maio, e aos sábados das 14 horas em diante.
SERVIÇO
Qualquer dúvida sobre a sua rua pode entrar em contato com a empresa (telefone 3622-8324) com a assistente administrativa Michele Carvalho ou ainda com o Nemesio Alves, que é o encarregado de coleta.