Ovos com brinquedos chegam a custar o dobro do preço dos que não têm brindes
Quem percebeu que os preços dos ovos de Páscoa deste estão menos doces está certo. Na comparação com o ano passado, o valor do principal produto comercializado na Semana Santa subiu 6,78% em 2014.
O reajuste foi superior ao da inflação acumulada pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPC) entre abril de 2013 e março de 2014, que foi de 6,09%.
Em Canoinhas também houve aumento. Segundo um gerente de supermercado ouvido pelo CN, o aumento pode ser considerado normal se comparados aos anos anteriores.
O Procon, no entanto, dá algumas dicas para economizar. A principal é passar longe dos ovos que trazem brinquedos como brinde. Eles chegam a custar o dobro do preço de ovos do mesmo peso que não trazem o mimo. A criançada, no entanto, prefere o brinde. “Eles não querem o chocolate, querem o brinquedo”, diz o gerente que afirma que, mesmo com o preço mais caro, os ovos com brinquedo têm tido mais saída.
Em feiras e supermercados de Canoinhas, o preço dos ovos de 250 gramas sem brinquedo varia em torno de R$ 25. Já ovos com o mesmo peso, mas com brinde, variam em torno de R$ 50.
NUMERAÇÃO
A numeração também engana. Ovos com o mesmo número podem ter quantidade bem diferente de chocolate. Um ovo número 15, por exemplo, pode ter 170 gramas ou até 260gramas de chocolate. Isso porque, o número se deve a altura do ovo e não a quantidade de chocolate.
40% do preço dos ovos de Páscoa são impostos, aponta pesquisa
Cerca de 40% do valor de um ovo de corresponde a impostos do Governo Federal. O índice foi calculado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário. Um ovo industrializado de 750 gramas, por exemplo, custa, em média, R$ 60. Desse total, quase R$ 23 são impostos que saem do bolso do consumidor direto para os cofres públicos.
E mesmo quem trabalha de maneira informal também não escapa do pagamento de alguns tributos que são repassados para o consumidor. Isso porque toda a matéria-prima é industrializada e já chega na cozinha com os tributos.
Intenção de compras na Páscoa sobe 20,7% em 2014
O gasto médio dos catarinenses nesta Páscoa será maior que em 2013. De acordo com a pesquisa da Fecomércio SC realizada entre os dias 21 e 29 de março, em Blumenau, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville, Lages e Itajaí, a intenção de consumo neste ano será de R$ R$ 151,82 por pessoa, mais do que a previsão de compras do ano passado, que foi de R$ 125,76. A previsão de maior gasto do Estado é em Itajaí, de R$ 190,05 por consumidor, cidade que não figurou nos levantamentos anteriores.
Pelo levantamento da Fecomércio, 37,8% das famílias de Santa Catarina declararam estar em situação melhor do que a do mesmo período do ano anterior, e 73,2% dos catarinenses disseram que vão comprar à vista em dinheiro. O supermercado vai ser a opção de local de compra da maioria dos catarinenses (73,7%), seguido pelo comércio de rua (17,1%) e pelas grandes lojas (14,1%). E, pela ordem, os consumidores presentearão produtos relacionados ao setor de chocolate (93,4%), como de costume nesta época do ano, seguido pelo setor de vestuário/calçados (9,9%) e pelos brinquedos (6,4%). A maioria optará por comprar ovos de Páscoa (64,1%) e chocolates industrializados (54,1%).
A amostra foi de 2.893 pessoas entrevistadas, entre os dias 21 e 29 de março de 2014. A pesquisa foi realizada em locais de grande fluxo para facilitar a abordagem dos respondentes. Para um índice de confiabilidade de 95,5% a margem de erro foi estimada entre 4,02 e 4,77 pontos percentuais entre os municípios, com média de 4,46.