Cerimônia emocionante no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar marcou a passagem
Na sexta-feira, 10, o coronel Mario Erzinger, que até o ano passado comandou o 3º Batalhão de Polícia Militar de Canoinhas, passou para a Reserva Remunerada da Polícia Militar. Cerimônia emocionante no Salão Nobre do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina marcou a passagem. Abaixo trecho das palavras de Erzinger como último ato na ativa da Corporação.
“O primeiro dever do homem em sociedade é ser útil aos membros dela e cada um deve, segundo as suas forças físicas ou morais, administrar em benefício da mesma, os conhecimentos, os talentos que a natureza, a arte, ou a educação lhe prestou” (Hipólito da Costa-Londres, 1º de junho de 1808 (Trecho da introdução do Correio Braziliense).
Pensei muito sobre o que seria importante sintetizar nesse meu último ato como Policial Militar da ativa. Como colocar tantas vivências e experiências em breves palavras, com a lucidez da razão, mas sob o manto da emoção que estou sentindo neste momento, afinal lá se foram 33 anos de serviços prestados ao Estado.
A sociedade está sofrendo constantes mutações. Infelizmente na minha atividade presenciei por muitas vezes perdas e inversão de valores, trazendo como consequência a desagregação e a permissividade, destruindo seus principais valores. Convivi no dia a dia a violação à ordem e ao desrespeito aos direitos da maioria.
Para ser um bom profissional Policial Militar é preciso ter muita esperança, persistência, tenacidade, inteligência, coragem e elevado espírito público. Podemos ser dotados de inteligência e capacidade intelectual, mas precisamos de sabedoria e muita vocação para lutar essa guerra, porque dela haveremos de obter a paz social, o bem estar e a ordem pública que dão suporte e alavancam o progresso e o desenvolvimento da nação.
Ninguém alcança o ápice de uma carreira sozinho. Neste momento abro um parêntesis para agradecer a minha equipe de trabalho. Não há como citar cada um dos policiais militares, agentes temporários e funcionários civis que fizeram parte da minha trajetória na Instituição.
Sei que não agradei a todos, mas tenho a plena convicção que todas as minhas palavras, gestos e ações tiveram o objetivo principal de fazer justiça. Deixo meu fraterno abraço a cada um dos senhores e senhoras que estiveram sob meu Comando, pelo elevado espírito público, lealdade e abnegação com que exerceram suas funções em prol de uma sociedade mais justa e cidadã.
Existe uma frase do inesquecível Piloto Ayrton Senna, que entendo deve sempre pautar nossas ações, como funcionários públicos: “No que diz respeito ao empenho, ao compromisso, ao esforço, à dedicação, não existe meio termo. Ou você faz uma coisa bem feita ou não faz”. Agradeço a todos por perseguirem prestar um serviço de excelência à comunidade.
É uma honra poder reverenciar o soldado que luta no seu dia a dia, pela paz e a segurança da comunidade; reverencio aquele que deve se tornar respeitável pelo exemplo de retidão e que se torna referência pelo cumprimento do dever.
São os verdadeiros heróis da sociedade, que diariamente vestem honrosamente a sua farda colocando seu mais precioso bem, a vida, em risco diuturnamente, para proteger pessoas que sequer conhecem. Policiais Militares que todos os dias arriscam suas vidas, através de um tributo de sangue juraram defender a comunidade. Que bela e nobre missão. A todos os meus subordinados o meu sincero muito obrigado e rogo a Deus que na sua infinita bondade e sabedoria lhes proteja.
Por fim, apoiando-me no conjunto das quatro virtudes cardeais da antiguidade, procurei pautar e seguir a minha carreira desde o seu início:
Primeiramente na prudência que é o reto agir, o bom senso, o equilíbrio.
Na fortaleza que me faz forte no bem, na fé e no amor.
Na temperança através da prática do autocontrole, do autodomínio, da renúncia e da moderação.
Mas principalmente na justiça que regula nossa convivência enquanto seres humanos, pois possibilita o bem comum, defende-se a dignidade e se respeita os Direitos Humanos.
Nas palavras do apóstolo Paulo encerro as minhas palavras. “CUMPRI A MISSÃO. COMBATI O BOM COMBATE. GUARDO A FÉ…. MUITO OBRIGADO.”
Encerrei um ciclo de minha vida e fui instigado a lançar-me a um novo desafio. Em que pese nunca ter me envolvido durante minha carreira em atividades político partidárias, fui convidado por várias pessoas da comunidade a lançar-me em uma pré candidatura a vereador da minha amada Canoinhas, “a princesa gentil do planalto”. Desafio aceito. Inicio uma nova jornada…”