Confira o que foi destaque nesta semana no JMais

SESSÕES AO VIVO
Após seis meses de tramitação pelas comissões técnicas, vereadores tresbarrenses aprovaram em dois turnos o projeto de resolução nᵒ001/2013 que, desde sua promulgação no dia 14 de abril, deu origem a Resolução nᵒ034.
Pela nova Lei, a Câmara Municipal fica autorizada a transmitir ao vivo as sessões ordinárias e extraordinárias realizadas no plenário da Casa.
A Resolução também prevê a publicação das matérias no portal da Câmara, na internet, com 48 horas de antecedência de cada uma das duas reuniões semanais. “Uma maneira de deixar à disposição das pessoas, para eventuais consultas, a ordem do dia contendo indicações, requerimentos e os projetos que vão para votação”, explicou Ernani Wogeinaki Júnior (PSB), autor do projeto que deu origem a lei.
O projeto foi votado de forma definitiva na noite da quarta-feira, 9. A Resolução, promulgada pela presidência, acrescenta o parágrafo 4º ao artigo 158 do Regimento Interno da Câmara.
Além de garantir a transparência dos trabalhos legislativos, as transmissões visam democratizar a informação e aproximar a Câmara dos cidadãos. “Bastará ter acesso à internet para que as pessoas possam acompanhar a atuação dos vereadores, aquilo que vem sendo debatido na Casa de Leis e ter conhecimento das matérias em trâmite”, disse o vereador Ernani Júnior.
A ideia de se transmitir as sessões via internet, através do site da Câmara, está fundamentada em experiências bem sucedidas em outros municípios do País, Estado e até da região. Nesse contexto, o vereador citou o exemplo da Câmara de Canoinhas, onde as transmissões já ocorrem desde o ano de 2010 e com um grande número de acessos. “Temos que nos espelhar em bons exemplos e adaptá-los à nossa realidade”, frisou.

STRADA FURTADA
Na manhã de sexta-feira, 11, no Km 5 da BR-116, em Mafra, a Polícia Rodoviária Federal abordou uma camionete Fiat Strada, placas de Lages, com dois ocupantes.
Durante a verificação, os policiais descobriram que o veículo tinha sido furtado no dia 17 de março deste ano na cidade de Lages.
O passageiro informou que estava de carona e não conhecia o condutor. O motorista, por sua vez, sem portar documentos pessoais, identificou-se como sendo outra pessoa.
Durante a conversa, o motorista se passou por três diferentes pessoas, dificultando o trabalho da Polícia.
A dupla foi presa em flagrante e encaminhada para a Polícia Civil em Mafra pelos crimes de receptação e identidade falsa.
O Instituto Geral de Perícias (IGP) está tentando confirmar a identidade do motorista, mas acredita que se trata de pessoa foragida da Justiça.

DELEGADO EXONERADO
Rui Orestes Kuchnir não responde mais pela Delegacia Regional de Canoinhas. O cargo está vago até que um novo nome seja designado pela Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.
Por enquanto, o delegado responde pela Divisão de Investigação Criminal (DIC), mas sua lotação oficial está em Itaiópolis. Kuchnir disse ao JMais que aguardará a chegada do novo delegado regional para tomar um posicionamento, mas que, a princípio, pretende ficar à frente da DIC.
Canoinhas tem hoje três delegados. Além de Kuchnir, Lauro Langer Junior responde pela Delegacia da Mulher, da Criança e do Idoso e Osmar Simplício de Amorim responde pela Delegacia de Comarca.
Com a chegada do novo delegado regional, a Delegacia passa a contar com quatro delegados, mas, segundo Kuchnir, pelo tamanho da Comarca, Canoinhas comporta até cinco delegados.
Kuchnir não comenta os motivos da exoneração, mas o JMais apurou que uma mensagem que circulou na rede interna da Polícia Civil levou-o a perder o cargo. Na mensagem, Kuchnir reclamou de não ter recebido horas extras nem o plus salarial condizente a sua função. A alta cúpula da Polícia Civil não teria gostado do comentário do delegado e teria dito a ele que como cargo de confiança do governo, ele não poderia criticá-lo.
Apesar de Kuchnir ser delegado concursado, a função de chefe regional é comissionada.
Bastante tranquilo, Kuchnir disse que irá se limitar a cumprir suas funções burocráticas na DIC. “Perderam um delegado e ganharam um funcionário público”, afirmou.

ACIDENTE COM MORTE
Juliana Maria Angelica, de 41 anos, morreu em um acidente na BR 476, em São Mateus do Sul, na madrugada de sábado, 12.
O acidente envolvendo um Fiat Uno, placas de São Mateus do Sul, e um Gol, placas de São Mateus do Sul, aconteceu próximo da empresa Incepa.
Outras cinco pessoas ficaram feridas.
O motorista do Uno, João Altamir Cordeiro, 39 anos, teve ferimentos leves, assim como o motorista do Gol, Augusto Oleinik Kaczorowski, 25 anos.
Luis Fernando Coelho Risque, 23 anos, também teve ferimentos leves.
Alessandra Soares, 21 anos, teve ferimentos considerados graves e seu caso inspira cuidados.
Elizeu Murawski Juawski, 25 anos, também teve ferimentos graves e segue internado no Hospital de São Mateus do Sul.
A Polícia Rodoviária Federal não soube informar em quais carros as vítimas estavam e nem as circunstâncias do acidente que, segundo a PRF, serão investigadas.

IRINEÓPOLIS CAMPEÃ
No sábado, 12, aconteceu em Guaramirim a primeira etapa do Campeonato Estadual juvenil e adulto de Karatê, que reuniu atletas de 15 cidades. Os alunos da academia de Irineópolis defenderam o título de Campeões, conquistado no ano de 2013 e mais uma vez sagraram-se primeiros colocados na disputa. O município de Içara ficou com o segundo lugar e Guaramirim em terceiro.
O próximo compromisso dos atletas de Irineópolis será a participação no Campeonato Internacional de Karatê, que está sendo realizado na cidade de Foz do Iguaçu até o dia 18 deste mês. O campeonato contará com a participação de mais de 30 países da Europa, América, África e do Oriente. Para o coordenador da Academia de Irineópolis, professor Renato Lenartowicz, a competição será muito difícil, mas oportunizar a participação dos atletas do projeto social da prefeitura de Irineópolis em um evento de tal magnitude já é motivo de orgulho para a cidade.
A Administração de Irineópolis tem apoiado e incentivado as atividades da academia por meio de incentivo financeiro e técnico.
PAIXÃO
Aconteceu nesta sexta-feira, 18, a tradicional encenação da Paixão e Morte de Cristo, na localidade do Salto d’Água Verde, em Canoinhas. A organização fala em 15 mil espectadores em uma estimativa inicial. No ano passado, foram 9 mil espectadores.
Veja galeria de imagens:
[slideshow id=22]