Confira o que foi destaque no JMais:
Foi sepultado na manhã desta quinta-feira, 16, no Cemitério Municipal de Canoinhas, o corpo do ex-vereador e atual gestor de Saneamento Básico de Canoinhas, Frederico Valdir Ecker, o Didi.
Ele morreu na manhã desta quarta-feira, 15, vítima de uma parada cardíaca. Ele tinha 48 anos e já havia sido vereador do Município por dois mandatos, além de candidato a prefeito da cidade em 2004.
Didi sentiu-se mal pela manhã e foi levado ao Pronto Atendimento Municipal queixando-se de dores abdominais refletindo na região do estômago. Passou por exames que confirmaram a suspeita de enfarte e foi encaminhado imediatamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Cruz. Na UTI sofreu parada cardíaca que foi revertida pelas equipes, porém na sequência teve outra parada, dessa vez, irreversível.
O velório aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Canoinhas.
Didi foi vereador nas legislaturas de 1997 a 2000 e de 2001 a 2004, presidindo também a Câmara Municipal no ano de 2001. Servidor efetivo do município como contador, exerceu o cargo na prefeitura e também no Poder Legislativo. Foi ainda secretário de Obras de Canoinhas e exercia, atualmente, a função de gestor de saneamento básico do município.
Prefeito Beto Faria (PMDB) se mostrou solidário com a família e lamentou a morte de Ecker, lembrando da importância dele para a consolidação do programa de saneamento básico em Canoinhas.
Vereador presidente Célio Galeski (PR) lamentou a morte do ex-colega de Casa, destacando a trajetória de Didi como servidor municipal e homem público. “Homem capacitado, conhecedor e defensor dos interesses da comunidade. Nossos sentimentos aos familiares”, comentou.
O ex-vereador deixa a esposa Marili e as filhas Rafaella e Gabriela.
Parte da crise financeira que passa o Hospital Santa Cruz será remediada com o repasse de R$ 500 mil originários das sobras financeiras do atual exercício da Câmara Municipal de Canoinhas.
A iniciativa de antecipar a devolução do duodécimo à prefeitura, como forma de socorrer a entidade, foi anunciada pelo vereador presidente Célio Galeski (PR), durante evento no plenário da própria Câmara, na semana passada, e que debateu o cenário de dificuldades que os hospitais filantrópicos do Estado têm enfrentado para manter os atendimentos à população.
A votação definitiva do projeto de lei que autoriza o repasse acontecerá às 19h da próxima segunda-feira, 20. Por meio de proposta apresentada por Renato Pike (PR) e apoiada pelos demais vereadores, a sessão será de forma itinerante e realizada nas dependências do hospital. A entrega do cheque à direção da entidade deve acontecer no dia seguinte a aprovação da matéria.

A Justiça determinou na sexta-feira, 10, que dois delegados de polícia que atuavam em Mafra retornem à cidade por terem se transferido para outras cidades “a pedido deles próprios e por interesses pessoais”, conforme o Ministério Público. A decisão é de primeira instância e cabe recurso.
Segundo o MP, as mudanças “prejudicaram o sistema policial de Mafra”. O promotor responsável pela ação civil pública na 2ª Promotoria de Justiça de Mafra, Rodrigo Cesar Barbosa, diz que pelo menos mil investigações estão sem conclusão após as transferências.
“Um dos delegados está há um ano fora e o outro, há três meses. Não há delegado titular na cidade, delegados de outros municípios apenas despacham em Mafra, o que prejudica a investigação”, diz Barbosa.
Pela decisão, devem retornar a Mafra os delegados Rodolfo Farah Valente Filho, que atualmente atua em Balneário Camboriú, e Sergio Roberto de Sousa, que está em Lages. Ao portal G1, o delegado Rodolfo Farah informou que está em férias e que não foi comunicado da decisão.
Segundo a assessoria de imprensa da Polícia Civil, a Delegacia Geral somente irá se pronunciar oficialmente após receber a ação judicial do MP. Todas as transferências são feitas após a autorização administrativas do órgão.
A Polícia Civil de Caçador prendeu três jovens, de 23, 24 e 25 anos, acusados da morte de uma mulher de 45 anos. Elenir Aparecida Ribeiro morreu no dia 3 de março, em casa, depois de ingerir uma dose fatal de medicamento.
A principal suspeita do crime é a filha dela, Valéria Ribeiro da Silva, 23 anos. A jovem teria contado com ajuda do ex-namorado Leandro Matheus Alves Negretti, 24 anos, e da prima Priscila de Fatima Ribeiro, 25 anos.
De acordo com o delegado regional de Caçador, Fabiano Locatelli, Valéria teria planejado a morte da mãe. A investigação apurou que a jovem queria reatar com o namorado Leandro, mas ele se recusava a retomar o relacionamento pelo fato de Valéria ter de cuidar da mãe com problemas de saúde. Diante disto, ela teria resolvido matar Elenir.
Locatelli revelou que Valéria teria conseguido o medicamento com Leandro que é personal trainer em uma academia da cidade.
A acusada viu a mãe agonizando por três horas até morrer, de acordo com o delegado. Depois a filha acionou os Bombeiros Voluntários, mas a vítima já estava morta. A causa do óbito acabou sendo atestada como infarto.

Investigação da Polícia Federal culminou na prisão de 17 integrantes de uma quadrilha que em março deste ano assaltou as agências dos Correios de Três Barras, Mafra e Papanduva.
A investigação da Polícia Federal de Joinville, que começou no fim do ano passado e culminou com a Operação Tabellarius, na manhã desta quinta-feira, 16, reunindo pelo menos 20 nomes de suspeitos, todos de Joinville, e a maioria deles mora nos bairros Vila Nova e Morro do Meio, na zona Oeste da cidade.
Segundo o delegado Alessando Vieira, quase todos os integrantes tinham condenação ou estavam sendo procurados por outros crimes. A idade média dos integrantes fica entre 22 e 23 anos. Os nomes não foram revelados.
Um deles, um adolescente, estava presente em pelo menos três dos assaltos a agências dos Correios feitos nos últimos meses no Norte do Estado.
Há, também, a suspeita de que parte do grupo tenha ligação com as facções criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Primeiro Grupo Catarinense (PGC), que controlam o tráfico de drogas e têm suas estruturas montadas dentro de prisões.
Dos 20 investigados, 17 tiveram mandados de prisão expedida pela Justiça. Um deles foi preso no interior do Tocantins, dentro de um ônibus. Ele saiu na tarde de quarta-feira de Joinville com destino a Belém (PA).
“entravam nas agências de Correios, em dupla, com boné e óculos escuros para não serem reconhecidos pelas imagens das câmeras, rendiam funcionários e clientes e levavam o dinheiro. Na saída, usavam geralmente um carro roubado na noite anterior, que era abandonado em seguida para que eles fugissem em um carro regularizado”, disse o delegado Vieira ao jornal A Notícia.
Ao todo, foram elucidadas as autorias de cerca de 20 assaltos diferentes, que resultaram em prejuízo de mais de R$ 600 mil aos Correios.
O nome da Operação remete a um antigo funcionário do império romano encarregado de portar e entregar correspondências, o Tabellarius.
Todos os presos vão responder por associação criminosa (formação de quadrilha) e roubo qualificado (com uso de violência).

Foi encontrado nesta quinta-feira, 16, o corpo de Adauto Afonso de Lima. Ele estava desaparecido desde 14 de maio. Adauto era morador da localidade de Rio dos Poços, no interior de Bela Vista do Toldo. Ele saiu da casa onde morava com a esposa, com um saco onde colocou algumas peças de roupa e sem dizer para onde iria.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Bela Vista do Toldo fez uma campanha para tentar localizar o senhor, mas sem sucesso.
Nesta quinta, populares encontraram o corpo na localidade de Valinhos, interior de Canoinhas.
O corpo já estava em avançado estado de decomposição. O Instituto Geral de Perícias deve apontar a causa da morte.
Preliminarmente, o perito criminal do IGP, Marcelo Mello, disse que não havia sinais violência e que, possivelmente, a causa da morte foi natural.
Na manhã desta quinta-feira, 16, aconteceu a inauguração oficial do Serviço de Atividades Técnicas (SAT), do Corpo de Bombeiros, em Irineópolis.
A solenidade contou com a presença do prefeito Juliano Pozzi Pereira, de sua vice, Circe Neppel Sfair, de secretários da equipe de governo do município, vereadores e de empresários locais.
De acordo com o prefeito Juliano, principal idealizador da vinda de uma unidade do Corpo de Bombeiros à Irineópolis, a conquista é um sonho antigo da comunidade e dá início ao processo para a implantação futura de um quartel do Corpo de Bombeiros no município.
O posto de atendimento funciona nas quintas-feiras com uma equipe para atender a população, especialmente engenheiros, contadores e empresários que precisam de serviços específicos do Corpo do Bombeiro, como liberação de alvarás, entre outros.
A unidade facilita a comunicação com o Corpo do Bombeiro, tendo em vista que antes, a população precisava se deslocar até Porto União para ser atendida. O espaço foi cedido pela prefeitura para utilização dos bombeiros.
Além da inauguração aconteceu também a entrega de equipamentos adquiridos com recursos do Fundo de Reaparelhamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom) de Irineópolis.
A cidade de Três Barras quebrou novo recorde negativo de temperatura na madrugada desta segunda-feira, 13, na região. Foram -5,3ºC, menor temperatura registrada neste ano no Planalto Norte. Major Vieira e Porto União registraram -4,6ºC. Já Canoinhas e Itaiópolis, -4,4ºC.
O ar polar mantém o frio intenso em Santa Catarina nesta segunda-feira, 13, com geada generalizada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, e isolada nas demais regiões, incluindo o Litoral. A temperatura segue negativa na noite e madrugada nas áreas mais altas do Estado, variando de – 1°C a – 4ºC no Planalto Sul e Norte.
A partir desta terça-feira, 14, o frio intenso diminui gradativamente.

Moradores das comunidades de Rio dos Pardos, Barra Mansa, Taquarizal, Serra das Mortes, Pinheiros, Alto dos Pinheiros, Santa Emídia, Rio D Areia do Meio e Barra Mansa estão cansados de promessas políticas e um jogo de empurra com relação à SC-303, rodovia que liga Canoinhas a Timbó Grande.
Mais de 50 pessoas deixaram suas casas na noite fria desta segunda-feira, 13, em Rio dos Pardos, para traçar metas que devem ser apresentadas ainda nesta semana em reunião na Agência de Desenvolvimento Regional em Canoinhas.
A reunião aconteceu no pavilhão de festas da comunidade.
Os moradores definiram que na próxima segunda-feira, 20, vão se reunir com o secretário regional Ricardo Martin, prefeito de Canoinhas Beto Faria e prefeito de Bela Vista do Toldo, Gilberto Damaso, para cobrar ações efetivas. “Somos mais de 4 mil moradores, queremos uma resposta, chega de enrolação, de promessas e jogo de empurra, queremos melhorias, pedras na estrada e condições boas para andar”, desabafou um morador.
O secretário regional chegou a prometer na manhã desta segunda feira, 13, para um dos coordenadores do movimento, Sandro Niezelski, que nesta terça feira, 14, máquinas, material e homens iriam começar as melhorias no trecho. Outro morador, Ronaldo Zielinski, enfatizou que deveria se fazer uma comissão e cobrar um pouco mais. “Prometeram 50 ou 80 mil reais para a comunidade, e onde que foi essa verba? Em melhorias aqui não veio”, lembrou ele fazendo referência a uma verba prometida há anos.
Ainda durante a reunião foi lembrado que uma empreiteira iniciou melhorias, logo depois do último bloqueio da estrada feita por moradores há poucos meses, mas logo em seguida abandonou os trabalhos alegando falta de pagamento pelo Governo do Estado através da SDR na época. A comunidade mandou avisar: “Se não melhorarem vamos bloquear em diversos pontos da estrada por dez ou quinze dias até que atendam as reivindicações”.
Martin disse ao JMais, que falta licitar a conclusão da obra e que por isso as obras foram interrompidas. Nova licitação deve ocorrer na próxima semana.
A 2ª Vara Cível de União da Vitória decretou a indisponibilidade de bens do espólio do dono da empresa de transporte responsável pelo ônibus que se envolveu em um grave acidente em 14 março de 2015, na Serra Dona Francisca. O veículo partiu de União da Vitória rumo a Guaratuba, litoral paranaense, com 58 passageiros, além do motorista, quando saiu da pista em um trecho da rodovia SC-418 e caiu em uma ribanceira. Em consequência, 51 pessoas morreram e oito ficaram feridas.
A liminar judicial atende ação coletiva movida pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca, que tem atribuições na área de defesa do consumidor. De acordo com a ação ajuizada pelo Ministério Público do Paraná, no momento da tragédia, o ônibus estava em alta velocidade, “circunstância agravada pela perda momentânea e repentina da eficiência do sistema de frenagem, em razão de conduta imprudente do motorista, que não se utilizava corretamente dos dispositivos de redução de velocidade desde o início do declive”. Além disso, não havia cintos de segurança no coletivo, o veículo estava com número excedente de passageiros (tinha capacidade para 50 pessoas, mais o motorista) e não estava registrado no Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Paraná ou habilitado perante a Agência Nacional de Transportes Terrestres – logo, não autorizado para executar a viagem. O dono da empresa era também o condutor do coletivo e morreu no acidente.
O MP-PR pleiteou a indisponibilidade de bens do espólio do empresário, em R$ 30 milhões, até a sentença final relativa ao caso, para garantia de eventuais indenizações a todos os que direta ou indiretamente tiveram prejuízos com o ocorrido. A Justiça acatou integralmente o pedido liminar.

Depois de mais de um ano de discussões, os Sindicatos Patronal do Comércio Varejista de Canoinhas e Região (Sindilojas) e dos Empregados do Comércio de Canoinhas assinaram acordo sobre a convenção trabalhista válida para os anos de 2015 a 2017. O acordo vale para os funcionários do comércio das cidades de Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Santa Terezinha e Três Barras.
Pelo acordo fica estabelecido piso de R$ 1.022 para o ano de 2015. Já para o período de janeiro a abril de 2016, o piso foi fixado em R$ 1.100 e de abril em diante, o piso passa a ser de R$ 1.124. Segundo o presidente do Sindilojas, Carlos Burigo, o efeito da convenção é retroativo, mas a maioria do comércio da região já vinha pagando reajustes iguais ou acima do piso como forma de evitar um rombo nas contas para repor salários de mais de um ano. “O Sindicato Patronal procurou atender o máximo das reivindicações dos empresários, sempre conciliando com os interesses dos empregados, que tiveram direitos garantidos, visando o melhor relacionamento entre patrão e empregado”, disse o Sindilojas em nota.
O acordo põe um fim na batalha travada entre os Supermercados Bruda e o Sindicato dos Empregados do Comércio. Funcionários da rede de supermercados chegaram a fazer manifestação em frente ao Sindicato pedindo que aceitassem o acordo de reajuste proposto pela rede. Com a assinatura da convenção, a rede pode pagar qualquer valor, desde que seja igual ou acima do piso definido.
O acordo definiu, também, que os supermercados podem abrir por meio expediente em dias de feriado, questão que era um impasse até então. Somente o Queluz, que tinha fechado acordo com Sindicato de outra região onde tem filial, é que podia abrir com mão de obra contratada. Agora, todos os supermercados podem abrir por meio expediente em feriados, desde que respeitem as leis trabalhistas. O acordo vale até 3 de maio de 2017, feriado municipal em Canoinhas.
O horário especial de natal terá acordo coletivo de trabalho separado, que posteriormente, em conjunto com as Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de abrangência do Sindilojas, realizarão pesquisas para sugestões do horário de funcionamento.