Bela Vista deve ter quatro candidatos a prefeito; Major Vieira deve ter três

A uma semana do fim do prazo para convenções partidárias, negociações seguem intensas nas quatro cidades que compõem a comarca de Canoinhas                    

Bela Vista do Toldo caminha para ter quatro candidaturas. Prefeito Gilberto Damaso (PMDB) tenta dissuadir Carlinhos Schiessl (PSD) da ideia de concorrer contra ele. àra tanto, ofereceu a vice ao ex-vereador, mas Damaso mesmo admite que Carlinhos parece irredutível na decisão de disputar a prefeitura na cabeça. Seu parente, Eraldo Schiessl (PP), atual vice-prefeito, também deve oficializar candidatura tendo Trajano Preto (PDT) na vice.

Na quarta posição, está o ex-prefeito Adelmo Alberti (PSDB), que reafirma não haver nenhum impeditivo legal que impeça sua candidatura. A vice de Alberti deve ser ocupada por Maria Lessak (PR) ou Mauro Falkievicz (DEM). Maria foi candidata derrotada por Damaso na eleição passada.

MAJOR VIEIRA

Major Vieira, onde três chapas se encaminham. Uma discussão no fim de semana pôs fim à lua de mel entre PSB e PSDB e Narciso Woichiecoski (PSB) mudou de lado. Será, agora, candidato a vice de Osmar Ruthes (PP), que aparece como a terceira via da disputa major-vieirense. Ruthes é comerciante e foi vereador e vai disputar a prefeitura com Adilson Lisczkovski (PSDB) e Orildo Severgnini (PMDB). Silvio Kizema (PSD) será o vice de Adilson e Francisco Juraszek (PMDB) será vice de Orildo. PMDB tem apoio do PR e DEM.

BETO E PIKE

A confirmação de que Renato Pike (PR) será o vice de Beto Passos (PSD) na disputa pela prefeitura de Canoinhas já era esperada pelo PMDB, que sentia faz tempo que Pike andava pulando a cerca para dormir na cama da oposição. Tanto que o partido não esperou a confirmação para articular uma forma de implodir a aliança. Sem condições de interferir diretamente, o partido de Beto Faria tem estimulado uma terceira via no PSB. Há dias Passos tem tentado conversar com Alexey Schweh, o Porcão, mas sem sucesso. Alexey, frise-se, foi seu candidato a vice na eleição passada. Ressaltando esse fato, há gente dentro do PMDB que avalia que Sachweh tira muito mais votos de Passos do que de Faria.

Oficialmente, no entanto, o PMDB diz que o PSB já empenhou apoio à candidatura de Faria. Fontes ligadas ao partido dizem que, inclusive, a vice do prefeito foi oferecida a Sachweh ou à Norma Pereira, outra estrela do partido. Wilson Pereira, no entanto, garante que segue vice de Faria na disputa pela reeleição. O PMDB já dá como certo o apoio do PDT, PSC e do PSDB.  O PSD fechou com PR, PP, PSDC, PPS, PRB, Solidariedade, PTB e PDT.

 

>> Nem bem Renato Pike confirmou a coligação com Passos, os peemedebistas de alto escalão já começaram a pressionar Faria a exonerar todos os indicados do PR e do PSD que ainda estão no Governo. Acham inadmissível que o prefeito tolere simpatizantes dos adversários dentro da prefeitura.

 

Chapa oriental

Para Luis Shimoguiri (PR), a chapa com Gilson Nagano (PSD) está fechada. Para Nagano, nem tanto. “Temos uma intenção de compromisso”, afirma Shimoguiri, pisando em ovos para não afugentar de vez Nagano, que tem fugido das perguntas da imprensa, mas que ontem cedo disse à jornalista Priscila Noernberg, deste CN, que ainda não fechou com ninguém.

O PSD já fechou com PSB, Solidariedade e PDT. O PP, de Emílio Gazaniga, fechou com DEM – que sacramentou Joel da Cruz como candidato a vice na chapa nesta semana -, PMDB e PT. Ao que tudo indica, a exemplo de Canoinhas, Três Barras terá dois candidatos a prefeito.

 

coluna 2Mal efetivaram a parceria, Beto Passos (PSD) e Renato Pike (PR) já começaram a trabalhar. Ontem passaram a tarde juntos discutindo estratégias de campanha. Já estão articulando a equipe que vai trabalhar com eles nos próximos meses e definiram como será o material de campanha.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                           

PERGUNTA PERTINENTE

Aos prefeituráveis: como governar sem dinheiro prefeituras em crise?

 

“Isso é provocação e incitação ao tumulto”

do presidente do TRE-SC, César Augusto Minoso Ruiz Abreu, afirmando que vai denunciar o movimento O Sul é o Meu País, que prega a separação do Sul

 

 RÁPIDAS

ELEIÇÕES 2016: As convenções começaram antes em Três Barras. Depois da reunião que confirmou a dobradinha Gazaniga/Joel, o PR de Shimoguiri se reúne neste sábado, 30. O PSD de Nagano no domingo.

 

PRAZO FINAL: Em Canoinhas, tudo para a última hora. O PMDB só faz convenção na sexta-feira, 5, das 19 às 22h. PSD  e PR um dia antes.

 

CONVENÇÕES: É bom lembrar que os partidos têm mais 10 dias para homologar as candidaturas, ou seja, nesse prazo as coisas ainda podem mudar.

 

R$ 106 MIL: é o valor que pode chegar a multa para quem divulgar enquetes eleitorais. Só estão permitidas as pesquisas, registradas na Justiça Eleitoral.

 

PRÓ-IMPEACHMENT: Mafra e Porto União terão protesto contra a presidente afastada Dilma Rousseff neste domingo.

 

94%: das eleições majoritárias em SC terão candidatos do PMDB.

 

 

 

Rolar para cima