Confira o que foi destaque no JMais

No sábado, 23, concentraram-se no Centro de Eventos Milton Miguel, no distrito do São Cristóvão, em Três Barras, o Partido Progressista (PP) e seus coligados, para confirmar os nomes que concorrerão ao cargo de prefeito e vice.
Emílio Gazaniga (PP) juntamente com Joel da Cruz (DEM) são os pré-candidatos confirmados pela coligação majoritária “100% Três Barras”. A dupla contará com o apoio do atual prefeito Elói Quege (PP), que pretende se afastar do cargo para se dedicar à campanha.
O pré-candidato a prefeito agradeceu os apoiadores e enalteceu a escolha de Joel da Cruz como seu vice. “A escolha de Joel significa meu grande agradecimento aos amigos e apoiadores que batalharam e incentivaram minha pré-candidatura, e juntos vamos dar continuidade aos projetos do Elói e fazer um trabalho ao alcance da expectativa dos tresbarrenses”, afirma Gazaniga.
A reunião afasta os comentários de que Joel seria preterido a seu pai.
A coligação 100% Três Barras, até então composta pelos partidos PP, PT, PMDB e DEM, também aproveitou a Convenção para anunciar os nomes dos pré-candidatos ao cargo de vereador e realizar sorteio de seus números.
Vereador Renato Pike (PR) será candidato a vice-prefeito de Canoinhas na chapa encabeçada por Beto Passos (PSD). A decisão foi anunciada ao governador Raimundo Colombo (PSD) em reunião realizada no domingo, 25, na Casa d’Agronômica, em Florianópolis.
Com a decisão anunciada por Pike, Wilson Pereira (PMDB) está confirmado como candidato a vice na chapa liderada por Beto Faria (PMDB). A convenção do PMDB deve ocorrer em 5 de agosto, a exemplo da convenção do PSD, que deve homologar o nome de Passos.
A decisão de Pike só foi anunciada nesta quinta-feira, 28, mas desde a semana passada eram fortes os rumores de que ele se aliaria a Passos, recusando as inúmeras propostas feitas pelo PMDB. Em reunião do diretório do PR na quarta-feira, 20, os membros do diretório se colocaram favoráveis a aliança com o PSD, mas deixaram nas mãos de Pike a decisão.
Pike, por sua vez, já havia participado de várias reuniões com Passos e membros do PSD. Deputado Antonio Aguiar (PMDB) chegou a intermediar algumas dessas reuniões, prometendo apoio à chapa.
Em junho, respondendo a questionamento do JMais, Beto Passos disse que “o candidato a vice-prefeito convidado por mim e pelo PSD é o vereador e empresário Renato Pike do PR, as conversações são bem otimistas, mas em eventual declínio do convite, temos nomes para concorrer com chapa pura, ou ainda outros nomes de outros partidos que estarão conosco. Mas, tenho convicção que a dupla para a chapa majoritária está consolidada.”

Vítima da crise econômica que assola o País e que levou os Municípios a encolherem receitas, o prefeito de Canoinhas, Beto Faria (PMDB), viu a gestão fiscal do Município piorar durante seu mandato. É o que mostra o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF), divulgado nesta sexta-feira, 29. O índice é divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e contempla 4.688 Municípios brasileiros analisando itens como receita própria, gastos com pessoal, investimentos, liquidez e custo da dívida.
Segundo o economista-chefe da Firjan, Guilherme Mercês, a crise municipal reflete o cenário dos estados e da União. “Na verdade, essa deterioração fiscal foi aparecendo em sequência nos níveis de governo.”
De acordo com o estudo, 87,4% das prefeituras brasileiras apresentam situação fiscal entre difícil e crítica, com base nos dados de 2015. “Nove em cada dez prefeituras estão em situação difícil ou crítica e quase um terço delas se mostra em uma situação crítica, ou seja, à beira da falência”, acrescentou Mercês.
Canoinhas ocupa a 93ª posição entre os 295 Municípios catarinenses. O item no qual apresenta maior fragilidade é justamente a receita própria (0,4457 num ranking que vai de 0 a 1). Apesar da piora nos últimos anos, a cidade está à frente de grandes pólos econômicos como Jaraguá do Sul (95ª posição em SC) e Blumenau (180ª posição).
Em 2009, quando Leoberto Weinert (PMDB) administrava o Município, Canoinhas atingiu a melhor posição da década passada no ranking (0,6804), sempre enquadrada no conceito B. Desde o primeiro ano do mandato de Faria, passou ao conceito C. O ano de 2013 foi o pior (0,4636), apresentando leve melhora em 2014 (0,5856) e 2015 (0,5843). Desde 2009, no entanto, vem caindo a receita do Município, tendo leve melhora no ano passado, quando saiu do pior conceito (D) para o conceito C.
Desconsiderando as 18 cidades que não enviaram dados ao Tesouro Nacional (incluindo Major Vieira e Porto União), Bela Vista do Toldo é a penúltima cidade com pior índice de gestão fiscal em SC. Perde somente para Urubici. A série histórica mostra o caos provocado no Município no ano passado, quando atingiu média 0,1977 no ranking. Em 2006, essa média era de 0,6106, melhor ano da década passada.
Três Barras também está entre as piores, na posição 272 no Estado.

O fogo que atingiu o coreto da praça Oswaldo de Oliveira por volta das 19 horas desta quinta-feira, 28, não comprometeu o assoalho.
As labaredas começaram pelo assoalho e foram apagadas pelos bombeiros. A Polícia Militar fez levantamento fotográfico e ajudou a controlar as pessoas que se aglomeravam ao redor.
Segundos os bombeiros, os primeiros dados foram coletados na manhã desta sexta-feira, 29. O material foi remetido ao Instituto Geral de Perícias, que tem 30 dias para emitir parecer.
Os bombeiros acreditam que andarilhos que costumam dormir no local possam ter feito uma fogueira debaixo do coreto. Quando os bombeiros chegaram, jogaram água nas chamas, o que provocou um curto-circuito. A Celesc, imediatamente, desligou a energia no local.

O Ministério Público pediu a exumação do corpo de Alcindo de Jesus Reichardt, de 70 anos, encontrado morto com um tiro na orelha direita deitado em sua cama na casa que dividia com a segunda esposa na localidade da Gralha, interior de Bela Vista do Toldo, em agosto de 2013. A princípio, Reichardt foi sepultado como vítima de suicídio.
Perícia realizada em setembro do ano passado, no entanto, atestou que ele não se matou. “O caso tem vários parâmetros, foi bastante complicado. Discuti com médicos, participei de simpósios sobre o assunto e conversei com especialistas em respingos de sangue”, explica o perito Marco Antonio Bubniak, para quem não resta dúvidas de que Reichardt não se matou. O perito frisou, em entrevista ao JMais logo após a divulgação da perícia, que não aponta suspeitos, apenas que, definitivamente, Reichardt não se matou. “Tudo que levantei e apontei tem uma explicação”, frisa.
Bubniak diz que a posição da arma e dos braços da vítima, além da falta de vestígios de sangue nas mãos, são elementos contundentes que atestam sua tese. “Não existem manchas de retorno de sangue nas mãos da vítima”, arremata.
Os filhos do primeiro casamento de Reichardt nunca aceitaram a tese de suicídio. Uma semana antes eles tinham passado o dia dos pais ao lado de Reichardt, e disseram que o pai aparentava estar muito bem e feliz. O Instituto Geral de Perícias (IGP) começou a trabalhar com novas hipóteses e chegou à conclusão que foi encaminhada ao Ministério Público.
A perícia foi considerado um grande passo no processo, segundo a família, mas Alcindo de Jesus Reichardt Junior, que iniciou uma verdadeira batalha para ver a perícia concluída, reclama da morosidade do Judiciário em dar andamento ao processo.
Até agora só se sabe que o MP pediu a exumação do corpo a fim de comprovar se a bala que entrou na cabeça da vítima saiu de sua arma, encontrada sobre o peito de Reichardt. Somente depois de autorizada a exumação e do laudo ficar pronto é que o MP vai decidir se oferece a denúncia à Justiça.
Quando Reichardt morreu, estava somente com sua esposa em casa. Uma de suas filhas, que vivia com o casal, estava internada no Hospital Santa Cruz, em Canoinhas, para dar à luz. Essa filha telefonou para um dos irmãos, que mora em Joinville, pedindo que ele mandasse alguém para ver o pai. Outro irmão, que mora em Bela Vista do Toldo, foi acionado para ir até a casa. Chegando lá, o filho de Reichardt buzinou várias vezes em frente à casa até que foi atendida pela esposa do pai que disse que ele estava dormindo. Ela teria ido acordá-lo quando se deparou com ele morto. A mulher diz não ter ouvido o tiro que matou Reichardt. Peritos dispararam cinco tiros dentro da casa e o estampido foi ouvido a uma distância bem maior que o entorno da casa.
O Grêmio Entre Rios ergueu a taça do Campeonato do Interior de Canoinhas vencendo o Cruzeiro de Santa Emídia pelo placar de 2 a 1 no final de semana passado pela categoria titular.
Já na categoria Aspirantes, a equipe do Avaí derrotou a equipe de União São João por 4 a 2.

Em Fraiburgo, o termômetro marcava 2 graus quando foi autorizada a largada para o primeiro dia de prova do Rally Transcatarina 2016. A geada foi impiedosa, mas embelezava a grama… A neblina ainda se fazia presente e o frio judiava dos participantes! Mas, às 7h30, todas as duplas estavam alinhadas para dar início à competição que teve como destino a Canoinhas. O roteiro teve 286 quilômetros de trilhas técnicas e médias justas de velocidades, porém, devido o piso seco, destacou a falta daquele que, muitas vezes, faz a alegria da “rapaziada”: São Pedro não veio, chuva não teve e, entre tantos obstáculos de percurso, a lama e o barro estiveram ausentes.
O roteiro – que também passou pelos municípios de Lebon Regis e Timbó Grande – adentrou propriedades particulares (as Fazendas Adami e Temasa), destinadas ao cultivo de maçã, grãos (milho e soja) e pinus. Para impor um ritmo forte de disputa, o diretor de prova Weidner Moreira, estabeleceu diversos laços e pegadinhas com várias mudanças de direção e referências próximas, ou seja, um rali bem rápido e dinâmico. Ainda, teve a tradicional travessia do Rio Caçador Grande, que embeleza a região e rende imagens magníficas ao evento.
“Havia muitas trilhas escondidas na mata, se descuidasse, perdia o caminho. Para o pessoal da Máster, o início da primeira etapa foi bem bonita, pois o orvalho cobria os pomares de maçã. Se podemos dizer que tivemos um trecho molhado, foi dentro da plantação de pinus, mas o terreno estava pouco liso. Desta forma, em chão seco, a ‘tocada’ fica na freada e acelerada para manter o tempo de prova, é uma briga constante com o carro e com o hodometro”, contou o navegador Jhonatan Ardigo.

O JMais quebrou recorde de audiência na segunda-feira, 18. Foram 23 mil acessos em um só dia. Foram 24.336 visualizações de páginas do site. Foram 9.961 diferentes dispositivos (computador, tablet, smartphones) diferentes acessando o JMais em menos de 24 horas. Em termos de usuários únicos, o número chega a 7.706. Dests, 33% acessaram o site pela primeira vez. Os dados são do Google Analytics.
Para o editor do JMais, Edinei Wassoaski, o aumento no número de acessos ao site, que vem sendo uma constante, é resultado de um trabalho calcado no jornalismo profissional e objetivo, que busca a informação sempre pautado na agilidade e na veracidade, sem imprecisões. Ele lembra, também, que desde o começo deste mês, o JMais ficou pelo menos 10 vezes mais rápido para ser acessado. Isso se deve ao fato de o site deixar de ser hospedado em um servidor compartilhado. Desde o começo de julho, o JMais tem um servidor exclusivo na Locaweb. O investimento impede que o site saia do ar durante um período intenso de acessos, além, claro, de responder muito mais rapidamente.
Wassoaski frisa que essa agilidade vai ajudar, e muito, na cobertura das Eleições Municipais, quando o site pretende fazer transmissões ao vivo por streaming com entrevistas, debates e a apuração dos votos. Também, em outubro, o JMais deve publicar uma reportagem multimídia sobre os 100 anos do fim da Guerra do Contestado. A grande reportagem é de Wassoaski em parceria com a jornalista Priscila Noernberg, do jornal Correio do Norte. “A popularidade que o JMais tem alcançado só nos impulsiona para criarmos e inovarmos. Vem muita coisa boa por aí”, comemora.