Último dia para convenções: Sexta decisiva para as eleições municipais

Colunista Edinei Wassoaski traça um panorama da região

 

Esta sexta-feira, 5, é o dia que a classe política bem sabe, a eleição se define. Último dia para os partidos fazerem suas respectivas convenções, o que se define hoje aponta quem possivelmente se elege no dia 2 de outubro. Alianças, acertos, coligações… Quem aglomerar mais não só em número, mas principalmente em poder de fogo, caracterizado principalmente em gente disposta a pedir votos e colocar a mão no bolso, leva a melhor.

É certo que os partidos ainda contam com o vácuo de 10 dias do registro das candidaturas para mudar algo. Muitos, inclusive, usam esse vácuo para aparar arestas na proporcional, mas dificilmente na majoritária. É o caso de Canoinhas, que terá a repetição da disputa entre Beto Passos (PSD) e Beto Faria (PMDB). Ontem, o PSD e o PR oficializam a aliança na convenção do PSD, com Renato Pike (PR) na vice. PP, PSDC, PPS, PRB, Solidariedade e PTB  apoiam a aliança.

Hoje, às 19h, o PMDB faz convenção na sua sede para oficializar a candidatura a reeleição de Beto Faria em chapa pura com Wilson Pereira. A candidatura terá apoio do PSC, PSB, DEM, PT, PSC, PDT e do PSDB.

Se não houver mudanças nas chapas, não dá pra dizer que nenhum dos dois sai em franca vantagem, mas é inegável reconhecer o poder de fogo do PR, que hoje tem cinco vereadores e dois suplentes. São sete potenciais arrecadadores de votos que, na maioria, vão tentar a reeleição e, certamente, puxam votos para Passos/Pike. Ademais, o PSD tem mais dois vereadores e três suplentes. Por outro lado, o PMDB tem a máquina administrativa nas mãos e isso diz muito em uma eleição. Tem, ainda, uma militância historicamente aguerrida e uma nominata de candidatos a vereador bastante forte.

Se há um mínimo de equilíbrio nas duas chapas, só a campanha eleitoral nos dará indícios de quem leva essa.

 

 

Sobczack sob pressão

Vereador de Major Vieira, Maurício Sobczack (PP) falou ontem à tarde com a coluna diante de umas 40 pessoas segundo ele próprio. Todos queriam saber dele: “Vai ou não vai?”. Ocorre que Osmar Ruthes declinou do convite para ser candidato a prefeito pelo PP, decidiu ir a vereador. Dada a candidatura pepista como certa, a militância recorreu a Sobczack, considerado o nome mais adequado para a disputa. Sobczack, por sua vez, não quer. “Não sei mais o que faço pra convencer eles (o partido) de que não quero concorrer a prefeito”, desabafou. A militância seguia insistindo e Sobczack negando.

 

>>> Certo mesmo, em Major Vieira, estão as candidaturas do prefeito Orildo Severgnini (PMDB) tendo Francisco Juraszek (PMDB) na vice, e do atual vice-prefeito Adilson  Lisczkovski (PSDB), que também será candidato tendo Sílvio Kizema (PSD) na vice. O PMDB tem apoio do PR e DEM. O PSDB ainda está em conversações com várias siglas e acredita que os ventos ainda mudem nos próximos 10 dias.

 

 

Eraldo e Trajano durante convenção do PP nesta terça, 2/Divulgação
Eraldo e Trajano durante convenção do PP nesta terça, 2/Divulgação
Adelmo Alberti e Carlinhos Schiessl fecharam aliança/Divulgação
Adelmo Alberti e Carlinhos Schiessl fecharam aliança/Divulgação

Bela Vista do Toldo terá três candidatos a prefeito. O ex-prefeito Adelmo Alberti (PSDB) terá Carlinhos Schiessl (PSD) na vice (E). A aliança conta ainda com PSC, PR e PT. O PP oficializou a candidatura do vice-prefeito Eraldo Schiessl tendo Trajano Preto (PDT) na vice (D). Os dois partidos, por enquanto, são os únicos a compor a aliança. O PMDB será o último partido a oficializar candidatura hoje. Gilberto Damaso da Silveira será candidato a reeleição. Seu vice será anunciado na convenção.

 

 

 

 

 

 

 

Mafra

Dez partidos – PSB, DEM, PSD, PDT, PMDB, PSDB, PTB, PPS, PRB e PSC – apoiam a candidatura de Wellington Bielecki (PSD) a prefeito e de Vicente Saliba a vice em Mafra. Bielecki assumiu a prefeitura no ano passado depois da cassação do mandato de Eto Scholze (PT). Geraldo Coelho concorre pelo PP.

 

 

Porto União

Em Porto União, Renato Stasiak, que já foi prefeito da cidade por duas vezes, disputa novamente pelo PMDB em chapa pura com Aloísio Salvatti (PMDB). O PSDB deve lançar o também ex-prefeito Eliseu Mibach e o PSD ensaia a candidatura de Percy Storck. Mibach e Storck devem confirmar ou declinar hoje.

 

 

“O clamor da população foi de que nós estivéssemos juntos”

do candidato a vice-prefeito na chapa de Adelmo Alberti (PSDB), Carlinhos Schiessl (PSD), justificando porque mudou de ideia depois de rechaçar a vice

 

 

PERGUNTA PERTINENTE

Alguma surpresa no derradeiro dia das convenções municipais?

 

RÁPIDAS

SEGUNDO ESPECIALISTAS: A nova legislação eleitoral vai favorecer três tipos de candidatos: os que já têm mandato, aqueles capazes de financiar a própria campanha e nomes lançados por igrejas, sindicatos e estruturas com base eleitoral formada.

 

R$ 9,4 BILHÕES: Foi quanto o Fundo Partidário consumiu dos recursos públicos nos últimos dez anos.

 

20%: desse dinheiro foi para partidos nanicos.

 

INJUSTO: A maior fatia desse dinheiro nas próximas eleições deve financiar candidaturas em grandes cidades, consideradas mais importantes pelos dirigentes, responsáveis por dividir o bolo.

 

APAGÃO: Corre a boca pequena que um candidato a vice-prefeito da região teve de pagar a conta de luz do seu pretendente a prefeito nesta semana.

 

APAGÃO II: O vice ainda teve de gastar saliva para convencer a Celesc a agilizar a religação da energia.

Rolar para cima