O Estado gera 2,8 bilhões de litros/ano. Para garantir uma produtividade de excelência o manejo correto do gado leiteiro é um dos diferenciais. Com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre criação de bovinos para produção de leite, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), promoveu, na última semana, treinamento de manejo de gado leiteiro, em Canoinhas.
A capacitação foi ministrada pela prestadora de serviço em instrutoria, Ivonilda Pires de Morais, que abordou características da cadeia produtiva leiteira, segurança e saúde no trabalho a partir da prevenção de acidentes e os cuidados com o meio ambiente. “Os participantes aprenderam sobre quais são as raças leiteiras e como deve ser desenvolvida a criação e o manejo de terneiras e novilhas”.
Jossiel Kuchnier, de 29 anos, é produtor na comunidade de Valinhos, em Canoinhas, ao lado de sua família. Os pais possuem propriedade rural há mais de 20 anos. Após participar do curso de manejo de gado leiteiro o produtor relatou que está aplicando as orientações recebidas. “Coloquei em prática a questão da alimentação dos terneiros, além da ordenha manual que também interfere na qualidade do leite. Todas as dicas repassadas estão sendo importantes para a melhoria da produtividade”, relatou Kuchnier.
O jovem contou que, constantemente, participa de cursos oferecidos pelo Senar/SC e sente-se gratificado pela oportunidade. “Graças às qualificações que o Senar/SC disponibiliza estou conseguindo mudar a minha vida”.
Conforme a supervisora do Senar/SC na região norte, Carine Weiss Carneiro, são produtores que estão iniciando e, no curso, tiveram acesso às orientações importantes em manejo nutricional, manejo reprodutivo, como controle e prevenção das principais doenças dos bovinos leiteiros, e boas práticas na ordenha.