Clodoaldo Silva acende pira em cerimônia com lendas do paradesporto brasileiro

Um dos grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro na atualidade, Daniel Dias já compete nesta quinta, 8

Alguns dos maiores nomes do esporte paralímpico nacional estiveram presentes na cerimônia de abertura na noite desta quarta, 7, no Maracanã. O nadador brasileiro Daniel Dias surgiu em um vídeo, atravessando uma piscina projetada no centro do estádio. No entanto, a maior honraria coube a outro nadador. Clodoaldo Silva foi o responsável por acender a pira.

Um dos grandes nomes do esporte paralímpico brasileiro na atualidade, Daniel Dias já compete nesta quinta, 8. Outra referência da delegação brasileira, a velocista Terezinha Guilhermina também participou da cerimônia, hasteando a bandeira do Comitê Paralímpico Internacional (IPC). Junto dela, estavam Amaury Veríssimo, treinador da equipe brasileira de atletismo, e a árbitra de bocha Raquel Daffre de Arroxellas, mestre em distúrbios do desenvolvimento.

Uma das grandes perguntas da cerimônia de abertura estava na identidade de quem acenderia a pira paralímpica. Clodoaldo Silva foi o escolhido. O nadador brasileiro, que faz sua última Paralimpíada no Rio de Janeiro, coleciona 13 treze medalhas em quatro edições dos jogos. Clodoaldo recebeu a chama de Ádria Santos, velocista recém-aposentada e atualmente subprefeita da Vila Paralímpica.

Com a tocha em mãos, o nadador aproximou-se da escadaria que dava acesso à pira e olhou para o público, como se perguntasse como subiria com sua cadeira de rodas. Então, a escadaria se abriu e transformou-se em uma rampa e Clodoaldo pode chegar à pira, igual à usada nos Jogos Olímpicos.

Em conversa com a Agência Brasil no dia anterior, na Vila Paralímpica, Clodoaldo mostrava-se muito confortável com a ideia de parar aos 37 anos. “Esta vai ser minha quinta participação paralímpica. É aqui em casa que eu quero pendurar minha sunga, né? Se os jogadores de futebol penduram a chuteira eu quero pendurar a minha sunga, se bem se eu fizer isso eu posso ser preso, né?”, concluiu o nadador em meio a risos.

Os Jogos Paralímpicos 2016 estão sendo transmitidos pela TV Brasil, em parceria com emissoras da Rede Pública de Televisão dos estados. O evento, que ocorre de 7 a 18 de setembro, tem a presença de 4.350 atletas de 178 países, competindo em 22 modalidades.

>> Veja o guia das modalidades paralímpicas

Rolar para cima