Canoinhas melhora nas notas do Ideb

Nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) subiu nas séries iniciais                                             

 

A publicação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) mostra que a região melhorou na Educação. Canoinhas, Irineópolis, Major Vieira e Três Barras tiveram incremento nas notas no comparativo de 2013. Nas séries iniciais, a rede estadual de Irineópolis teve a melhor nota da região: 6.9. Nesta mesma categoria, Canoinhas ficou com 6.5, Major Vieira com 6.3 e Três Barras com 5.5.

A rede municipal de Irineópolis merece destaque também na nota obtida entre as séries iniciais: subiu de 5.9 para 6.7. Três Barras continua com a pior nota no Ideb, embora tenha melhorado. A nota de 2013 para o 4º e 5º anos da rede municipal era de 4.2 e agora cresceu para 5.0.

Os alunos da rede estadual também tiveram desempenho ligeiramente superior: foram do 5.4 para o 5.5. Nas séries finais, Canoinhas teve a melhor nota com a rede estadual: 5.4. A nota de Três Barras também foi a pior neste período escolar: com 4.1.

 

METAS

Embora Três Barras tenha melhorado, o município não conseguiu atingir a meta para 2015. Entre todas as categorias avaliadas, somente a das séries iniciais da rede estadual chegaram à meta. Os outros municípios tiveram bom desempenho e ultrapassaram a nota estabelecida. Canoinhas e Major Vieira já alcançaram a meta para 2021: Canoinhas, na 4º série e 5º ano da rede municipal, e, Major Vieira, na mesma faixa etária, mas na rede estadual.

 

ESCOLAS DE CANOINHAS

7.0 foi a maior nota alcançada por uma escola em Canoinhas: da Escola de Educação Básica Sagrado Coração de Jesus para a 4º série e 5º ano. O Sagrado teve ainda a maior nota nos anos finais: com 6.2 e foi destaque em SC, ficando atrás de duas escolas somente para esta faixa etária. Todas as escolas de Canoinhas tiveram crescimento na pontuação do Ideb. O Grupo Escolar Municipal Xeila Elisabete Cornelsen, do Campo d’Água Verde, foi destaque pelo crescimento: saltou 3,4 pontos, indo de 3,2 em 2013 para 6,6 em 2015. Foi o maior crescimento do Estado entre as escolas de anos iniciais.

     
 4ª série / 5º ano
Meta Projetada IDEB OBSERVADO META PROJETADA
ESCOLAS MUNICIPAIS  2015 2015 2021
EBM ACHILES PAZDA 4.9 6.9 5.7
EBM PRESIDENTE CASTELO BRANCO 5.3 6.7 6.1
GEM PROF.  XEILA CORNELSEN 4.9 6.6 5.7
EBM GUILHERMINA VEIGA FERREIRA 5.2 6.6 6.0
GEM NEY PACHECO DE MIRANDA LIMA 5.0 6.4 5.9
EBM SEVERO DE ANDRADE 5.7 6.3 6.5
EBM ALBERTO WARDENSKI 5.1 6.2 5.9
EBM DR AROLDO C. DE CARVALHO 5.2 6.1 6.0
EBM MARIA IZABEL DE LIMA CUBA 5.6 6.0 6.3
EBM MARIA LOVATEL PIRES 5.7 5.9 6.4
EBM JOSé GROSSKOPF 5.7 5.9 6.5
EBM EVALDO DRANKA 5.0 5.8 5.9
EBM BENEDITO T. DE CARVALHO 4.7 5.6 5.6
GEM REINALDO KRUGER 5.8 ** 6.5
EBM ALZIRINHA DA SILVA CORREA 5.2 ** 6.0
GEM FREI FABIANO GADZINSKI 4.7 ** 5.5
* Número de participantes na Prova Brasil insuficiente para que os resultados sejam divulgados.
** Sem média na Prova Brasil 2015: Não participou ou não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado.
*** Calculado a partir da proficiência média dos alunos nas avaliações estaduais, em decorrência do extravio de provas e impossibilidade do cálculo da proficiência para a Prova Brasil.
Os resultados marcados em verde referem-se ao Ideb que atingiu a meta.

 

 ESCOLAS ESTADUAIS
Meta Projetada IDEB OBSERVADO META PROJETADA
4º E 5º ANOS
EEF SAGRADO CORACAO DE JESUS 6.8 7.0 7.4
EEB JOAO JOSE DE S CABRAL 6.3 6.8 7.0
EEB PROF MANOEL DA S QUADROS 5.8 6.7 6.6
EEB IRMA MARIA FELICITAS 6.1 6.3 6.8
EEB JULIA BALEOLI ZANIOLO 5.4 6.1 6.2
EEB RODOLFO ZIPPERER 5.1 5.6 5.9
EEF GERTRUDES MULLER 4.9 5.3 5.8

 

 

8º E 9º ANOS
Meta IDEB META
ESCOLAS MUNICIPAIS 2015 2015 2021
EBM AROLDO C. DE CARVALHO 5.2 5.6 5.9
EBM BENEDITO T. DE CARVALHO 4.5 5.3 5.3
EBM SEVERO DE ANDRADE 5.2 5.2 5.9
EBM ACHILES PAZDA 4.8 5.2 5.6
EBM MARIA IZABEL DE LIMA CUBA 4.4 5.1 5.2
EBM MARIA LOVATEL PIRES 4.8 5.1 5.6
EBM JOSE GROSSKOPF 5.7 5.0 6.3
EBM ALBERTO WARDENSKI 5.5 ** 6.2
EBM PRESIDENTE CASTELO BRANCO 5.1 4.9 5.8
EBM GUILHERMINA V. FERREIRA 4.7 4.8 5.4
EBM ALZIRINHA DA SILVA CORREA 4.7 ** 5.5
EBM EVALDO DRANKA 4.5 4.1 5.3

 

 

 

8º E 9º ANOS
  Meta Projetada IDEB OBSERVADO META PROJETADA
ESCOLAS ESTADUAIS   2015 2015 2021
EEF SAGRADO CORACAO DE JESUS 6.0 6.2 6.7
EEB JOAO JOSE DE S CABRAL 5.5 5.8 6.2
EEB PROF MANOEL DA S QUADROS 5.5 4.9 6.2
EEB JULIA BALEOLI ZANIOLO 4.8 4.7 5.6
EEB IRMA MARIA FELICITAS 4.7 4.4 5.5
EEB RODOLFO ZIPPERER 4.3 3.5 5.1
EEB ALMIRANTE BARROSO 5.7 ** 6.4
EEF GERTRUDES MULLER 3.8 ** 4.6

 

ESTADO

Santa Catarina é o Estado mais bem avaliado pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos finais do ensino fundamental. O Estado tirou 4,9, seguido de São Paulo, com 4,7. Já nos anos iniciais, SC ficou com média de 6,1 – o segundo melhor índice. O primeiro colocado é São Paulo com 6,2.

O QUE É O IDEB? 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado a cada dois anos, foi criado em 2007 para medir a qualidade das escolas e das redes de ensino no Brasil.

Ele é calculado com a combinação de dois conceitos educacionais importantes: o fluxo escolar (a taxa de aprovação, reprovação e abandono) e o desempenho de estudantes em avaliações que medem o conhecimento em português e matemática, considerados base para para as demais disciplinas do currículo escolar.

As provas que avaliam os estudantes são a Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Saeb avalia, por amostragem, alunos do 5º e 9 º anos do ensino fundamental, e do 3º ano do ensino médio, em matemática e português, de escolas públicas e particulares.

Já a Prova Brasil é um exame nacional de português e matemática aplicado ao 5º  e 9 º anos de escolas públicas.

 

QUAL RESULTADO SE PRETENDE ATINGIR?

A meta do Plano de Desenvolvimento da Educação é que o Ideb do Brasil seja 6 em 2022. Esta média é um padrão definido como aceitável para os membros da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o clube das 34 nações mais desenvolvidas.

Com os resultados, o governo determina metas para a educação e planeja a distribuição de recursos. Além disso, diretores e professores ficam sabendo como está o trabalho e podem promover mudanças.

Os dados demonstram o resultado da turma e ajudam professores a analisar em que nível de aprendizado os estudantes se encaixam. Para cada nível, o MEC sugere o assunto que o aluno deveria dominar.

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